viagem

Fazer um bom plano de viagem pode ser meio complicado apesar de ter uma ótima finalidade. Afinal, pode ser difícil escolher desde o destino da viagem, até o que visitar após o desembarque.

E com tantos detalhes para se atentar, às vezes as pessoas se esquecem que o principal motivo para uma viagem é relaxar e esquecer um pouco os problemas, além de muitos outros benefícios.

Tendo isso em vista muitas pessoas não sabem que para planejar uma viagem com menos estresse, o checklist deve ser criado antes até da escolha do destino.

Independente se é uma viagem romântica, de família, ou de trabalho com táxi aéreo executivo, ter um checklist em ordem pode ajudar a curtir mais a viagem.

Neste artigo vamos explicar os benefícios de viajar e listar dicas para te ajudar a preparar uma viagem da forma correta.

Benefícios de viajar

Ter um bem estar físico e emocional em dia é de grande importância para a saúde de qualquer pessoa, e é algo que deve ser parte importante da rotina caótica que as pessoas têm, como preocupações com achar escola para criança de 2 anos. 

Segundo cientistas, o ato de viajar ajuda tanto a relaxar o corpo quanto a mente, ou seja, tem inúmeros benefícios tirar um tempo para recarregar as energias. 

A relação entre viagem e saúde mental e física como vimos é muito importante, vamos ver a seguir mais alguns benefícios que uma viagem pode trazer.

Contribui para a felicidade

Viajar faz as pessoas saírem de suas rotinas caóticas e esquecerem ela por alguns dias, também é um tempo para passar com quem se ama. Por isso, o ato de viajar contribui grandemente com a felicidade.

Estudos mostram que um plano de viagem organizado, já ajuda as pessoas a ficarem mais felizes, e que a chegada dessa viagem gera muito mais expectativa do que, por exemplo, a chegada de uma squeeze personalizada infantil comprada online.

Ajuda a diminuir o stress

Muitos desconfortos como dores de cabeça e problemas musculares são causados pela intensa rotina de estudo e trabalho que uma pessoa tem.

Essa é a razão do porque é bom tomar distância dos problemas por alguns dias e descansar a mente e o corpo renovando as energias.

Estudos apontaram que viajar ajuda a reduzir significativamente o stress e que em pouco tempo de férias já é possível se sentir mais calmo, bem humorado, menos estressado e menos ansioso.

Portanto, esses benefícios se prolongam até depois da viagem, trazendo uma volta à rotina muito mais agradável.

Alivia a ansiedade

Viagens ajudam também a combater a ansiedade causada pelos estresses do dia a dia, porque faz com que nossa mente esteja no presente e não nos problemas passados ou futuros.

É comum viver mais intensamente durante as viagens, para aproveitar o máximo que puder cada momento dela. Isso faz a mente focar nos momentos agradáveis que está passando durante seu passeio.

leia também o artigo sobre a praia de Praia do estaleiro.

Aumenta a criatividade

Viajem também ajudam a aumentar nossa criatividade, que muitas vezes são bloqueadas por estarmos presos a uma rotina que reduz a visão do mundo.

Com isso, o hábito de viajar e conhecer novos lugares pelo país e pelo modo, aumenta a criatividade em todos os sentidos.

Cria boas lembranças

Criar lembranças incríveis é mais um dos benefícios de viajar, ter boas memórias e atualizá-las sempre é de grande importância para evitar problemas como depressão.

Às vezes uma cancela para estacionamento com cartão poderá fazer lembrar de algum momento muito bom da viagem, por isso, é importante aproveitar cada segundo dela.

Quando lembramos de memórias boas, liberamos os hormônios da felicidade no organismo como a serotonina e endorfina, pois são como analgésicos naturais para o organismo das pessoas.

Como planejar uma viagem?

Na hora de planejar uma viagem, é preciso se atentar a alguns imprevistos que podem surgir e acabar atrapalhando a alegria da viagem, sejam:

  • Mal tempo;
  • Falta de dinheiro;
  • Falta de organização;
  • Gasto de última hora.

Com isso aquela experiência de conhecer novos lugares, culturas e pessoas acaba sendo estragada por um empecilho que poderia ser evitado se um bom e completo plano de viagem tivesse sido realizado.

Para evitar esses contratempos, é essencial ter certeza que tudo irá correr da maneira mais tranquila possível, e para te ajudar, separamos algumas dicas para planejar aquela viagem tão esperada.

  1. Defina o seu orçamento

Para garantir que a viagem não será um problema quando voltar para a rotina normal e não passar nenhum sufoco na viagem em si.

Sendo necessário já deixar pré estabelecido a quantia que você poderá gastar durante o período, se possível separar uma reserva só por precaução.

  1. Planeje com antecedência

É fato que muitas das melhores viagens que as pessoas fazem são de última hora, pois elas acabam sendo ótimas experiências.

Mas, uma viagem planejada com antecedência dará mais tempo para planejar todos os detalhes e garantir que ela será tão boa e relaxante quanto uma viagem de última hora.

  1. Tenha os documentos em dia

O motivo mais comum para as viagens não darem certo é a falta de documentos necessários, seja por perda ou falta de renovação.

Por esse motivo, é necessário se certificar de que todos os documentos necessários estão em dia, em especial RG ou CNH e o passaporte, se for uma viagem para outro país.

Não é obrigatório, mas é recomendado tirar uma cópia dos documentos importantes e plastificá-las, para andar com elas pelos pontos que visitar e deixar as originais no hotel, diminuindo a chance de perdê-las.

  1. Verifique a necessidade de vacinas

Esse é um ponto muito importante porque muitos destinos fazem questão de que algumas vacinas importantes estejam em dia.

Por esse motivo é importante verificar a carteira de vacinação com antecedência e se o lugar para onde vai exigir alguma vacina que você não tenha.

  1. Não exagere nas bagagens

A um tempo as companhias aéreas começaram a cobrar o embarque de bagagens que não sejam as de mão. Por isso, é importante não exagerar na hora de fazer as malas.

A temperatura do local que vai definir o que é melhor levar na mala, o indicado é pesquisar sobre a previsão do tempo no local entre os dias que você vai estar lá.

Faça escolha de peças feitas de tecidos que sejam mais leves para não pagar por excesso de bagagem 

Levando somente o estritamente necessário será possível evitar gastos extras. Outra dica é deixar um espaço a mais nas malas para as lembranças como adesivos personalizados automotivos, que acabamos trazendo das viagens.

  1. Faça um seguro de viagem

Uma das coisas mais importantes é estar preparado para os contratempos que podem surgir com um seguro viagem de confiança.

Com ele será possível ter todo o suporte que for preciso caso alguma mala seja extraviada ou algo assim, além disso em muitos lugares ter o seguro de viagem é obrigatório.

Se a viagem for internacional, é importante verificar tudo o que o seguro irá cobrir, desde um rastreador veicular até um rastreador para malas.

  1. Confira seus cartões de crédito

Além de separar uma quantia no débito para a viagem é sempre bom ter uns cartões de crédito de garantia caso acabe comprando algo fora do orçamento.

Se for uma viagem internacional você terá tempo de verificar com o banco se o cartão é internacional e se ele funcionará em outro país.

Assim será possível fazer compras como de uma squeeze personalizada para o filho não precisar ficar na fila do bebedouro escola, por exemplo, com mais tranquilidade quando estiver na viagem.

  1. Faça um roteiro de viagem

É importante ter os lugares que irá visitar já definidos e quanto tempo ficará em cada um deles, além de onde irá comer e ficar hospedado.

Com tudo isso em mente, será mais fácil conhecer todos os lugares possíveis e encaixar tempos de descanso entre cada atração visitada.

  1. Faça um checklist para não esquecer nada

Com a viagem planejada faça um checklist para confirmar se todos os pontos da viagem estão certos e definidos, revise tudo pois uma coisa ou outra sempre pode ficar para trás.

Portanto, anote todo o planejamento em uma lista e confirme cada um deles com calma, detalhe por detalhe.

Além disso, o serviço de check-in é disponibilizado no site da empresa aérea 48 horas antes do horário do voo, para evitar filas e usar esse serviço é o mais indicado.

Isso também ajuda a saber de alguma regra específica sobre o que pode ou não levar na bagagem, como alimentos, itens inflamáveis, medicações, entre outros.

  1. Registre os momentos mais especiais

Com tudo planejado e conferido chegou a hora de curtir a viagem, cada momento dela é cada lugar visitado. Recomendamos que tire muitas fotos para guardar as boas recordações desses ótimos momentos.

Considerações finais

Portanto, planejar uma viagem com organização possibilita a ideia de viver momentos memoráveis e relaxantes com tranquilidade junto de quem você ama.

Essa chance de viver novas e inspiradoras histórias é muito melhor de se aproveitar quando existe a certeza de que estará pronto para lidar com qualquer contratempo que vier.

Desde problemas com bagagens até não conseguir pagar para passar pela catraca de acesso com comanda

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios