casa

O dia a dia em casa precisa ser tão organizado quanto o cotidiano no trabalho, pois existem tarefas que precisam ser feitas e a rotina é a melhor forma de cumprir com todas elas.

Muitas pessoas não sabem, mas é importante repetir comportamentos no mesmo horário, como acordar, dormir, trabalhar e comer. Até mesmo os exercícios físicos rotineiros precisam ser feitos no mesmo horário.

A repetição diária de comportamentos ajuda o organismo a funcionar adequadamente, além de evitar o estresse e reduzir a ansiedade. O papel da rotina é organizar o dia e tornar as pessoas mais seguras.

Indivíduos que não vivem dessa maneira se sentem mais estressados, principalmente porque o corpo não consegue organizar as funções metabólicas.

Por exemplo, o organismo não sabe quando será alimentado e isso o faz liberar os hormônios anabólicos, que armazenam a comida já ingerida.

Ter uma rotina é tão essencial que deve fazer parte da nossa vida desde o dia em que nascemos, ou seja, os pais devem estabelecer horários fixos para higiene, alimentação e sono.

Pensando nisso, vamos explicar a importância da rotina e dar algumas dicas para facilitar o dia a dia em seu lar. Acompanhe!

A importância da rotina para o ser humano

O mundo moderno e as facilidades trazidas pela tecnologia fazem muitas pessoas acreditarem que elas não precisam estabelecer uma rotina. Aliás, isso ficou um pouco mais difícil nos últimos dois anos.

Diversas pessoas tiveram dificuldades para se ajustar durante o período e continuam no mesmo impasse, agora que a situação está se normalizando. Mas várias atividades do cotidiano precisam ser feitas no mesmo horário, como:

  • Acordar e dormir;
  • Trabalhar;
  • Se alimentar;
  • Fazer exercícios físicos.

Fazer essas coisas pontualmente pode ajudar na gestão tempo, que vai sobrar para outras coisas, como preparar uma massa folhada facil para o jantar, atividades de lazer, dentre outras.

A falta de organização, por outro lado, provoca situações de ansiedade e desorientação. As pessoas também estão mais sujeitas a imprevistos, o que aumenta o estresse diário.

Repetir comportamentos e atividades ajuda até mesmo a aprender melhor as coisas. Por exemplo, uma pessoa que estuda inglês todos os dias no mesmo horário, terá muito mais facilidade de assimilar o conteúdo.

Da mesma forma, um indivíduo que malha todos os dias na mesma hora vai perceber o ganho de massa muscular, perda de peso e resultados muito melhores.

O indivíduo também se envolve mais com aquilo que precisa fazer e desenvolve melhor suas obrigações.

A rotina é um ritual diário essencial e o meio mais eficaz de aprender e obter bons resultados com as tarefas importantes, desde as coisas mais simples até as mais complexas.

A rotina delimita o seu tempo, então fica mais fácil encaixar outras coisas na semana, como limpeza de janela em alumínio, sem atrapalhar seus compromissos.

Mas é importante dizer que a rotina não deve ser algo engessado e que não pode ser alterado em hipótese alguma, pelo contrário. As pessoas precisam fazer mudanças na rotina para que possam se desenvolver como indivíduos, profissionais e assim por diante.

Organizar a vida no trabalho é muito mais fácil do que ordenar a rotina em casa, mas existem algumas ações que podem ajudar nesse sentido.

Como manter a casa sempre organizada?

A organização é fundamental para facilitar o dia a dia em casa, e cuidar dela é uma obrigação de todos. Portanto, algumas dicas nesse sentido são:

Varrer a entrada todos os dias

A entrada da casa é muito suja por causa da poeira e fuligem que vem das ruas e da poluição dos carros. O acúmulo de sujeira pode manchar o chão e levar bactérias e afins para dentro do seu lar.

Procure varrer a entrada todos os dias com uma vassoura de cerdas macias para expulsar a sujeira que se acumula no local.

Usar um capacho na porta

Para valorizar a decoração da casa ou até de um escritório com estante de aço, coloque um tapete na porta de entrada para que as pessoas possam limpar os pés e evitar que a sujeira entre na residência.

Além de servir para limpar os pés, o capacho segura a poeira e os fios de cabelo, de modo que eles não entrem dentro da residência. Procure por modelos mais grossos, pois eles conseguem tapar o vão da porta.

Colocar um cabideiro ao lado da porta

Um cabideiro bem próximo à entrada da casa facilita na hora de se livrar do acúmulo de casacos, bolsas e sacolas, e evita que a mesa fique cheia de coisas que trazemos da rua.

Vários equipamentos trazem mais conforto para a rotina diária, como o ar condicionado 110 volts, que equilibra a temperatura nos dias mais quentes.

No caso do cabideiro, ele facilita até mesmo quando você recebe visitas, pois essas pessoas podem deixar seus pertences próximos à porta e eles não ficam espalhados.

Guardar os objetos após o uso

Todos os objetos que utilizamos no dia a dia devem ser guardados logo após o uso, pois isso mantém os locais sempre organizados, evitando que os objetos fiquem amontoados.

Você terá mais facilidade para encontrá-los quando precisar deles, as superfícies estarão sempre limpas e arrumadas, além de que as chances de perder alguma coisa são muito menores.

Ter uma rotina de descarte

O acúmulo de coisas que não usamos prejudica a organização, por isso é sempre bom escolher um dia do mês para averiguar se não existem objetos, roupas e outros itens que você não usa mais e que podem ser doados ou vendidos.

Todos os moradores precisam fazer a mesma coisa, inclusive as crianças com seus brinquedos e pertences.

Essa tarefa é ainda mais importante para quem contratou uma empresa de arquitetura e vai reformar a casa. Este é o momento de reavaliar o que você tem e compartilhar com pessoas que podem fazer bom uso.

Faça isso todos os meses e sempre terá espaço para o novo e para o que realmente vai acrescentar algo em sua vida.

Como tornar a rotina em casa mais fácil?

Existem alguns truques que podem te ajudar a fazer todas as tarefas dentro de casa, independentemente de qual seja a sua intenção. Algumas situações que podem ser simplificadas por eles são:

1.    Eliminar riscos de vidros

Para eliminar riscos de vidros uma boa dica é esfregar o pano com um pouco de creme dental nos riscos da superfície, mas se eles forem muito profundos ou grandes, esse truque não resolve.

Alguns projeto de interiores têm muitos elementos de vidro, por isso é fundamental ter cuidado para evitar que eles risquem, pois pode prejudicar a estética do ambiente.

2.    Desembaçar espelho

Durante o banho, o vidro pode ficar manchado pelo vapor quente do chuveiro. Mas existe uma maneira de resolver esse problema.

Esfregue um pouco de espuma de barbear e limpe com um pano macio logo em seguida. Isso vai eliminar qualquer tipo de mancha provocada pelo vapor.

3.    Usar luvas de borracha

As luvas de borracha protegem as mãos e as unhas na hora de lavar a louça ou o banheiro, mas às vezes elas ficam presas na mão.

Para retirar, coloque as duas mãos embaixo da água fria. As luvas vão deslizar facilmente, ficando mais fácil de retirar.

4.    Lavar as janelas

A água da máquina pode ser usada para lavar as janelas, por isso, é importante providenciar o conserto de máquina de lavar brastemp para poder aproveitar a água em outras necessidades.

Uma janela suja e desagradável pode prejudicar o aspecto do local, portanto, para eliminar esse problema, esfregue na direção vertical pelo lado de dentro e pelo lado de fora, na direção horizontal.

Se mesmo assim a mancha permanecer, você já saberá de que lado precisa esfregar melhor.

5.    Simplificando a preparação do suco

Antes de cortar e espremer uma laranja ou qualquer outra fruta, role-a pelo balcão da pia com firmeza.

Quando chegar o momento de espremê-la, vai ficar muito mais fácil extrair o líquido e aproveitar ao máximo o seu suco.

6.    Separar copos presos

Copos presos são muito difíceis de desencaixar, e se forem de vidro, pode ser até perigoso. O truque para fazer isso com mais facilidade é encher o copo de cima e mergulhar os dois em água morna por alguns minutos.

Além de ficar mais fácil de separar, você não corre o risco de quebrá-los e acabar se cortando com os carros.

Conclusão

Existe uma série de truques para tudo, até mesmo para instalar uma cerca elétrica residencial. Mas independentemente do que você deseja fazer, procure seguir uma rotina e manter a casa sempre limpa e bem organizada.

Isso melhora a qualidade de vida, traz sensação de bem-estar e facilita todas as atividades que você precisa fazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios