concentração

Concentração é a capacidade do cérebro focar em um assunto ou ação em determinados momentos. Ela é essencial para o bom desempenho em todas as áreas da vida de uma pessoa, principalmente nos estudos e no trabalho.

A atenção dada à execução de uma tarefa determina o nível de aprendizado que será extraído dela. 

Portanto, para conquistar bons resultados, a saúde do cérebro deve ser preservada e cuidada todos os dias, nos pequenos detalhes.

O controle do estresse e do cansaço, por exemplo, pode ser uma das formas de preservar o grau de concentração. Um indivíduo sem sobrecargas mentais consegue um rendimento muito melhor em qualquer atividade executada.

Além disso, é importante estar atento à capacidade do cérebro de selecionar o que é importante. Dessa forma, será muito mais fácil compreender o seu funcionamento e manipulá-lo para favorecer uma situação.

De acordo com a psicologia, a atenção exigida pela concentração pode ser dividida em quatro tipos. O conhecimento sobre cada uma pode ser essencial para aprender a dominar a mente e focá-la no que interessa.

O primeiro tipo de atenção é a seletiva, que ocorre inconscientemente. Geralmente, esse tipo de pessoa tem a capacidade de se concentrar mesmo em lugares barulhentos, pois ela consegue escolher qual será o foco da sua mente.

O segundo tipo é a atenção alternada, que acontece quando há mais de um foco na mente de um indivíduo. Ela é essencial para a concentração nas diversas atividades executadas em um mesmo dia.

O terceiro tipo é a atenção sustentada, essencial para manter o foco na mesma ação durante um longo tempo. É primordial para estudantes, por exemplo, que precisam passar horas concentrados nos estudos.

Por último, existe o tipo chamado de atenção concentrada, esse é utilizado, principalmente, por profissionais que têm o costume de focar em uma tarefa por vez. Neste caso, o foco é voltado à ação executada no momento.

Dominar esses tipos de atenção é essencial para conseguir um maior nível de concentração nas diferentes ocasiões do dia a dia. 

A partir disso, será possível conquistar os seguintes benefícios:

  • Otimização do tempo;
  • Melhor performance;
  • Diminuição do estresse;
  • Melhora da memória;
  • Aumento da paciência.

Estar atento à execução do cérebro é primordial para manter a saúde da mente e conquistar bons resultados em tudo o que for feito na vida profissional, acadêmica e até mesmo social.

A concentração está diretamente ligada à qualidade de vida, pois ela ajuda na dedicação e retorno positivo de vários projetos. Para conquistá-la, é imprescindível seguir alguns passos e recomendações.

Como melhorar a concentração?

A concentração é uma capacidade que pode ser adquirida com a prática diária e algumas mudanças de hábitos. Qualquer pessoa pode conquistá-la e utilizá-la para obter um bom desempenho em tudo o que for iniciado.

É preciso estar atento a pequenos detalhes da rotina que podem fazer toda a diferença na hora de aplicar o foco e atenção em determinada ação. Para isso, recomenda-se às oito dicas a seguir:

  1. Dormir bem

Uma boa noite de sono é primordial para manter a mente descansada e pronta para ser utilizada durante o dia. Na rotina de trabalho, esse requisito se torna ainda mais relevante, principalmente na execução de serviços da saúde ou estéticos.

Nessas duas áreas, não devem ocorrer erros com os pacientes, por isso a concentração deve ser usada diariamente. 

Uma esteticista especializada em harmonização facial feminina, por exemplo, deve estar focada no procedimento para bons resultados.

Com o sono regulado, a mente descansada e bem concentrada, a profissional pode executar um serviço de qualidade e sem índices de erros ou insatisfações por parte do cliente.

  1. Alimentar-se bem

Esse requisito é direcionado a qualquer pessoa, mas principalmente àquelas que necessitam usar a força física e mental na execução de um trabalho, como a equipe especializada na instalação de para raios em fazendas.

Considerando que durante horas do dia, os trabalhadores precisam se dedicar ao uso do corpo e do cérebro para se movimentar e pensar na melhor estratégia de instalação, uma boa alimentação é o combustível para mantê-los concentrados e motivados.

Assim como qualquer outro órgão, o cérebro absorve os nutrientes presentes nos alimentos. 

Portanto, escolher os alimentos certos para mantê-lo saudável e equilibrado é imprescindível para conquistar um bom funcionamento e capacidade de concentração.

  1. Praticar atividades físicas

Seja jogando bola em uma rede de quadra ou frequentando uma academia, praticar atividades físicas é importante para o equilíbrio e saúde do corpo e da mente. A liberação de endorfina proporciona bem-estar e maior índice de concentração.

Além disso, a rotina de treinos proporciona o aumento da capacidade de memorização e de agilidade de raciocínio. Dessa forma, é muito mais fácil direcionar atenção a uma ação por um determinado tempo.

Essa mudança de hábito contribui consideravelmente na vida dos estudantes, que precisam usar, diariamente, a mente para absorver conteúdos didáticos de diferentes matérias.

  1. Fazer pequenas pausas

Imagine o trabalho executado por um pedreiro especialista em concretagem de laje treliçada. Neste caso, pequenas pausas são essenciais para o bom desenvolvimento do projeto em uma obra.

Cada etapa da produção exige um intervalo, desde a construção até o cálculo de espaço entre as suas bases. A concentração dos profissionais exige que eles descansem mentalmente e fisicamente por alguns minutos.

Dessa forma, a dedicação e motivação na atividade se mantém equilibrada e o resultado final alcança um nível satisfatório tanto para a empresa, quanto para os clientes que a contrataram.

  1. Ficar longe de distrações

Com certeza você já pensou “vou procurar algum banho e tosa perto de mim, para cuidar do meu pet”. Esse é um pensamento e escolha comum entre os tutores de gatos e cachorros que costumam ficar muito satisfeitos com o trabalho dos profissionais.

Entretanto, um ponto que nunca é refletido é sobre o nível de concentração que eles precisam para manter os pets controlados e conseguir executar o serviço de forma satisfatória.

Nesse caso, ficar longe de distrações é um dos princípios primordiais para esse tipo de trabalho. Dessa forma, a atenção é direcionada totalmente ao processo de segurança, higiene e bem-estar dos animais.  

  1. Dividir a jornada em etapas

Para uma produção de qualidade de um transmissor de pressão industrial é essencial que a jornada de criação seja dividida em etapas, para que haja concentração em cada detalhe do instrumento.

Dessa forma, será possível direcionar os cuidados necessários com a sua extensão, ampliação, compressão e pressão. Cada detalhe exige extrema concentração para um bom funcionamento.

A divisão da jornada proporcionará uma melhor dedicação, atenção e foco na qualidade de cada produção. 

Assim, os trabalhadores, a fábrica e os clientes compradores do produto terão suas necessidades atendidas e o seu nível de satisfação elevado.

  1. Ficar um tempo offline

Evitar distrações no celular é primordial para manter o foco na execução de um trabalho, portanto, permanecer offline durante a jornada comercial deve ser uma das prioridades de muitos profissionais que desejam uma alta performance.

Com isso, o nível de concentração, consequentemente, tem um aumento considerável e reflete na qualidade dos serviços prestados. Imagine, por exemplo, um trabalhador responsável pela aplicação de guarda corpo em residências.  

Considerando que, por se tratar de um detalhe necessário à segurança e decoração de um lar, a sua boa colocação é primordial. 

Portanto, o profissional responsável deve manter-se longe do celular para focar completamente em um bom resultado final.

  1. Estabelecer um começo, meio e fim

Tudo precisa de início, meio e final. Isso possibilita um empenho e descanso da mente e da concentração. Na rotina profissional, estabelecer esses limites é um dos segredos de conseguir manter o foco e concluir tarefas necessárias.

Um funcionário de uma empresa de içamento de moveis, por exemplo, deve começar, desenvolver e concluir as suas funções, que jamais podem ser deixadas pela metade. Um móvel como uma mesa, por exemplo, precisa ser entregue ao seu destino.

Não é possível que ela seja levantada, parada em uma determinada altura e deixada lá por um tempo. O processo de içamento precisa ser rápido, eficiente e sempre concluído. Por isso, estabelecer fases de execução é essencial para manter a concentração ativa.

Considerações finais

Resumindo, o aumento da concentração é uma capacidade que pode ser desenvolvida e conquistada com a prática de dicas como as mencionadas neste artigo. Focar em uma ação é um exercício do cérebro que pode ser potencializado com esforços físicos.

Hábitos como a prática de exercícios e uma alimentação são primordiais para a melhora da concentração em qualquer atividade que seja executada profissionalmente, academicamente ou mesmo socialmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638