Valentine’s Day

O Valentine’s Day teve origem há muito tempo, no século III, na Itália, os períodos de guerra tiveram forte influência em todas as áreas da vida dos Italianos, inclusive na afetiva.

Na época, qualquer celebração de casamento era proibida pelo Imperador Cláudio II, porque ele acreditava que os soldados teriam melhores resultados em sua atuação militar, se fossem solteiros e sem família.

Mesmo com tal imposição, o amor não pôde ser controlado, por isso, as celebrações matrimoniais continuaram acontecendo. Com o auxílio do Bispo Valentim, casais apaixonados puderam, com alegria, casar secretamente.

A prática, que estava ganhando forças no país, foi descoberta e em consequência o responsável por realizar os casamentos, Valentim, foi preso e condenado à morte.

Durante sua prisão, diversos casais, comovidos pela situação, enviaram cartas, flores e presentes ao Bispo, em forma de apoio, compaixão e agradecimento por tê-los ajudado.

Anos depois, a história do Bispo, canonizado após sua morte, foi homenageada com o Dia de São Valentim ou Valentine’s Day. No dia 14 de fevereiro, o amor passou a ser celebrado em diversas partes do mundo.

Em cada país, a data é comemorada de um jeito, seguindo as variadas tradições, com presentes que vão desde caixas com gravação em madeira até mesmo flores e jantares românticos. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, os norte-americanos não presenteiam somente namorados e maridos, mas também paqueras, amigos e até mesmo familiares.

A principal intenção é demonstrar o amor, para isso, utilizam surpresas, principalmente, a confecção de cartões personalizados para serem entregues a cada pessoa.

Ao contrário da maioria dos países, o Brasil não celebra a união de casais no segundo mês de todos anos. Aqui, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho.

A criação da data brasileira não foi inspirada em São Valentim, mas em uma estratégia comercial. A ideia surgiu do publicitário João Dória.

Em 1949, contratado por uma loja, sua missão era promover um aumento expressivo de vendas no mês de junho, que era pouco lucrativo para o comércio. Com isso, surgiu a ideia de uma campanha que tinha como slogan: “amor com amor se paga.”

Com o intuito de dar um ar romântico, semelhante ao de São Valentim, à estratégia de marketing, a data escolhida pelo publicitário antecede o dia do padroeiro dos casamentos brasileiros, Santo Antônio.

É sempre um bom dia para celebrar o amor

Independentemente da origem da data ou de sua inspiração, é sempre um bom dia para comemorar o amor. Estar com quem se ama é um motivo de celebração, não importa quando.  

Esse tempo de qualidade oferece benefícios como:

  • Melhora no humor;
  • Felicidade;
  • Diminuição das chances de depressão;
  • Melhora no funcionamento cardíaco.

Desde estender roupas, em um varal de teto com manivela, até assistir uma comédia romântica, momentos reservados para trocas de experiências e de carinhos são essenciais para a construção de uma relação saudável.  

Os pequenos detalhes do dia a dia fazem uma grande diferença na vida de um casal. Além do diálogo, respeito e cumplicidade, um pilar importante é o planejamento. Mesmo depois de casados, é necessário que o casal continue fazendo planos.

Por exemplo, por que não investir em uma viagem romântica e começar a procurar um quiosque para alugar em um lindo local? Essa é a oportunidade perfeita para fortalecer o vínculo afetivo.

Além dos planos para um futuro, mesmo que não tão distante, é primordial para uma relação a cumplicidade, que muitas vezes está relacionada ao ato de unir forças para realizar algum sonho.

Porém, essa parceria pode estar presente também em momentos de enfermidades. Para compreender melhor, imagine a seguinte situação. 

O seu namorado ou cônjuge tem frequentes dores de cabeça e já não sabe o que fazer para aliviá-las.

Como parceiro e cúmplice, você se incomoda com o estado em que ele se encontra e começa a procurar alternativas de tratamento. Quando, finalmente, encontra um local especialista em acupuntura para enxaqueca.

Dias depois, as dores desaparecem e a gratidão por parte dele fortalece ainda mais a relação de vocês. Momentos como esses são a chave para alcançar a felicidade e harmonia a dois.

Além dessas premissas básicas, surpreender quem se ama em datas especiais também é fundamental. Pensando nisso, confira uma lista com 8 itens perfeitos para realizar um jantar romântico em casa no Valentine’s Day.

1.Cardápio elaborado

O primeiro item indispensável para um jantar romântico é um cardápio elaborado. Cozinhar também é uma forma de demonstrar amor, por isso, atentar-se aos gostos da outra pessoa é essencial.

Por exemplo, se o seu parceiro costuma ter um estilo de vida saudável, por isso, tem restrições alimentares, aposte em alimentos leves, como frutas secas para dieta ou saladas diferenciadas.

No caso de uma alimentação sem restrições, opte por praticidade e qualidade, isso tudo levando em consideração as preferências da pessoa que você deseja agradar.

Como em alguns casos os gostos podem ser diferentes entre a pessoa que está organizando o jantar e o convidado especial, uma boa solução é achar o equilíbrio incluindo no cardápio opção para as duas.

Invista em opções como croissant congelado ou algum outro alimento de fácil preparação, mas com sabor surpreendente.

2. Decoração do ambiente

O que seria de um bom jantar romântico e caseiro se não fosse um ambiente harmônico e bem decorado para combinar com o clima apaixonado? Esse detalhe é essencial para impressionar.

Aposte, primeiramente, na composição da mesa. Para isso, utilize pratos, copos, taças, talheres, toalhas e guardanapos que combinem com a proposta do cardápio.

Não importa se a comida preparada será simples ou muito bem elaborada, mas preparar os detalhes para servi-la de forma caprichosa fará toda a diferença durante a refeição.

3. Iluminação romântica

Nada melhor do que um jantar à luz de velas, não é mesmo? Para isso, garanta que as janelas estejam com perfil de alumínio para vidro fechado, sem interferência de luzes externas.

Em seguida, distribua algumas velas pelo ambiente e pela mesa decorada. A iluminação moderada dará um tom intimista ao momento, fazendo com que as coisas ao redor percam o foco.

4. Trilha sonora

A música tem o poder de estimular emoções e sensações, portanto, aposte neste recurso para tornar o jantar ainda mais agradável. Crie uma playlist com as suas músicas preferidas.

Isso com certeza os farão relembrar de momentos especiais que já passaram juntos e até mesmo despertar a vontade de viver novos sonhos, fortalecendo cada vez mais a união.

Lembre-se também da importância de manter a música com um volume agradável, que possibilite a troca de diálogo entre vocês.

5. Vestimenta

De nada adianta preparar um jantar, um ambiente, uma iluminação e até mesmo uma playlist, se a sua roupa não acompanhar todo o cenário. 

Por isso, arrume-se, a sua produção refletirá o seu cuidado e entusiasmo com a perfeição de tudo.

Mais importante do que toda essa preparação é a presença do casal, portanto, aposte no look certo para compor a noite e criar um clima ainda mais romântico no local.

6. Troca de presentes

Não importa qual seja o presente, mas sim o seu significado. Mostrar que lembrou da pessoa amada e que deseja alegrá-la naquela noite é uma das formas de demonstrar carinho e ternura.

É válido apostar na compra de flores, chocolates, roupas, jóias, sapatos e até mesmo, quem sabe, uma aliança para selar um compromisso mais sério, caso vocês ainda não sejam casados.

Também é possível a confecção de lembranças, assim como é feito nos Estados Unidos, com a produção de cartões de Valentine’s Day.

7. Equipamento para registro do momento

Um momento especial deve ser lembrado, por isso, utilize o seu celular ou alguma câmera para registrar o jantar. Com o passar dos anos, será divertido reviver a data por meio de fotos.

8. Muito amor

Por último, mas não menos importante, compartilhem muito amor. Após o jantar caseiro, que tal aproveitar uma sessão de cinema caseiro com muito carinho? Para começar, crie uma lista com filmes que combinem com o clima apaixonado.

Em seguida, invista em acessórios que criem um ambiente confortável e aconchegante, como almofadas e uma manta casal, por exemplo. 

Considere também a possibilidade de algum petisco para a sessão, como uma sobremesa.

Considerações finais

Embora seja mais comum que surpresas românticas aconteçam em datas comemorativas, como aniversário ou comemoração mensal ou anual da relação, não é preciso um dia específico para ser surpreendente.

Sair da rotina promove a manutenção e fortalecimento de uma relação. Momentos como um jantar ou viagem romântica são ótimas oportunidades para demonstrar sensibilidade, carinho e atenção pela pessoa amada.

Sendo assim, aproveite para planejar cada item, como os mencionados anteriormente na preparação de um jantar romântico. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios