marketing digital

Os benefícios do marketing digital para os negócios são muitos porque os consumidores estão cada vez mais conectados. Hoje em dia, construir a presença virtual da marca é essencial para alcançar o sucesso.

Aliás, qualquer organização que não esteja nos meios digitais corre o risco de cair no ostracismo, mesmo porque, chega a ser estranho para as pessoas procurar o negócio na internet e não encontrar nada.

Assim como antigamente ter um telefone era fundamental, hoje em dia, é necessário construir a presença digital, por meio de vários canais e estratégias.

O marketing digital permite que as organizações, independentemente de porte ou segmento, atendam melhor os clientes e ofereçam canais variados para se comunicar e até mesmo vender.

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada, 57% dos negócios conquistaram clientes por meio de blogs, enquanto outros 67% atraíram clientes novos por meio das redes sociais.

Assim sendo, fica mais do que óbvio que investir em estratégias online é crucial para a sustentabilidade e a competitividade da empresa.

No entanto, para extrair todo o potencial dessas práticas, é necessário entender o conceito de marketing digital, os benefícios que ele traz e ver algumas dicas para colocá-lo em prática.

O que é marketing digital?

Hoje em dia, muito se fala sobre a necessidade de construir uma presença online para fazer o negócio crescer. O mundo está cada vez mais conectado, por isso, é praticamente impossível vender produtos e serviços sem as estratégias digitais.

Também existe o fato de que o consumidor moderno costuma tomar suas decisões nos canais online. Por exemplo, quando alguém precisa comprar alguma coisa, pesquisa logo no Google para comparar preços e encontrar marcas.

Caprichar na fachada de loja de móveis é muito importante para atrair o público que está na rua, mas a grande concentração de consumidores é na web e as organizações precisam se adaptar a essa realidade.

Nesse contexto, o marketing digital é um conjunto de ações trabalhadas em diferentes canais e que tem como objetivo promover as marcas, seus produtos e serviços.

Essas estratégias surgiram na década de 1990 e mudaram completamente a maneira como as organizações usam os recursos tecnológicos e promovem suas soluções.

As empresas mudaram o seu discurso e passaram a pensar muito mais nos consumidores, mesmo porque, a era digital empoderou as pessoas, e a concorrência é muito maior hoje em dia.

O consumidor moderno se tornou mais ativo com a internet, por isso também está mais exigente e bem informado. Quando pesquisa sobre alguma solução, como tela de proteção de janela para gatos, procura várias informações sobre o assunto.

Ele não está interessado apenas no preço do produto, mas também sua qualidade, no valor que a marca entrega, no tipo de atendimento prestado, entre outras questões relevantes.

O Brasil possui 165 milhões de usuários que passam cerca de dez horas por dia conectados em diferentes plataformas, como:

  • Redes sociais;
  • Blog;
  • Sites;
  • E-mail.

Com base nisso, o caminho para crescer e vender está na maneira como as ações online são realizadas, e a boa notícia é que o marketing digital é mais democrático e financeiramente acessível.

Benefícios do marketing digital

Uma das principais características do marketing pela internet é que cada marca pode fazer o seu melhor com o orçamento que tem disponível. Trocando em miúdos, não é necessário investir muito dinheiro para obter excelentes retornos.

Entretanto, os benefícios de construir uma presença relevante na web não param por aí, visto que muitos outros se destacam, tais como:

Atrai potenciais clientes

Também conhecidos como leads, os potenciais clientes são pessoas que demonstraram interesse pelos produtos e serviços em algum momento, seja fazendo o download de um material ou preenchendo um formulário de contato.

Existem várias estratégias de marketing que um fabricante de porta automática industrial pode trabalhar para atrair os consumidores, como no caso do marketing de conteúdo.

Aumenta as taxas de conversão

As taxas de conversão mostram quantos visitantes concluíram uma ação desejada no site, seja ao preencher um formulário de contato ou ao fazer uma compra.

Algumas ações de marketing digital trazem informações muito importantes que embasam as decisões do negócio e seus investimentos. Dentre elas, estão o download de materiais, compras, assinaturas de boletins informativos e envio de formulário.

Eleva a vantagem competitiva

Os consumidores recorrem à internet para pesquisar informações sobre alguma necessidade ou diretamente relacionadas a produtos e serviços, e como existem muitas empresas online, os concorrentes também estão lá.

Uma marca que demora muito para investir em estratégias digitais acaba perdendo excelentes oportunidades para a concorrência, então é necessário começar o quanto antes.

Melhora o atendimento ao cliente

Existem diversas ferramentas e estratégias digitais que uma loja de persiana vertical com blecaute pode trabalhar para melhorar o atendimento ao cliente.

Um exemplo disso é o Facebook, que, por meio do Messenger, facilita a comunicação entre os usuários e o negócio. Outros exemplos são o chat e o WhatsApp, que, inclusive, possui uma versão Business para facilitar a vida das empresas.

Mas para aproveitar todos esses benefícios e muitos outros que o marketing digital pode trazer, é fundamental saber colocá-lo em prática.

Como aplicar o marketing digital

Para extrair o melhor das estratégias digitais, é essencial saber colocá-las em prática, e algumas dicas para isso são:

Entender os consumidores

A base para decisões e estratégias digitais é compreender o consumidor e estar em sintonia com suas necessidades. O negócio também precisa procurar entender de que maneira as pessoas enxergam sua marca e o que esperam dela.

Quando alguém escolhe uma empresa de manutenção de jardim, precisa se sentir satisfeito com sua escolha, assim, não vai procurar a concorrência.

A melhor forma de fazer isso é estar sempre atento aos comentários, fazer pesquisas de satisfação e monitorar as redes sociais. Sempre há comentários e feedbacks que são usados para melhorar o atendimento, as soluções e a marca em si.

Investir em anúncios

Os anúncios são ferramentas eficientes para atrair consumidores, principalmente no meio digital onde tudo acontece de maneira direcionada.

Embora as estratégias orgânicas sejam fundamentais para construir a autoridade da empresa, precisam ser combinadas com o tráfego pago. São ações que trazem resultados imediatos e encontram os consumidores no momento certo.

Trabalhar com funil de vendas

O funil de vendas mostra todas as etapas pelas quais os consumidores passam, desde o momento em que descobrem um problema até o momento da compra.

Os conteúdos criados por um fabricante de tag de acesso por proximidade são destinados às etapas do funil e estimulam os potenciais clientes a comprarem.

A jornada do cliente faz com que as pessoas ouçam falar sobre a companhia, estimula a busca por informações, incentiva a procurar soluções vendidas pelo negócio, favorece a compra e aumenta o nível de satisfação com a solução.

Também trabalha o pós-venda para fidelizar clientes e fazer com que eles falem bem sobre os produtos e serviços para outras pessoas.

Investir em e-mail marketing

O e-mail marketing é usado por praticamente todos os usuários da internet, visto que além de ser uma forma de se comunicar, também permite o acesso a outras plataformas, como as redes sociais.

Dentro das estratégias de um hotel para cachorro, é uma forma de se comunicar diretamente com as pessoas, sem nenhum tipo de interferência, como acontece em outros canais digitais.

No entanto, para usar o e-mail do jeito certo, primeiro é necessário criar uma lista de contatos, por meio da oferta de materiais ricos e relevantes no site da marca, em troca do nome e do e-mail do visitante.

A marca deve enviar mensagens apenas com a permissão das pessoas e sempre com conteúdos valiosos.

Investir em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias mais importantes porque está totalmente de acordo com as necessidades do consumidor moderno, que busca incessantemente sobre informações antes de comprar.

Por exemplo, se o usuário pesquisou no Google sobre camera de monitoramento via internet preço, além de saber o valor do produto em si, também está interessado em saber como deve ser usado, quando usar, para quem é indicado e por aí vai.

O foco do marketing de conteúdo não é o produto ou serviço em si, mas as necessidades da audiência da marca, portanto, para criar bons materiais, primeiro é imprescindível conhecer o público-alvo.

Considerações finais

As estratégias de marketing digital são indispensáveis para construir a imagem da marca na internet, independentemente de seu segmento ou porte.

Vários canais e ações podem ser trabalhados, de acordo com as necessidades da organização, seu orçamento e os interesses de seus clientes e potenciais clientes, impactando as pessoas certas e no momento mais oportuno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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