Imunidade

Cuidar da saúde precisa estar entre as prioridades da vida de qualquer pessoa, sendo assim, um ponto que merece destaque, e que deve receber uma atenção especial é a  imunidade.

Ninguém gosta de ficar doente e, mesmo quando o problema é inevitável, a cura do quadro é desejada com rapidez. 

Para que isso seja possível, é fundamental investir em ações que possibilitem essa recuperação de maneira acelerada.

Nesse sentido, existem maneiras eficazes que ajudam no restabelecimento da saúde e, assim, na volta à rotina sem grandes dificuldades. A principal medida para isso é investir na imunidade.

Esse assunto pode ser novo para algumas pessoas, da mesma forma que ao ver um artigo sobre um estudo hidrogeológico o leitor pode precisar de tempo para entender melhor o assunto. Por isso, é importante se empenhar para saber mais sobre o que é a imunidade.

A verdade é que o corpo humano possui várias estruturas e órgãos. Para que eles funcionem adequadamente, é indispensável que eles recebam os nutrientes que atuam dando energia e proteção.

É aqui que entra o papel e a importância da imunidade: ela pode ser conquistada e mantida quando há uma alimentação especialmente preparada e consumida e ao seguir dicas que potencializam as defesas do corpo.

Sendo assim, quem deseja desfrutar de mais saúde e disposição deve estar atento à saúde e não pode deixar de investir nos cuidados diários, pois eles podem fazer toda a diferença no curto, no médio e no longo prazo.

Se você reconhece que a imunidade precisa ser uma prioridade, mas ainda tem dificuldades em organizar uma rotina proveitosa para valorizá-la, não deixe de ler este conteúdo até o fim e saiba como otimizar o seu dia a dia e potencializar a sua saúde.

O que é o sistema imunológico?

O corpo humano é um sistema complexo, o seu funcionamento adequado depende de uma série de cuidados, e mesmo assim, ele está sujeito a passar por alguns problemas que precisam de atenção e avaliação médica. 

Há, por exemplo, quem sofre com fortes dores de cabeça. Para melhorar o quadro, é preciso realizar tratamentos, como acupuntura para enxaqueca, que visam oferecer ao paciente maior qualidade de vida.

Levando em consideração que o corpo humano funciona como uma máquina, é possível dizer que cada área presente ali possui a sua função para que tudo ocorra corretamente.

O sistema imunológico é a área que possui a missão de proteger o corpo contra a ação de vírus e bactérias, que atuam causando infecções em diferentes regiões. Sendo assim, ele possui várias células, que agem de diferentes maneiras.

Essas células que fazem parte do sistema imune são as conhecidas células brancas, que também podem ser chamadas de leucócitos ou glóbulos brancos. 

Dentro dos leucócitos, há mais células, que são os linfócitos, os neutrófilos e os macrófagos.

Eles agem combatendo vírus e bactérias, bloqueando e eliminando essas ameaças à saúde humana. Os linfócitos são os maiores produtores dos chamados anticorpos, que se formam por meio da substância imunoglobulina. 

Uma comparação possível é a de que os glóbulos brancos funcionam como uma empresa de portaria: ficam responsáveis por barrar e impedir a entrada de estranhos no local. 

Dessa forma, quando há uma “invasão” de vírus ou bactérias, os linfócitos precisam produzir uma quantidade extra de células para combater a doença que está por vir e infectar o corpo humano. 

Diante disso, o anticorpo, que é uma proteína com a capacidade de se unir ao antígeno, vai transmitir ao corpo a necessidade de eliminação. Assim, as células se ativam e atuam então na destruição dos vírus.

Em paralelo, os neutrófilos e os macrófagos agem na função de resposta celular, atacando as células que foram infectadas. 

Com isso, os anticorpos que fazem parte do sistema de resposta humoral, criam uma memória desses agentes infecciosos.

Nesses casos, quando o corpo já teve contato com determinados vírus e bactérias, a proteção no caso de reinfecção é mais simples e rápida, pois o corpo já sabe como produzir esses anticorpos. 

Todo esse conjunto de elementos e de células que atuam no corpo humano formam o sistema imunológico, que é justamente a parte responsável pelas defesas do nosso organismo. 

Portanto, assim como um suporte de extintor, o sistema imunológico é um auxiliar da saúde humana, atuando também no sistema linfático, que tem a função de defender o corpo de bactérias e drenar substâncias diversas ligadas ao metabolismo.

Por isso, ele é tão importante e deve ser preservado para que ofereça as melhores condições de saúde, de disposição, de recuperação e de manutenção do bem-estar e da qualidade de vida.

Aumentando a imunidade com dicas práticas

Depois de entender melhor o que é e como atua o sistema imunológico, vale também conhecer algumas práticas simples, mas que podem fazer toda a diferença para quem deseja ter mais saúde e disposição.

De fato, quanto maior o conhecimento específico sobre o tema, tal como é a profissão de um cardiologista para atletas, melhores são os resultados no investimento para potencializar a imunidade. Confira algumas dicas a seguir.

1. Mantenha níveis adequados de vitamina D

A vitamina D é um dos componentes mais importantes para fortalecer a imunidade. Ela atua como um hormônio no corpo e tem mais de 80 funções de reparação e restauração do organismo.

Além disso, a vitamina D é anti-inflamatória e imunorreguladora, ajudando de maneira direta na resposta imunológica do corpo. A falta dela pode causar problemas como infecções e doenças diversas.

Por isso, peça ao seu médico para dosar a vitamina D por meio de um pedido para coleta de sangue e, caso necessário, suplemente esse componente tão indispensável para o sistema imunológico.

2. Consuma bastante água

A água é outro elemento indispensável para a imunidade. Além de evitar a desidratação, ela também ajuda a eliminar as toxinas do corpo, por meio do sistema linfático.

Por isso, ao parar próximo de um balcão expositor para loja e encontrar um filtro, aproveite a oportunidade para beber água, e esteja sempre atento para consumir a quantidade de água ideal para a sua composição corporal.

3. Pratique atividades físicas

As atividades físicas sempre foram indicadas para quem quer perder peso. Mas, elas também possuem um papel importante no fortalecimento da imunidade, o que faz com que essa seja uma dica para quem quer potencializar a saúde.

Os exercícios agem fazendo a manutenção da imunidade, pois mobiliza as células T, que são os glóbulos brancos responsáveis por agir contra as infecções.

Diante disso, da mesma forma que comer frutas secas para dieta é uma forma de ajudar na alimentação adequada, as atividades físicas são essenciais para fortalecer a imunidade.

Com essas dicas simples, a imunidade de qualquer pessoa passa a ser beneficiada, o que vai impactar de forma direta na rotina e na qualidade de vida, evitando doenças de maneira mais simples e efetiva. 

Alimentos e receitas para a imunidade

Além do consumo de água e da vitamina D, há ainda alimentos que podem potencializar a imunidade, e que podem ser consumidos em preparos rápidos e saudáveis. São eles:

  • Beterraba
  • Gengibre
  • Alho e cebola
  • Frutas cítricas
  • Verduras de folha verde.

Ao intensificar o consumo desses produtos, a dieta não só fica mais balanceada e natural, como também traz uma série de vantagens para a imunidade, graças às propriedades presentes nesses alimentos.

O suco de laranja, cenoura e gengibre é uma receita prática de ser feita no dia a dia. 

Para o preparo, é necessário utilizar o suco de uma laranja, meia cenoura e uma rodela de gengibre fresco. Depois, basta bater no liquidificador e consumir o suco.

Outra receita prática é a de espinafre refogado com alho. É necessário utilizar 800 gramas de espinafre fresco, quatro dentes de alho, uma colher de sopa de azeite de oliva, uma pitada de sal e uma pitada de pimenta do reino. 

Em uma frigideira, adicionar o azeite e o espinafre, que deve ser mexido até murchar. Depois é necessário colocar o alho cortado em lâminas, adicionar também o sal e a pimenta do reino. Então, é preciso misturar por um minuto, finalizando o preparo.

Com essas receitas simples, além de incrementar o seu cardápio diário, a sua imunidade será cada vez maior, justamente porque o consumo de alimentos saudáveis vai se tornar um hábito positivo. 

Considerações finais

Da mesma forma que o uso de um crachá de identificação infantil é indispensável para a segurança das crianças em um passeio, o sistema imunológico é o que garante que as pessoas terão melhores condições de saúde no dia a dia.

Por isso, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste artigo e conquiste assim uma maior qualidade de vida, que vai ser fundamental para prevenir doenças e ajudar na recuperação de diferentes quadros de saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios