persona

Para que uma marca saiba quem quer alcançar, para quem os conteúdos produzidos por ela são direcionados, com quem ela deseja se comunicar, dentre diversas outras questões, é fundamental a elaboração eficiente de uma persona.

Tendo em vista que toda estratégia de marketing é voltada, evidentemente, aos clientes de determinada empresa, como então tornar mais concreto esse direcionamento para que se atinja, afinal, quem se deseja atingir?

É justamente para solucionar essa questão que surge a persona. Visando, semi ficcionalmente, representar os clientes de uma marca qualquer, essa tão importante ferramenta se mostra incrivelmente eficaz em termos de concretizar estratégias digitais.

Atualmente, a elaboração de uma persona tem sido de grande ajuda para as mais diversas corporações planejarem suas respectivas estratégias de marketing digital, fazendo com que elas sejam cada vez mais certeiras e alinhadas às demandas e interesses de sua clientela.

Assim, este artigo tem como propósito esclarecer o grande público a respeito dos principais aspectos da definição, importância e, sobretudo, criação de uma persona eficaz para as respectivas estratégias digitais das mais variadas marcas mundo afora.

Como no processo de utilização de um toner laser xerox, a criação de uma persona se dá por meio da reprodução mais fidedigna e detalhada possível do perfil do cliente médio de determinada empresa. Assim, quando bem executada, pode praticamente operar milagres.

O que é uma persona?

Em termos simples, persona é uma representação do cliente ideal para uma marca. Ou seja, é basicamente uma personificação concreta e objetiva do público-alvo ao qual determinada empresa direciona seus esforços de marketing e afins.

Apresentando diversas particularidades, uma persona elaborada de forma eficiente resume as principais características dos compradores dos produtos ou serviços ofertados por uma marca, tendo em vista seus comportamentos, necessidades e demais aspectos relevantes.

Para a construção eficaz de uma persona, são utilizadas como base variadas pesquisas cujos resultados determinam o mais detalhadamente possível a demografia, os objetivos, as motivações, as necessidades, as preocupações e os desafios da clientela.

Assim, quanto mais informações compuserem a formulação de uma persona, em termos de especificidade e fidedignidade, mais assertivas e eficientes serão as estratégias e, por consequência, as ações práticas da empresa em questão.

Via de regra, o objetivo fundamental da elaboração de uma persona, para determinada marca, é a viabilização de uma compreensão mais profunda e acertada sobre quem são os clientes dessa mesma marca, em todas as suas particularidades.

Em suma, assim como um revestimento 3d externo serve para proteger determinada construção das intempéries da natureza, uma persona atua no processo de assegurar que uma marca não seja vítima de surpresas desagradáveis ao lidar com o público.

Qual a importância de uma persona?

Já esclarecidos os principais aspectos da definição de uma persona, resta compreender, da melhor forma possível, a importância delas para a estratégia digital de empresas. Afinal de contas, para que serve uma persona?

A princípio, é importante ressaltar que personas são extremamente úteis ao processo de conhecimento profundo do mercado consumidor ao qual determinada marca se direciona, auxiliando-a a ofertar as melhores soluções e adotar as mais eficientes estratégias.

Além disso, a partir da elaboração de uma persona eficaz, toda e qualquer marca passa a ter uma visão mais sofisticada sobre seus clientes em todas as suas características fundamentais, possibilitando o alinhamento e a focalização mais eficientes de esforços.

No caso específico do marketing voltado à produção de conteúdo, visando a atrair e converter a clientela, o chamado marketing de conteúdo, uma persona cumpre um papel importantíssimo no que tange a alinhar a produção de conteúdo aos interesses do público.

Tendo em vista o conteúdo abordado ao longo desta seção e também da anterior, é pertinente seguir para algumas dicas práticas a respeito de como criar, de forma eficaz, uma persona para essencialmente toda e qualquer empresa que se proponha a isso.

Bem como um escorredor de pratos inox industrial, uma persona possui inestimável importância e oferece incontáveis benefícios para marcas mundo afora, apesar de nem sempre ser reconhecida em toda a sua utilidade e eficiência.

Como criar uma persona?

A elaboração de uma persona é um processo relativamente complexo, que pressupõe certa pesquisa e coleta de dados e informações. Assim, não basta simplesmente descrever, com base em “achismos”, alguém que possivelmente representaria os clientes de uma empresa.

Além disso, outra postura que deve ser evitada é a de presumir que já se conhece tudo o que se precisa saber sobre o público-alvo a quem determinada marca se direciona, uma vez que isso pode apenas reforçar concepções distorcidas e, em muitos casos, equivocadas.

Assim, para que uma persona cumpra seu papel da forma mais eficiente possível, é fundamental que ela seja construída a partir dos resultados obtidos mediante pesquisas e análises cuidadosas no que se refere às características da clientela.

Dessa forma, serão listadas quatro dicas essenciais, em forma de passo-a-passo, para orientar o processo de elaboração de uma persona para uma marca qualquer. São elas:

  1. Coletar dados e informações de clientes;
  2. Analisar criteriosamente os dados e informações coletados;
  3. Estruturar a persona a partir dos resultados da análise;
  4. Compartilhar a persona já elaborada com a equipe.

Sobre o primeiro tópico, é pertinente afirmar que o processo de elaboração de uma persona deve sempre se iniciar a partir da coleta de dados a respeito do perfil, das características, dos interesses e das preferências dos clientes da marca em questão.

Tal processo de recolhimento de informações deve também ser definido tendo como base objetivos claros, um público-alvo a ser pesquisado e a construção de instrumentos que viabilizem a coleta de dados em si, à exemplo de entrevistas e afins.

Assim, tal qual o providenciamento de um uniforme feminino social moderno é o primeiro passo a ser dado por uma profissional recém-contratada por uma determinada empresa, a coleta de dados sobre clientes também é, no que se refere à elaboração de uma persona.

A respeito do segundo item, é importante ressaltar que, uma vez realizada a pesquisa junto à clientela, a análise e o tratamento adequados das informações coletadas se fazem tão essenciais quanto a própria coleta de dados.

A partir da identificação de padrões nas respostas, é mais simples determinar quais são as características, desafios, problemas e dúvidas comuns à maioria dos clientes de determinada empresa e, assim, definir o que é relevante para a construção da persona.

Da mesma forma como, em um processo de manutenção empilhadeira, é fundamental que o profissional esteja atento a todos os aspectos determinantes para a realização do conserto, o mesmo também se faz válido no caso da elaboração de uma persona.

Em relação ao terceiro item, é possível constatar que, tendo em vista a coleta e a análise qualificada de dados e informações a respeito dos clientes, a estruturação da persona em si constitui, naturalmente, o passo seguinte do processo tratado nesta seção.

Um nome, um rosto e um perfil bastante complexo e detalhado são elementos que não apenas podem, como devem constar na persona em questão, visando a clarificar o mais objetivamente possível quem é esse hipotético cliente ideal de determinada empresa.

Bem como em um processo de manutenção preventiva torre de resfriamento, é necessário, no decorrer da estruturação da persona, se atentar a todos os possíveis aspectos pertinentes identificados a partir de uma análise minuciosa realizada previamente.

Por fim, sobre o quarto e último tópico, é essencial promover, a partir da persona já elaborada, a utilização dela por parte da equipe de marketing da marca em questão, tendo em vista o uso prático dessa ferramenta tão importante.

Tanto envolver os próprios profissionais no processo de estruturação da persona, quanto, uma vez concluído tal processo, compartilhar por todas as vias possíveis o resultado dele com esses mesmos profissionais, são formas de viabilizar a utilização efetiva do recurso.

Analogamente à instalação de uma cortina rolô para varanda, é importante que todas as peças, neste caso os funcionários e colaboradores, estejam alinhadas e funcionais no que tange à operação adequada do instrumento em questão para que haja êxito na iniciativa.

Considerações finais

Assim, tendo em vista todo o conteúdo abordado ao longo deste artigo, se tornam bastante claros os aspectos fundamentais da definição, da importância e, sobretudo, da criação de uma persona eficaz para a estratégia digital de praticamente toda e qualquer marca.

Como em um processo de locação lavadora de piso, é essencial que todas as etapas e trâmites sejam seguidos e concluídos da melhor forma possível, até para que problemas sejam minimizados e potencialidades sejam maximizadas, obtendo-se o melhor resultado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios