Tênis

A escolha correta do tênis pode influenciar na saúde da criança

Escolher um tênis para seu filho com certeza não é uma tarefa das mais fáceis, afinal, existem diversos pontos a serem considerados: o material, o tamanho, a resistência e, principalmente, o conforto do calçado.

Mas, além de comprar um tênis infantil confortável para seu pequeno, é importante ter em mente que o calçado também deve garantir a estabilidade dos pés, para evitar acidentes e problemas de saúde a longo prazo.

Existem muitas marcas de tênis infantis no mercado e entre as mais populares e confiáveis estão: Nike, Adidas, Converse, Gambo Baby, Melissa, Tip Toey Joey, Kidsplash, Perkyds, entre outras.

Já entre as diversas lojas que trabalham com calçado infantil, podemos destacar a Tricae, uma das maiores lojas virtuais infantis. No site, é possível encontrar tênis de todas as marcas mencionadas acima, além de roupas, acessórios, brinquedos e tudo que seu pequeno precisa.

Neste artigo, reunimos algumas dicas importantes para ajudar você a escolher o tênis mais confortável e seguro para seu filho. Confira!

Aposte nos materiais apropriados

Se você e seu pequeno gostarem de um modelo de tênis, o próximo passo é observar os materiais em que ele foi confeccionado. Aqui, você deve se atentar a três particularidades básicas: flexibilidade, leveza e textura interna.

Se possível, gentilmente, dobre o solado do tênis para observar o seu ponto mais flexível e garantir que o uso frequente do calçado não provocará desconforto na criança.

Outro ponto fundamental é que o solado seja antiderrapante, por segurança. A respirabilidade dos tecidos também é importante, assim como escolher o tamanho correto.

Isso porque escolher o calçado errado, seja pelo tamanho ou por ser desconfortável, pode inibir alguns movimentos, gerar traumas físicos e até mesmo causar atrasos no desenvolvimento da criança.

Quanto ao solado, além de antiderrapante, prefira os modelos que ofereçam um bom equilíbrio e permitam que os pés do pequeno fiquem apoiados com firmeza no chão.

Ou seja, solados com curvaturas acentuadas ou muito altos podem não ser adequados para crianças que ainda estão em pleno desenvolvimento das suas habilidades motoras.

Procure por modelos que garantam independência

Todos sabemos como as crianças são ativas, especialmente as de 2 a 4 anos de idade. Nessa fase, um minuto de sossego para experimentar um tênis de cadarço pode ser um grande desafio.

A fim de facilitar esses momentos, os modelos com velcro devem ser considerados, uma vez que são bem fáceis de calçar e retirar. 

Os modelos slip on também são boas opções, porém, se essa for a sua escolha, preste ainda mais atenção na numeração, que é fundamental para criar autonomia sensorial e motora da criança, visto que, com um tênis desse tipo, você pode incentivar o seu filho a calçá-lo sozinho, contribuindo para a independência do pequeno.

Já para crianças maiores, as opções com cadarço podem ser perfeitas para que elas aprendam a executar mais uma tarefa. 

Embora pareça bobagem, quando os pequenos aprendem a amarrar o tênis sozinhos, eles têm uma sensação incrível de conquista, que é fundamental para o desenvolvimento.

Não deixe seu filho de fora da decisão

Mesmo que você escolha o modelo baseado em muitos critérios técnicos, não se esqueça de que quem vai usar o tênis é a criança. Por esse motivo, não a exclua da decisão e considere sua opinião de maneira verdadeira.

Por mais que não possa parecer, isso também tem um efeito importante no desenvolvimento do seu pequeno. Além disso, garante que o tênis será usado frequentemente, e não deixado de lado.

Seja sensato ao escolher o tamanho do tênis

Por fim, não adianta escolher um ou dois números a mais com a ideia de aproveitar o tênis por um período maior de tempo. 

O tênis largo não é confortável, além de ser anatomicamente incorreto, o que acaba levando a não utilização do calçado.

Um tênis com tamanho inadequado (menor ou maior que o pé) pode facilitar quedas e causar lesões. Portanto, compre sempre no tamanho ideal para o momento. 

Isso não significa que a ponta dos dedos da criança deve encostar na biqueira do calçado.

O ideal é que haja um pequeno espaço entre os dedos e a parte da frente do tênis, suficiente para que se movam livremente e não toquem na biqueira do calçado.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638