ovo de Páscoa

Três opções para quem deseja apostar na versão caseira para a família ou para presentear alguém.

Com a chegada da Páscoa, um dos itens mais procurados são os ovos de Páscoa. Seja para adultos ou para crianças, o chocolate em formato diferenciado representa algo especial.

No entanto, nem todas as pessoas optam por comprar as versões já prontas. Há quem queira se arriscar na cozinha e transformar a barra de chocolate tradicional em um lindo ovo artesanal. Esse é o seu objetivo? Veja dicas para fazer ovo de Páscoa em casa.

Como fazer ovo de Páscoa tradicional

O ovo de Páscoa tradicional não tem muito segredo, e tudo aquilo de que você precisa é de chocolate ao leite. Venha ver como é simples:

Ingredientes

  • 240 gramas de chocolate ao leite;
  • 1 forma para ovo de Páscoa.

Modo de preparo

Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas. Se ficar com a segunda opção, programe de 30 em 30 segundos e mexa a mistura. Espere chegar à temperatura de 28 °C e, se recomendado na embalagem, faça a temperagem. 

Depois, espalhe metade da mistura em uma forma de ovo de Páscoa. Leve para a geladeira e espere endurecer. Passe uma nova camada de chocolate e retorne para gelar. Desenforme quando notar a forma mais opaca na geladeira. Monte o ovo e embale como desejar.

Como fazer ovo de Páscoa recheado

O ovo de Páscoa recheado costuma agradar aos paladares mais exigentes e garante a festa de quem ama chocolate. Para fazê-lo, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate ao leite;
  • Formas para ovos de Páscoa;
  • 3 latas de leite condensado;
  • Coco ralado a gosto.

Modo de preparo

Derreta o chocolate ao leite em banho-maria. Se preferir, também pode usar o micro-ondas. Observe, na embalagem, se é necessário fazer a temperagem do chocolate, nesse caso coloque sobre uma mesa de mármore e mexa com uma espátula até esfriar.

Coloque o chocolate nas formas e leve para gelar na geladeira. Notou a camada de chocolate muito fina? Faça uma nova camada e retorne para gelar. Enquanto isso, prepare o beijinho ao levar o leite condensado e o coco ao fogo, mexendo até engrossar, em ponto de brigadeiro de colher. Deixe esfriar e recheie o ovo.

Outros recheios possíveis para o ovo incluem brigadeiro, amarula, leite condensado e chocolate branco. Também é válido complementar com M&M e com pedaços de chocolate.

Como fazer ovo de Páscoa trufado

Não abre mão do chocolate trufado? Aqui, você vai aprender um truque para não precisar fazer a temperagem. Confira o que será preciso e como fazer essa delícia.

Ingredientes

  • 1 kg de chocolate ao leite;
  • 10 gramas de manteiga de cacau em pó;
  • 4 formas de ovo de Páscoa;
  • 160 gramas de creme de leite fresco;
  • 320 gramas de chocolate meio amargo ou ao leite para a trufa.

Modo de preparo

Coloque o chocolate em uma tigela e leve ao micro-ondas por um minuto. Mexa tudo com uma espátula e retorne ao micro-ondas por mais 30 segundos. Repita esse passo até o chocolate derreter completamente e até chegar à temperatura de 40 °C. Quando estiver bem líquido, espere a temperatura baixar aos 34 °C.

Adicione a manteiga de cacau em pó para não precisar fazer a temperagem. Espere baixar para 29 °C. Coloque o chocolate nas formas de ovo de Páscoa e leve à geladeira por aproximadamente 20 minutos.

Enquanto isso, prepare a trufa. Para isso, aqueça o creme de leite até levantar fervura. Despeje sobre o chocolate e, após 30 segundos, mexa até derreter completamente. Coloque na geladeira para endurecer. Quando estiver com consistência de trufa, espalhe sobre a base do ovo.

Uma dica para evitar quebrar a casca é mantê-la na forma enquanto espalha a trufa em seu interior. Sele o recheio com uma camada mais fina de chocolate derretido. Embrulhe em papel alumínio colorido e aproveite para vender ou para presentear.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios