SEO

SEO é a sigla em língua inglesa para Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, que é como se traduz em português, e é uma das táticas de posicionamento online mais utilizadas do mercado digital.

Essa estratégia que está se tornando cada vez mais famosa por sua eficácia e buscada por sua praticidade, está liderando o top 5 das práticas mais necessárias para quem deseja ter sucesso no seu negócio online e escalar o faturamento.

E isso não é à toa, pois quando um internauta busca por um serviço como assistência para notebook no Google, o primeiro resultado que ele encontrará é o técnico mais qualificado para atendê-lo nesta necessidade.

E esse profissional ganhará inúmeras oportunidades por ocupar essa posição. O motivo para esse sucesso, além da competência do especialista, são as técnicas bem empregadas de SEO, que garantem que não faltarão clientes para um profissional bem preparado.

Dessa forma, o artigo de hoje traz a explicação de como funciona a estratégia de SEO.

Além disso, será ensinado também o que são os motores de busca, e como eles fazem com que uma empresa de limpeza esteja no topo ou no fim dos resultados das pesquisas, dependendo da relevância de seu site e do posicionamento das palavras-chave.

Por fim, este texto trará algumas dicas úteis de como aplicar as técnicas de SEO do absoluto zero, para aqueles que são iniciantes no seu uso para, dessa forma, poder vender qualquer produto ou serviço, desde alimentos até serviço jardinagem.

Como funciona a estratégia?

Pensando nos iniciantes e nos mais leigos no assunto, já foi dito que a definição de SEO se traduz como Otimização para Motores de Busca. 

Essas otimizações são atividades realizadas em um site na intenção de direcionar para ele tráfego orgânico de qualidade.

Entende-se por tráfego o movimento dos usuários por meio de páginas na internet. Em resumo, quanto mais tráfego um site tem, maior a sua visibilidade e, consequentemente, maior será a quantidade de pessoas buscando por este produto ou serviço.

E quanto mais pessoas, maiores são as chances de haver conversões em vendas.

Isso significa que quando uma pessoa busca no Google Chrome por impermeabilização de estofados automotivos, os primeiros resultados que encontrará serão das empresas mais relevantes que por consequência aparecem primeiro.

Mas, essa relevância é realçada pelo uso da estratégia de SEO, para que haja um funil de pessoas engajadas naquele tema ou necessidade caindo diretamente no site da empresa em questão. A esse fluxo de visitas é dado o nome de tráfego orgânico e de qualidade.

É orgânico porque não foi preciso pagar por nenhum anúncio para divulgar o negócio. E é de qualidade, quanto maior for a quantidade de pessoas que se interessam pelo resultado oferecido e compram da empresa, mostrando assim que a estratégia está dando certo.

Isso quer dizer que esse processo otimizador aumenta o nível da classificação do site no resultado das pesquisas, o que faz com que ele receba um maior tráfego de pessoas realmente interessadas no conteúdo que ali se apresenta.

É válido salientar que, nesse caso, o processo favorece apenas o tráfego orgânico, pois o Google apresenta também na sua primeira página quatro sites que aplicam dinheiro em publicidade, através dos anúncios pagos.

Dessa forma, quando um usuário busca por aluguel de sala comercial por hora, o primeiro resultado que ele encontra no Google é um anúncio patrocinado.

E os resultados que são patrocinados não estão ligados diretamente à prática das técnicas SEO.

Dessa forma, a técnica diz respeito a todas as otimizações executadas em um site para que o Google Chrome o encontre e classifique como uma fonte de qualidade e segura para os usuários, colocando-o de maneira orgânica em posições de destaque.

Para fazer uso da técnica não é necessário ser profissional na área de SEO, nem conhecer todas as minúcias da plataforma.

Para isso, basta apenas que se conheça os cinco componentes mais necessários à estratégia, para que até uma lavanderia de edredom seja encontrada no Google:

  • EAT: Expertise, Autoridade e confiabilidade;
  • Parte técnica ;
  • Bom conteúdo;
  • Backlinks com autoridade;
  • Marca. 

Por trás de todo conteúdo é sempre importante que haja alguém com autoridade no assunto para com isso passar confiança e segurança.

Esses atributos serão refletidos na visão que os possíveis clientes terão ao entrar no site e ler determinados textos que lá se encontrarem. 

Neste momento, o conteúdo que agregar valor fazendo, ao mesmo tempo, ponte para o produto ou serviço conquistará um cliente.

O início de toda essa construção é a experiência ou expertise de que o prestador de serviço ou dono da empresa dispõe.

Uma empresa que instale conexão para mangueira de irrigação e possua em seu site um texto que ensine sobre a importância da ferramenta dentro de um projeto agrícola estará agregando valor para o visitante, gerando autoridade instantânea para a sua solução.

Essa autoridade vem sempre junto com a confiabilidade, pois as pessoas, navegando de maneira cada vez mais ansiosa e dispondo cada vez menos de tempo, se apegam às evidências e testemunhos públicos sobre a autoridade de uma marca ou serviço.

Não querendo perder muito tempo para tomar a decisão final, a maioria deposita a sua confiança nas empresas cujo conteúdo denota a sua autoridade.

E é justamente essa demonstração de qualidade e relevância que faz com que o Google lance o site cada vez mais para o topo dos resultados de busca.

Um consumidor interessado em um orçamento para uma sala planejada apartamento clicará em um dos primeiros resultados que aparecerem no Google, que fez questão de colocá-lo no topo por conta do valor que ele agrega.

Dessa forma, se o consumidor se sentir satisfeito, as avaliações farão o site ganhar cada dia mais destaque dentro da plataforma.

Já os aspectos técnicos irão preencher o local onde todo o resto será aplicado. Eles sustentarão e darão amparo aos conteúdos do site.

Os backlinks são mais uma ferramenta que constitui um meio para ganhar autoridade entre os outros sites. Eles possibilitam que grandes nomes falem a respeito de um site que ainda não é tão famoso.

Trata-se de links que encaminham de uma página de um site para uma outra página em outro site. São links de fontes exteriores que apontam para dentro do site em questão, ao contrário dos internos que encaminham entre duas páginas desse próprio site.

Por fim, a marca é o que cria relação entre um site e os usuários, ela também serve para passar garantia de segurança e qualidade, quando construída de maneira bem estruturada e forte.

Motores de busca

Os motores de busca se tratam de ferramentas online que ajudam os usuários a encontrar informações na internet, sendo por meio das palavras-chave que são inseridas pelos usuários que as plataformas vão em busca dos resultados.  

O buscador mais conhecido do mundo é o Google, mas existem diversos outros buscadores. 

O número de motores de busca existentes na internet é tão grande que se torna difícil de listar. Mas, entre os mais conhecidos dentre eles, se pode citar o Yahoo, Bing, DuckDuckGo, Baidu e Yandex.ru.

Esses mecanismos estão constantemente buscando os sites através de robôs, mais popularmente chamados de rastreadores. Eles encontram as páginas, anexam-nas e as apresentam para o internauta.

Esse processo é composto pelo rastreamento, onde o buscador examina as páginas da web, logo depois pela indexação, onde os sites são classificados para ser inseridos nos índices.

Por fim, os resultados são apresentados, o Google atualiza os algoritmos e continua a manutenção dos ranqueamentos.

Dicas de SEO para iniciantes

Como foi prometido, o artigo de hoje também pretende oferecer algumas orientações práticas para os iniciantes que não sabem por onde começar para se valer dos benefícios das técnicas de SEO no seu site, para fazer o seu negócio decolar

Primeiro, é preciso ter em mente que a estratégia de SEO não faz mágica.

Para garantir o básico e fazer com que o Google veja um site com bons olhos, e ter a certeza de que esse mesmo negócio ganhará pontos que irão favorecer o seu posicionamento no longo prazo, o iniciante precisará:

  • Elaborar uma estratégia de palavras-chave;
  • Produzir um conteúdo relevante;
  • Ir além do superficial;
  • Investir na qualidade da escrita;
  • Conquistar links externos de qualidade;
  • Oferecer links externos de qualidade;
  • Utilizar links internos.

As palavras-chave do texto precisam estar posicionadas estrategicamente. Elas serão os termos que os usuários buscarão no Google, e que será preciso que um dos resultados mais relevantes seja o do site que se está investindo.

Por isso, é bastante útil inseri-las dentro dos textos de conteúdo de maneira harmoniosa.

Além disso, a qualidade do conteúdo deve estar paralela à da escrita. Para isso, o bom uso do português não pode ser esquecido.

Além disso, é preciso fazer uso de links de qualidade, tanto externos quanto internos. De nada servirão grandes números de citações de sites duvidosos para um negócio que está começando. É melhor fazer um trabalho mais voltado para a qualidade.

E como a estratégia de links é uma via de mão dupla, será útil também divulgar outros conteúdos colocando os links para os seus sites. 

Para isso, é bom ter cautela para não compartilhar sempre os mesmos links, evitando penalidades do Google.

Considerações finais

Portanto, as estratégias digitais do mercado estão cada dia mais eficientes para o sucesso de novos negócios que estão surgindo. Nunca houve um momento tão propício para se dar o primeiro passo como agora.

Para sair na frente da concorrência, os mais novos no mercado devem se ater às tendências, e a estratégia de SEO, certamente, é a mais eficaz dentre elas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios