Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que os grandes empreendedores digitais utilizam para aumentar suas vendas.

No livro “Armas da Persuasão”, Robert Cialdini cita que “os gatilhos mentais é a habilidade de trazer pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos” e também explica que o comportamento humano é governado por seis princípios psicológicos fundamentais, que frequentemente nos fazem agir de forma quase que automática.

São eles:

  1. Reciprocidade
  2. Coerência
  3. Aprovação social
  4. Afinidade
  5. Autoridade
  6. Escassez

Os 6 Gatilhos Mentais

gatilhos mentais

1. Reciprocidade

Sabe quando ajudamos alguém sem intenção de ter algo em troca e essa pessoa fica eternamente grata e quando você precisar dela não pensará duas vezes para te ajudar, isso é reciprocidade.

Isso no Marketing Digital acontece muito quando ajudamos as pessoas nas dificuldades que elas possuem, pode ser através de um conteúdo de qualidade, de um vídeo, ou até mesmo em uma simples conversa que teve com essa pessoa, e certamente quando ela se interessar em comprar algum produto ela dará prioridade para comprar do seu link de afiliado como em troca do que fez a ela.

2. Coerência

É muito interessante esse gatilho mental da coerência porque é onde tentamos manter a imagem de quem nós somos.

Quando uma pessoa diz algo publicamente se comprometendo em fazer algo certamente ela manterá essa palavra, porque em nossa mente temos que ser coerentes e não podemos ficar mudando de opiniões toda hora.

Uma grande estratégia utilizada em vídeos ou artigos pelos grandes e renomeados empreendedores digitais para aumentar suas vendas.

3. Aprovação Social

Aprovação social é o verdadeiro “Maria vai com as outras” rsrsrsrs, chega até ser engraçado, mas é uma das técnicas de gatilhos mentais muito usada.

Aprovação social é quando escolhemos comprar um produto só porque todo mundo está comprando, tendemos associar que por esse motivo é o melhor produto que existe.

Já viu aquelas propagandas de carro onde eles anunciam que tal carro é o carro mais vendido do Brasil? Pois bem, isso é um dos gatilhos mentais utilizados que muito das vezes nem damos conta disso, mas que proporciona grandes resultados.

Nas redes sociais é a mesma coisa, por isso a importância de ter muitos seguidores instagram, twitter, etc.

4. Afinidade

Esse gatilho mental é quando mostramos para as pessoas que já passamos pelas mesmas situações, pelos mesmos problemas e dificuldades, e as pessoas se identificam com isso e vê que já ocupamos o lugar que hoje elas estão.

Após de mostrar que já esteve na mesma situação, apresentamos o que fizemos para resolver o nosso problema e isso faz com que as pessoas façam o mesmo e comprem os produtos que você está indicando.

Imagine uma situação onde a Maria sofre com enxaqueca e ela conversa com sua amiga Joana que já esteve na mesma situação, mas que resolveu seu problema tomando alguns remédios, e a Joana indica esses remédios para Maria, a chance da Maria comprar esses remédios é grande porque ela se identificou com a Joana.

Nesse gatilho apresentamos que já estivemos na mesma situação e em seguida apresentamos qual foi a nossa solução.

5. Autoridade

Esse gatilho mental está presente em nossas vidas diariamente e nem percebemos, um exemplo disso é quando levamos nosso carro para um mecânico e ele diz que precisamos trocar alguma peça e nós aceitamos com facilidade porque ele tem autoridade no assunto, assim também é um médico quando ele faz o diagnóstico e nós diz qual remédio devemos tomar, ele é uma autoridade da medicina e com certeza faremos o que ele mandar.

Assim devemos tornar uma autoridade no Marketing Digital, e claro que é com o tempo que irá conseguir isso através de artigo, vídeos, e-mail de qualidade onde mostrará que tem autoridade no assunto, e quando recomendar algum produto certamente as pessoas irão seguir suas recomendações.

6. Escassez

Isso é incrível, mas somos atraídos pelo medo de perder e ficar sem.

Esse gatilho mental é visto muito em lojas com uma chamada assim “últimas unidades”, isso nada mais é que o gatilho da escassez, fazendo com que as pessoas comprem por causa do medo de ficar sem.

Esse gatilho faz com que um potencial comprador que por algum motivo tenha adiado sua compra agilize para adquirir logo o produto.

Esses gatilhos mentais são excelentes para ajudar aumentar suas vendas quando aplicadas de uma forma correta e moderada.

Espero ter contribuído mais um pouco para seu conhecimento e se gostou das minhas dicas ou tem alguma dúvida deixe seu comentário logo abaixo.

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