laudo veicular

O laudo veicular é um documento criado a partir de um procedimento de vistoria em um dado automóvel. Amplamente usado na comercialização de carros seminovos, este artigo vai apresentar a importância desta prática nos seguintes pontos:

  • Como o laudo veicular impacta o preço de seminovos;
  • Como este documento previne fraudes veiculares;
  • Quais são os usos do laudo veicular;
  • Tipos de laudo veicular.

No momento de comprar um carro usado ou mesmo vendê-lo para uma concessionária, as partes envolvidas na negociação devem estar cientes do que se trata uma vistoria veicular, a fim de estabelecer condições que sejam proveitosas para todos.

Finalidades da vistoria veicular

A vistoria veicular é um dos procedimentos mais importantes na criação de documentos oficiais para registro de carros usados, independentemente da relação comercial estabelecida. Trocas, vendas ou transferências exigem o processo.

A qualidade de um carro usado por transportadora para mudanças interestaduais é composta por peças que definem a velocidade, estabilidade, segurança, potência e conforto do automóvel, e por isso, devem ser analisadas com atenção pelo proprietário do bem.

A vistoria veicular é como uma lupa sobre os componentes do carro, concedendo uma análise detalhada do desgaste de suas peças. Trabalha diretamente com a mensuração da depreciação deste tipo de bem e é utilizada nas seguintes situações:

1 – Venda de carros seminovos

O segmento de seminovos cresce em cenários de crise econômica, onde o poder de compra da população diminui. Questões ligadas ao câmbio ou à importação de peças automotivas também elevam os preços dos carros zero.

Para não abrir mão de um veículo próprio, uma prioridade para muitos que dependem do deslocamento em longas distâncias, adquirir um carro usado é a opção mais viável. As concessionárias que oferecem o produto devem garantir sua procedência.

Empresas que trabalham com a comercialização de seminovos adquirem esses carros da mão de seus antigos proprietários, um processo que envolve a negociação de preços. Um laudo veicular em retífica de motor diesel age como um mediador desses acordos.

2 – Criação de contratos de seguro

As seguradoras que oferecem apólices por bens duráveis, como imóveis e veículos, precisam entender qual é o risco da operação para repassar o valor correto ao cliente. Um carro muito velho apresenta maior risco de dano que um carro 0km.

Ao fazer um contrato de seguro, as financeiras responsáveis devem especificar as condições do bem segurado, a fim de justificar as alíquotas e condições estabelecidas. Um laudo veicular para transferência é indispensável para a emissão deste documento.

3 – Fiscalização contra fraudes

As fraudes veiculares podem ser caracterizadas pela completa adulteração do veículo, incluindo placas trocadas ou uma modificação parcial, onde algumas peças internas foram substituídas por outras, usualmente uma mais nova por uma mais velha.

A vistoria veicular busca encontrar sinais de adulteração em todos os componentes do carro, identificando fraudes com maior precisão. Mesmo quando não há delito, sendo a peça trocada pelo antigo proprietário, o laudo aponta e atualiza as condições do carro.

4 – Precificação correta de usados

Ao mesmo tempo em que o laudo é importante para garantir a negociação entre loja e antigo proprietário do carro, o gerenciamento de frota realizado entre o empreendimento e o consumidor final deve ser feito com uso de informações objetivas.

Os documentos derivados de vistorias automotivas apontam a quilometragem real do veículo, as condições do motor e das peças de arrefecimento, dos acessórios e dos demais componentes, oferecendo dados seguros para o cliente.

Além disso, essas informações são de grande serventia para a empresa, que precifica o veículo de acordo com seu valor real, garantindo seu lucro ao passo em que estabelece preços competitivos.

5 – Apuração de dívidas e litígios judiciais

Um veículo pode estar depreciado não pelo estado físico de suas peças, mas pela presença de problemas judiciais, geralmente ligados ao não pagamento de multas e impostos. Nestes casos, é possível que haja um processo de leilão oculto, em andamento.

Para proteger loja e consumidor final desta desagradável surpresa, o laudo veicular analisa toda a documentação e histórico judicial do veículo, assegurando que sua situação esteja regular.

Quais são as principais vistorias realizadas?

Ao considerar as finalidades da vistoria veicular, é preciso pontuar que nem todas são iguais, posto que cada processo é especializado em um objetivo específico. Para contratar o serviço, seja uma loja ou pessoa física, as principais opções disponíveis são:

Vistoria de transferência

A vistoria de transferência é aquela feita para analisar a ocorrência de fraudes e adulterações em um carro destinado à transferência de um proprietário a outro. O procedimento é executado pelo Detran e é, por isso, uma regulamentação.

Por ser uma vistoria mais procedural, a vistoria de transferência segue padrões pré-estabelecidos pelo órgão responsável pelo trânsito. Assim, é recomendado conhecer essas normas e aplicá-las com ajuda de uma auto elétrica a domicílio.

Vistoria cautelar

A vistoria cautelar é, muitas vezes, realizada em conjunto com as vistorias de transferência. Ao invés da regulamentação, seu foco está mais voltado para a avaliação do veículo em um processo de venda, usado pelas lojas e concessionárias na negociação do produto.

Mais do que fraudes, a vistoria cautelar analisa a qualidade das peças, o desgaste do bem e a procedência destes, a fim de calcular precisamente a depreciação. É possível usar serviços de vistoria cautelar pagos para agilizar o processo.

Benefícios para o setor

Tanto as vistorias de transferência quanto as vistorias cautelares são de bom uso para o setor especializado na comercialização de veículos seminovos. Como um bem durável, a oferta de itens usados é maior, o que exige um estilo de venda personalizado.

Da mesma forma, bens duráveis costumam ser mais caros, o que incide na demanda por opções mais baratas. O setor de veículos usados cobre esta demanda e a presença de laudos veiculares estabelece a confiabilidade neste setor, pelos benefícios:

Maior precisão no cálculo de lucro

A margem de lucro é o percentual de retorno que as empresas possuem após a venda e dedução de despesas a partir da receita gerada. É importante que o preço de um item seja calculado corretamente, a fim de garantir a rentabilidade do negócio.

Vistorias veiculares permitem a mensuração de uma bateria estacionária energia solar, por exemplo, garantindo maior precisão no cálculo de lucro. Desta forma, são reduzidas as perdas e é elevado o valor da atividade comercial.

Credibilidade para as empresas

Com a vistoria veicular, as lojas e concessionárias em veículos usados possuem métricas objetivas para avaliar as condições de um carro, oferecendo ao cliente a transparência de suas informações, desde o conteúdo até a procedência.

Regulamentação da atividade

A atividade pode ser regulamentada de maneira mais efetiva com a vistoria veicular, posto que é um processo regido pelas normas de órgãos como o Detran. Especialmente quanto à vistoria de transferência, responsável pela oficialização deste mercado.

Benefícios para o cliente

Os benefícios que impactam as empresas do ramo também interferem no relacionamento entre estabelecimento e consumidor, trazendo benefícios que suprem muitas das necessidades deste cliente. São algumas vantagens, do seu ponto de vista:

Compras mais seguras

Uma vistoria veicular atesta as condições do produto adquirido, tornam mais claros os termos do contrato e facilitam a negociação no setor de seminovos, o que gera maior segurança na hora de investir em uma proteção de pintura automotiva e afins.

Combate ao roubo de veículos

Identificando fraudes com maior exatidão, os laudos veiculares desestimulam o furto de veículos ao atacar a receptação, rastreando, com maior exatidão, o comércio irregular de peças e reposições para carros.

Além de trazer maior segurança para os proprietários de veículos, a prática ainda previne acidentes causados por peças de má qualidade ou processos de instalação inadequados. Lojas também são beneficiadas ao oferecer entrega de bateria autorizada.

Maior duração do carro e de suas peças

A vistoria veicular analisa o tempo de duração dos componentes do carro, analisando seu histórico de uso e comparando com as características de fábrica, a fim de mensurar quantos quilômetros e qual potência pode ser usada com o tempo.

Isso diminui o risco de surpresas ao adquirir o automóvel. O consumidor passa a ter consciência de qual é a duração exata de seu bem, escolhendo o produto que mais se adeque às suas necessidades.

Considerações finais

O laudo veicular é uma das melhores formas de garantir o real estado de conservação de um automóvel, conferindo as especificações completas de seu interior e exterior. A prática combate irregularidades no comércio de seminovos.

Ao regulamentar a prática, estabelecendo mecanismos de controle efetivos, o laudo veicular estimula o crescimento deste mercado, tornando esta uma opção vantajosa para clientes e segura para o empreendedor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios