marketing

Marketing é um conjunto de estratégias usadas para divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Elas exploram, criam e entregam valor por meio de produtos e serviços, e despertam o interesse dos consumidores.

O propósito das estratégias de marketing é gerar valor e chamar a atenção das pessoas, promovendo um relacionamento lucrativo para a empresa e seus clientes.

Qualquer negócio que queira sobreviver precisa investir em marketing, afinal, é por meio dessas práticas de divulgação que as pessoas criam consciência a respeito da existência de uma marca, independentemente de seu segmento.

Nenhuma empresa fica conhecida e conquista os consumidores apenas com um pouco de sorte. É necessário se esforçar para que a organização chegue ao conhecimento de um número cada vez maior de pessoas.

Além de impactar muitas pessoas, a divulgação ajuda a companhia a se comunicar com os indivíduos certos, ou seja, aqueles que realmente podem se tornar clientes e se interessam pelas soluções.

Quem tem o próprio negócio precisa muito das estratégias de marketing, por isso, vamos explicar seu conceito, as vantagens de trabalhar com ele e como criar uma boa estratégia de marketing. Confira!

Entenda o que é marketing

As estratégias de marketing estão presentes em nossas vidas desde sempre. Basta caminhar pelas ruas para ver outdoors, anúncios em pontos de ônibus ou alguém entregando um panfleto.

Se ligar a televisão ou o rádio, também vai ver e ouvir anúncios, e ao acessar a internet, vai se deparar com várias campanhas com a mesma finalidade: divulgar uma marca, seus produtos e serviços.

Quando um fabricante de persiana rolo sob medida investe em marketing, trabalha com ferramentas para explorar, criar e proporcionar valor, por meio de soluções que são capazes de atender às necessidades dos consumidores.

Conceituar marketing não é uma tarefa simples, mas é correto afirmar que se trata de um conjunto de práticas que oferece trocas de valor para os consumidores e outros envolvidos com uma empresa.

Ou seja, as estratégias de marketing também podem ser trabalhadas para envolver os funcionários, fornecedores e investidores. Mas independentemente de qual tipo de público a companhia queira impactar, é fundamental fazer um bom planejamento.

É assim que ele vai atuar como uma balança entre os desejos do cliente e os objetivos da empresa e agregar valor para as duas partes. Para fazer isso, ele trabalha com 4 pilares, que são conhecidos como 4P’s:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

O preço nada mais é do que o valor cobrado pelo que está sendo vendido, e para defini-lo, é necessário calcular os custos de produção e divulgar pelo número de produtos vendidos.

O produto, como o próprio nome sugere, é a solução ofertada, como no caso de uma porta blindex de correr. Ele precisa atender às necessidades dos clientes, apresentar funções, ter um processo de produção e um diferencial.

A praça é todo ponto de venda que pode distribuir a mercadoria, por exemplo, um supermercado é a praça de muitos fabricantes de produtos alimentícios.

Por fim, promoção é a maneira como essas soluções são promovidas no mercado, em outras palavras, de que maneira elas chegam ao conhecimento dos consumidores, por meio de estratégias usadas pelo fabricante para promovê-lo.

Vantagens de investir em marketing

Os pequenos empreendedores têm um pouco de receio na hora de investir em marketing, mas suas estratégias são fundamentais para fazer a empresa crescer e se tornar um grande sucesso.

Uma de suas vantagens é o aumento da quantidade de clientes e a fidelização daqueles que já compram com o negócio. Existe uma concorrência acirrada e fazer as pessoas comprarem regularmente é uma questão de sobrevivência.

As estratégias de fidelização não são simples, mas podem se tornar um pouco mais fáceis por meio do marketing.

Deste modo, uma empresa de rolamento traseiro moto, pode investir em estratégias de comunicação e promoções, pois elas garantem a atenção do público e estimulam uma compra.

Outra vantagem é a facilidade em analisar e mensurar resultados em tempo real. Os dados das campanhas trazem muitas vantagens para o marketing digital, mas eles só funcionam por meio de estratégias online.

As estratégias offline são mais difíceis de mensurar, como no caso de um outdoor. O marketing digital é mais fácil de mensurar porque ele utiliza ferramentas específicas, que reúnem informações exatas sobre o público.

É possível monitorar o tráfego do site, saber como os usuários se comportam, páginas mais visitadas, tempo de permanência em cada uma delas, dentre outras informações.

As plataformas mais usadas pelas marcas são o Google e o Facebook e o avanço das estratégias nesses canais podem ser acompanhados de maneira precisa e em tempo real.

Assim, um fabricante de fralda geriátrica masculina verifica a viabilidade de suas estratégias e direciona melhor seus investimentos para a práticas mais viáveis e compensadoras.

O marketing também é o melhor caminho para aumentar a autoridade de marca, principalmente quando se fala de marketing de conteúdo. Criar materiais de valor que serão distribuídos para os usuários, sem dúvidas, faz da marca uma autoridade.

Isso acontece porque esses conteúdos provam para os usuários que a empresa domina aquilo que faz, sendo capaz de resolver problemas e esclarecer as dúvidas das pessoas, sem que para isso elas precisem comprar algum produto ou serviço.

A marca estará presente onde os clientes também estarão, com isso, eles sempre vão se lembrar da empresa, principalmente quando precisar de alguma coisa que ela oferece.

Construir a presença digital é crucial para ter acesso a oportunidades de vendas, afinal, as pessoas estão conectadas o tempo todo e as vendas digitais cresceram rapidamente.

Para um fabricante de catraca manual, é uma forma de conhecer um pouco mais sobre os clientes e potenciais clientes. Todas as ações serão segmentadas de acordo com as características desses indivíduos, o que otimiza os investimentos.

Por fim, o marketing também ajuda a melhorar o relacionamento com os clientes, estabelecendo uma comunicação eficiente com eles.

Qualquer marca que saiba conversar com os usuários será capaz de compreender suas necessidades, ajustar e soluções e melhorar os aspectos negativos em relação à imagem do negócio.

Dicas para criar estratégias de marketing

Para criar um plano de marketing da melhor forma, é fundamental ter a marca em mente ou um de seus produtos e serviços.

O planejamento funciona como uma documentação que define o segmento e o posicionamento da marca. Portanto, dentre os principais aspectos que precisam ser definidos estão:

1 – Estabelecer um planejamento

O plano de marketing de uma empresa que trabalha com Instalação de Porta Automática  deve começar pelo planejamento estratégico, considerando a missão, visão e valores da organização.

Feito isso, é o momento de considerar seus objetivos e metas, pois as estratégias usadas precisam ser compatíveis com elas.

2 – Descrever e analisar o ambiente

É necessário documentar as principais informações e ideias extraídas ao analisar o ambiente de marketing.

Em outras palavras, é necessário apontar ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo, considerando as forças e fraquezas do ambiente interno. Uma dica é usar um framework da análise SWOT para fazer isso.

3 – Determinar a segmentação

O maior diferencial das estratégias de marketing digital é o fato de trabalhar de maneira segmentada, ou seja, tudo é direcionado a determinado público, considerando suas características, como preferências, necessidades, entre outras.

Se uma empresa de design de interiores apartamento segmentar sua audiência, vai conversar com as pessoas certas e no momento mais adequado. Em linhas gerais, irá impactar seus clientes e quem tem potencial para comprar seus produtos e serviços.

4 – Definir o mix de marketing

No início do conteúdo, mostramos que o marketing se baseia em 4 pilares muito importantes, sendo o preço, produto, praça e promoção.

Para que qualquer estratégia funcione, tanto online quanto offline, é fundamental definir esse mix, pois fica muito mais fácil trabalhar com ações compatíveis com as características da solução e com as necessidades do público.

5 – Fazer um cronograma de execução

Uma clínica de consultoria fisioterapia também deve elaborar um cronograma de execução, que nada mais é do que um planejamento que ajuda a executar as estratégias de marketing.

Ele funciona como um calendário, com datas e prazos e determina quem são os responsáveis pelas atividades e recursos que as estratégias precisam.

6 – Definir indicadores de desempenho

Por fim, defina os indicadores de desempenho para avaliar se os investimentos estão realmente trazendo os retornos esperados.

É assim que a organização saberá qual estratégia é mais compatível com o seu público e suas soluções, o que deve ser melhorado e até mesmo o que deve ser excluído do planejamento.

Considerações finais

O marketing é uma necessidade para qualquer empresa que queira crescer e se tornar conhecida por uma quantidade maior de pessoas.

Hoje em dia, a internet facilitou e barateou a divulgação de marcas, produtos e serviços e é fundamental trabalhar com as melhores estratégias para que o negócio possa aumentar suas vendas e seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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