Ronco

Uma das coisas mais comuns do mundo, é o ato de roncar durante a noite, embora muitas pessoas tenham vergonha de admitir. O que muitos não sabem sobre ronco, é que às vezes ele pode ser um indicador de que você está com um problema bucal, do qual há a possibilidade de ser diagnosticado por um profissional odontológico.

Primeiramente, é sempre bom falar da saúde bucal como uma prioridade na vida de todas, já que é algo que deve estar em constante cuidado, pois a cavidade bucal é a porta de entrada de diversas doenças que podem se instalar no organismo.

Caso apresente algum problema, procure por clínicas odontológicas sp.

Dessa maneira, é fundamental você conhecer quais problemas estão associados ao roncar no sono, já que também pode ser um indicador de algum outro problema bucal.

Isso não quer dizer que o ronco é um risco para a cavidade bucal, mas funciona como um indicativo de que você está com algo. Caso seja bucal, visite um um dentista 24h.

Causa do ronco

Antes de relacionar o ronco com a saúde bucal, é relevante entender, primeiramente, o motivo de uma pessoa começar a roncar durante a noite, bem como a hora que ela deve começar a se preocupar, caso isso se torne um problema sério.

Embora pode ser classificado como algo normal, que pode ser decorrente da posição que a pessoa dorme, em alguns casos mais sérios, onde o ruído é mais alto, intenso e contínuo, pode ser classificado como patológico.

O ronco nada mais é que um ruído que é provocado por algum estreitamento das vias respiratórias, ou seja, quando há algo que impede a passagem correta de ar quando se está dormindo.

Por causa dessa obstrução, a vibração dessas estruturas acaba ficando mais agitada, por isso ocorre um som alto.

Esse tipo de problema, sozinho, não significa necessariamente nada, pois como dito anteriormente, pode apenas ser uma posição em que a pessoa dorme, onde a musculatura da garganta fica mais frágil e a língua pode ir para trás.

Caso você use um aparelho ortodôntico transparente, esses ruídos também podem acontecer.

Como já foi falado, a causa de ronco pode ser decorrente de diversos fatores. Um deles, é justamente o mal posicionamento para dormir, mas há outros, como:

  • Envelhecimento;
  • Rinite e sinusite;
  • Desvio de septo;
  • Queixo retraído.

Dessa maneira, de início, não há motivos para fazer um alarde tão grande quando você percebe que ronca, porém, é sempre bom realizar exames de rotina, principalmente quando se é mais novo.

Por isso, nunca deixe de levar os mais novos a uma clínica odontológica infantil, para que sempre haja uma manutenção no cuidado bucal.

Relação do ronco com a saúde bucal

Agora que ficou mais fácil de entender quais são as causas do ronco, é relevante fazer essa relação entre ronco e saúde bucal, para que o pessoal que possui esse tipo de problema possa entender do que se trata.

Assim como foi citado previamente, o ronco em si, não implica em nada na saúde bucal, ou seja, não há nenhuma doença que é causada pelo ato de roncar, mas sim que pode haver alguma doença acompanhada desse ronco.

A primeira relação que se pode fazer, é que pessoas que costumam roncar, normalmente respiram pela boca, o que faz com que as mucosas fiquem ressecadas e, portanto, mais propensas a contraírem doenças, como a cárie, por exemplo.

Na ocorrência de um problema com cárie, procure um dentista especializado em tratamento de canal.

Outro problema também que vem junto com a respiração pela boca, é o mau hálito, já que esse tipo de respiração permite que as bactérias se proliferam mais facilmente, liberando toxinas e causando esse odor forte que acontece quando a pessoa acorda pela manhã.

Além disso, quando as mucosas são ressecadas, pode levar à uma condição chamada atresia palatal, que favorece que haja o desenvolvimento de diversas lesões orais.

A melhor e principal forma de tratamento, é realizar uma consulta a um profissional da área da saúde, bem como consultar um dentista, para que ele veja se há algum problema que esteja afetando sua cavidade bucal.

Outra forma também de evitar roncos, é tentar se acostumar a dormir em uma posição que não facilite que o ronco ocorra.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios