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Hoje em dia, a internet tem uma participação cada vez maior em diferentes aspectos do cotidiano. Os estudos começam a ser realizados através de plataformas online. Existem mapas digitais para mostrar o caminho, imagine então, o processo de compra e venda.

Seja pedir um lanche, algum remédio da farmácia ou realizar a compra de mantimentos do mês, cada vez mais gente opta por adquirir online, seja por melhores condições, economizar tempo, ou porque simplesmente tudo está à alguns cliques.

Se o perfil do consumidor muda, os empreendedores também precisam se adaptar, caso contrário, existem grandes chances de ficar para trás.

Confira algumas dicas de como atrair mais clientes no mundo digital, onde existem ferramentas que nem imaginaríamos há alguns anos atrás.

Crie uma loja online

Está cada vez mais fácil abrir uma loja online do que seria nos primórdios da internet. 

Existem aqueles que preferem criar um site próprio, porém essa não é mais a única solução. Portais assim costumam ser caros de colocar no ar e manter, mas tem suas vantagens, a seleção do design, por exemplo.

Para quem está começando, pode ser uma boa utilizar um marketplace.

Os marketplaces funcionam como shoppings virtuais, onde existem diversas lojas dos mais variados tipos de produtos.

A principal vantagem dos marketplaces é que eles costumam ser gratuitos, onde você paga apenas uma comissão por venda. Sendo necessário um investimento inicial praticamente nulo para o ingresso na plataforma.

Conheça o cliente para melhor atendê-lo online

Saber o que o cliente precisa é essencial para oferecer o que ele quer.

Sendo assim, realize pesquisas de mercado, trace o perfil do cliente ideal para seu negócio, conheça o nicho com o qual você trabalha.

Dessa maneira você irá investir nos produtos que seu público-alvo mais precisa, otimizando seu orçamento e aumentando a satisfação dos clientes.

Marque presença nas redes sociais

Marque presença nas redes sociais, através delas é possível prospectar possíveis clientes, além de conhecê-los melhor. Interaja com eles e faça-os se sentirem acolhidos. Esclareça dúvidas e poste novas informações.

Atualmente muitos clientes buscam informações sobre uma empresa antes de comprar algo ou fechar um negócio. Nas redes sociais você pode criar um perfil personalizado para o seu negócio.

Oferecer conteúdo de qualidade que tenha a ver com o nicho em que opera pode ser uma boa tática para atrair pessoas para suas redes sociais.

Invista em Marketing Digital

O marketing digital traz várias vantagens quando se compara com o tradicional. Segue uma lista dos principais benefícios:

  • Menor custo;
  • Melhores resultados;
  • Pode ser personalizado para cada cliente;
  • Maior facilidade para anunciar fora do país.

Existem diversas estratégias criadas para o Marketing Digital. Uma que pode ter baixo custo, é a criação de conteúdo que tenha valor para o usuário. Alimente um blog em seu canal digital que ofereça conteúdo de qualidade relacionado ao nicho de forma gratuita. 

Dessa forma, é possível atrair pessoas que já demonstram certo interesse em relação à sua área de atuação.

Automatize a gestão de relacionamento com seus clientes

Ganhe tempo utilizando ferramentas como as crm (Customer Relationship Management). 

A sigla pode ser traduzida como Gestão de Relacionamento com Cliente, porém não se engane, através dela é possível gerenciar todos os pontos de contato de sua empresa de maneira ágil e fácil.

Essa ferramenta oferece formas de aproximar desde o relacionamento com o cliente, até com fornecedores e colaboradores. Além disso existem até mesmo ferramentas crm gratis.

Com elas, também é possível criar um perfil dos usuários que acessam seu canal digital com diversos tipos de informações sobre eles.

Através desses perfis, o gestor pode criar publicidade personalizada para pessoas que já haviam demonstrado interesse na sua empresa de alguma forma. Dessa maneira, caso deseje personalizar e automatizar um comercial crm certamente irá te ajudar.

Atrair alguém para seu canal digital por si só não o transformará em um cliente. Para isso ainda existem alguns passos para serem dados. É preciso convencê-lo de que seu produto é o melhor disponível entre as opções.

Assim também é possível utilizar ferramentas de CRM, como um app funil de vendas.

Vale a pena pesquisar as opções do mercado, atualmente existem diversas empresas oferecendo esse tipo de serviço de maneiras diferentes.

Há os softwares locais, onde é necessário baixar o aplicativo e gerenciá-lo através de um computador específico. Existem também as empresas que prestam esse serviço através da nuvem, facilitando a vida do usuário que pode acessá-lo de qualquer computador.

Quando se trata de crm preço pode variar bastante, então procure o que melhor se encaixe nas suas necessidades e orçamento.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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