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O marketing digital trouxe consigo a possibilidade de criação de ferramentas que estão revolucionando a forma com as empresas se inserem em canais na Internet.

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Os negócios atualmente dependem delas para acelerar suas estratégias e garantir que a empresa siga tendo bons resultados como o esperado.

Muitas dessas ferramentas são fundamentais para que o negócio consiga acelerar os seus processos e siga sendo uma empresa de içamento relevante em seu segmento.

Para quem deseja elevar as estratégias de marketing para níveis superiores, o presente artigo listará ferramentas de marketing para ajudar a empresa e apresentará algumas estratégias para ajudar a alavancar esse negócio.

Ferramentas de marketing para qualquer negócio

Algumas ferramentas são essenciais para qualquer negócio que deseja se firmar na internet como autoridade no segmento em que atua, sendo as principais:

  1. Google Analytics

Para quem deseja avaliar melhor como anda o desempenho do site da empresa que reforma parede vazada cobogó, mas conta com um orçamento baixo, o Google Analytics é o ideal.

Essa é uma ferramenta do Google que está disponível de maneira 100% gratuita, ela ajuda o usuário a entender as diferentes métricas em relação ao desempenho de seu site.

O Google Analytics faz a coleta, analisa e relata os dados do servidor, assim como os de cookies e informações de comércio eletrônico para que tudo seja entendido mais facilmente.

Além disso, ele também mostra várias estatísticas sobre o fluxo de visitas que o site recebe todos os dias, por isso ele é ideal para profissionais de marketing no dia a dia.

Isso porque a plataforma é voltada mais para tipos de negócios, e não para tecnólogos que analisam a indústria e os tipos de tecnologia nela.

A ferramenta analisa a web de maneira gratuita e permite que o usuário tenha uma noção melhor em relação a todos os aspectos de tráfego do seu site 

  1. SEMrush

Muitas pessoas estão perdendo tempo por não conhecerem e não usarem o SEMrush, que nada mais é do que uma ferramenta essencial para o SEO e várias outras estratégias.

Ele conta com um banco de dados com mais de 30 milhões de palavras-chave, que são pesquisadas a todo momento para a descoberta de vários e vários sites.

Esses dados são coletados através dos resultados de pesquisa no Google e também no Google Ads, o que leva mais visibilidade para o tráfego online de um site que fala sobre gnv para carros 1.0, por exemplo. 

Ferramentas do marketing digital como o SEMrush evitam que agências especializadas percam as possibilidades de manter o seu SEO de forma adequada, pois sem ele elas não têm informações essenciais.

A maior vantagem do SEMrush é em relação ao desenvolvimento da presença online, além disso, usá-lo pode dar ao usuário uma visão mais profunda sobre a estratégia de marketing também da concorrência.

A ferramenta se mostra muito intuitiva, por isso é fácil aprender sobre as palavras-chave mais usadas e também como usá-las para o desenvolvimento das estratégias.

Além disso, é possível comparar a presença online com a da concorrência, analisando se a estratégia usada está funcionando ou se necessita de algum ajuste.

  1. Canva

O Canva é fundamental para ajudar na visualização e na comunicação do modelo de negócio de maneira mais estruturada e direta.

Os segmentos da tela criam blocos de construção que são ideias para um modelo de negócio para uma empresa que vende plastico bolha barato, por exemplo. 

Ela fornece aos leitores insights sobre os clientes atendidos, propostas de valor oferecidas e através de atuais canais e como o negócio pode ganhar mais dinheiro.

Além de fornecer a possibilidade de criar lindas imagens que chamam a atenção não somente dos clientes mas também do público em potencial.

Além de tudo, a ferramenta conta com um conjunto de modelos muito rico que é projetado para ajudar as pessoas a começarem duas estratégias mais rapidamente com um design profissional e mais atraente visualmente falando.

  1. WhatsApp

O uso de redes sociais pode ajudar muito o negócio que instala piso laminado na sala de jantar em uma estratégia de mídia social, algumas que não podem faltar são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • WhatsApp.

Muitas vezes, o WhatsApp é o menos considerado entre todas essas redes sociais, isso porque as pessoas acreditam que ele serve apenas para trocar mensagens com amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Mas o que nem todas as pessoas sabem é que ele também pode ser uma ótima ferramenta para alavancar o negócio e levar mais sucesso para ele.

O WhatsApp Business foi criado exatamente para empresas que têm em mente levar uma comunicação mais rápida entre o negócio e os seus públicos.

Ele ajuda a melhorar a relação com os clientes graças a possibilidade de um atendimento totalmente personalizado e muito mais rápido.

Essa ideia pode funcionar para qualquer negócio, por isso vale considerar usar a ferramenta como aliada para se aproximar do público da empresa.

  1. Facebook Insights

O Facebook Insights serve como um painel de análise onde se pode fazer o rastreamento do comportamento do usuário e publicar o desempenho na página do Facebook.

Além de ajudar a fornecer métricas importantes como a visualização de páginas e o alcance das postagens pagas e orgânicas, ela também recomenda páginas de concorrentes que devem ser sempre analisadas.

Estratégias para alavancar os negócios

Todas essas ferramentas podem deixar qualquer pessoas confusa em relação a por onde começar, por isso é possível conhecer a seguir algumas dicas que podem ajudar a alavancar qualquer negócio:

Análise 360°

A análise 360° ou análise geral nada mais é do que uma estratégia que busca encontrar os fatores externos e internos que podem atrapalhar o andamento do negócio que vende divisória corporativa.

Nesse tipo de processo, é certo que muitas dificuldades e muitas oportunidades serão encontradas, mas ao manter a calma na hora de avaliar a situação, todo negócio pode ter sucesso.

Investir no diferencial

Toda empresa deve contar com um diferencial competitivo, esse diferencial é o que faz com que o consumidor escolha ou não o produto ou serviço oferecido.

Para tanto, depois de estabelecer um diferencial competitivo para o negócio, o ideal é investir em ações de marketing, além de incorporar a identidade do negócio nesse diferencial e também na inserção do discurso do negócio.

Treinar o time

Investir na qualificação dos colaboradores da empresa é algo essencial para a rotina de qualquer companhia e para os resultados que essa empresa acaba obtendo.

Se os clientes sentem que os colaboradores não estão de acordo com a cultura da empresa na hora de fazer o atendimento, haverá problemas.

Quando o atendimento não é de qualidade e não condiz com o que apresenta a empresa, os clientes tendem a perder a confiança que têm na organização.

Por isso, os colaboradores da empresa que vende rodape piso laminado devem ser muito bem treinados, e de tempos em tempos passarem por um reforço nesse treinamento para retirar dúvidas ou repensar algo.

Ou seja, devem ser treinados constantemente e ficar sempre à par das mudanças que a empresa passa, já que isso ajuda a capacitação deles e os faz se sentirem mais incluídos nos processos do negócio.

Os funcionários que se percebem incluídos no local em que trabalham e que se sentem parte importante dele sempre estarão mais motivados na realização de suas tarefas, além de engajados.

Sempre monitorar os resultados

Todo tipo de planejamento, seja lá qual for, deve ser monitorado para garantir que tudo dê certo, incluindo as ações empregadas para atingir um objetivo.

Além disso, fazer a monitoração de resultados serve também como um tipo de guia para os próximos passos, tendo em vista que se for preciso mudar algo, dará para saber quando é porque.

Considerações finais

Atualmente, existem inúmeras ferramentas no mercado que podem ajudar em uma estratégia de marketing digital sobre a venda de saco de plástico grande.

E o melhor de tudo é que essas ferramentas na maioria das vezes são gratuitas e extremamente intuitivas, ou seja, fáceis de mexer.

Para dar início às estratégias de marketing com essas ferramentas só é preciso saber a que direcionar os esforços inicialmente para, então, tomar uma atitude.

Ao descobrir quais ferramentas mais funcionam para o negócio, sua estrutura e seus objetivos, a organização só precisará implementá-la da maneira correta e aproveitar os frutos do trabalho.

Por isso, é fundamental conhecer bem as ferramentas disponíveis e quais estratégias usar para cada uma, de modo a poder, assim, obter o sucesso esperado no planejamento e aplicação de estratégias voltadas para o marketing digital da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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