6 dicas para economizar na reforma de casa

Veja como é possível planejar a reforma do seu imóvel e evitar perder dinheiro 

A reforma de uma casa pode envolver algumas preocupações financeiras, além daquelas relacionadas aos profissionais, o período em que a reforma será realizada, para que a obra não seja inviabilizada pelas chuvas e, também, se ficará pronta no tempo previsto.

Por isso, contar com um bom planejamento, bons materiais, calcular o tempo correto das chuvas e encontrar pintor de parede que saiba fazer um bom trabalho e vários tipos de pintura, pode fazer toda a diferença.

Mas será que é possível economizar na reforma e ter um trabalho bem feito, com bons materiais? Pode apostar que sim! Neste artigo, vamos te ajudar com algumas dicas práticas para economizar na sua reforma. Boa leitura!

Tudo começa no planejamento

O maior erro de quem decide reformar um imóvel é não fazer um planejamento prévio. Quando você começa uma obra sem saber o que será feito e sem a previsão dos gastos, os custos serão maiores e você pode correr o risco de ter uma obra que não terminará nunca.

Então, liste todas as necessidades, divida em etapas para controlar mais facilmente os gastos da obra, pois se você perceber que alguma coisa está fugindo do planejamento, será mais fácil perceber e mudar.

Defina um limite de gastos e o cronograma da obra

Evite que a obra saia do controle definindo um limite da quantia que você pode gastar. Além disso, pesquise bastante os preços de materiais e dos profissionais, faça orçamentos e negocie. Não se esqueça de estimar os gastos extras com luz e água, pois eles aumentarão consideravelmente. 

Para evitar desperdícios de material e extensão do prazo da obra, prejuízos e até uma obra parada no seu imóvel, sente-se com o profissional responsável pela condução da reforma e faça um cronograma por etapas para garantir que a obra seja finalizada. Inclua cada fase da reforma em um calendário, para acompanhar e evitar problemas.

Compre materiais de qualidade

Você já ouviu a frase “o barato sai caro”? Então! Querer fazer economia comprando materiais mais baratos para sua obra, pode causar dor de cabeça, comprometer a segurança da família e até outra troca de material em tempo menor do que o previsto.

Se você quiser evitar o retrabalho e manter a segurança, é melhor comprar materiais de qualidade e tradição do mercado. Com certeza, vale a pena pagar um pouco mais e evitar reparos constantes.

Não se esqueça dos imprevistos

Sim, uma reforma de casa sempre terá imprevistos e você precisa estar preparado para isso. Eles podem ser pequenos, como um azulejo quebrado após a instalação de uma pia, até o atraso da obra. Assim, ter flexibilidade no planejamento e no orçamento ajudará a evitar estresse e problemas financeiros.

Considere fazer um financiamento

Se, durante o seu planejamento, você perceber que faltará dinheiro, a melhor solução é considerar fazer um financiamento ou um empréstimo. Lembre-se de que o cartão de crédito possui juros muito altos e, por isso, não é uma boa opção.

Se você for parcelar os materiais, a melhor saída é fazer isso pelas linhas de crédito das próprias lojas. Mas se for pegar um empréstimo, dependendo do perfil, os juros são mais baixos. Opte sempre pelas linhas específicas para construção, analise os custos totais, bem como os juros e as taxas.

Procure manter a obra limpa e organizada

Manter a limpeza e a organização ajudará a evitar gastos desnecessários, pois a bagunça facilita o desaparecimento de insumos, impede que você verifique se está faltando algum item e aumenta os desperdícios de materiais. Não estamos falando de uma limpeza completa no local, o que é impossível, mas de manter cada coisa em seu lugar.

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online