SEO

Uma estratégia de SEO é um conjunto usado para melhorar uma página e garantir que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa, toda vez que um usuário fizer uma busca relacionada ao assunto trabalhado nela.

As estratégias de marketing digital mudam continuamente e dia após dia surgem práticas mais direcionadas e bem pensadas para atrair o cliente.

O SEO é composto por um conjunto de ações orgânicas, que tem como objetivo fazer com que mais pessoas encontrem uma página, e por isso ela receba mais visitantes.

Isso é conhecido como aumentar o tráfego, e quanto mais tráfego, mais oportunidades de conversão.

As conversões acontecem quando o visitante se transforma em um potencial cliente, a partir do momento em que ele preenche um formulário de contato, em troca de algum material relevante.

Só que para tudo isso acontecer, primeiro essa pessoa precisa chegar até a página da empresa, caso contrário, todos os outros esforços serão em vão.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito de estratégia de SEO, como sua empresa deve usar essa estratégia e quais benefícios ela traz para o negócio. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzido como “Otimização para Motores de Busca”. Trata-se de um conjunto de fatores que otimizam as páginas e beneficiam seu ranqueamento.

Todos os dias, milhões de páginas são publicadas na internet, falando sobre assuntos dos mais variados tipos e esclarecendo dúvidas de pessoas do mundo todo.

Embora isso seja maravilhoso para os usuários, acaba se tornando um mar de concorrentes para as empresas, e então começa uma busca frenética para conquistar os primeiros resultados de pesquisa.

Quando alguém procura informações sobre qualquer assunto, como plano de internet, vai acessar os primeiros links que aparecem nos resultados, e o restante, principalmente aqueles que estão na segunda página, dificilmente receberão cliques.

Os profissionais de marketing costumam focar no Google porque cerca de 88% das pesquisas acontecem nesse buscador, e o SEO utiliza a página para que ela atenda às necessidades do algoritmo do Google e seja bem ranqueada.

Contudo, para melhorar o funcionamento do seu site, além de entender o conceito de SEO, é fundamental saber colocá-lo em prática.

Dicas de SEO para o seu negócio

Parar, de fato, otimizar as páginas do seu site, é fundamental investir nas melhores estratégias de SEO. São elas:

1 – Escolher um bom título

O título da página, assim como do conteúdo, é um atributo muito importante para o posicionamento no Google. Ele estabelece a primeira conexão com o leitor, por isso, precisa da palavra-chave adequada e informar imediatamente o conteúdo.

Um exemplo de título chamativo seria “dicas para fazer molde de areia em casa”. Procure fazer com que ele chame a atenção do usuário e mencione um benefício para despertar o interesse das pessoas.

Não se esqueça de reforçar a ideia do título ao longo de todo o texto, pois isso faz com que o usuário tenha certeza de que está na publicação certa e que vai ler sobre um assunto que realmente lhe interessa.

Lembrando que o título não pode ter mais do que 70 caracteres, uma vez que este é o limite imposto pelo próprio buscador.

2 – Selecionar boas palavras-chave

A palavra-chave é o termo usado pelo usuário para fazer as pesquisas na internet e deve ser usado como o assunto principal de um conteúdo e dentro das páginas.

Para saber quais termos usar, antes de mais nada, é fundamental pesquisar sobre o público-alvo do negócio, mais precisamente sobre sua persona, para compreender suas necessidades, hábitos e de que maneira faz as pesquisas.

Para facilitar ainda mais esse processo, uma clínica fono pode usar o Google Trends e outras ferramentas que ajudam a planejar as palavras-chave.

3 – Criar bons conteúdos

Uma das principais estratégias de SEO e de Inbound Marketing é o marketing de conteúdo. Consiste na produção de materiais ricos e relevantes, baseados em assuntos do interesse da persona e compatíveis com o mercado da companhia.

Eles precisam se aprofundar sobre determinado tema, ou seja, esclarecer qualquer tipo de dúvida que a persona da corporação possa ter. Também é fundamental que ele conte com:

  • Títulos e subtítulos;
  • Imagens e efeitos;
  • Parágrafos curtos;
  • Listas;
  • Tópicos.

Na internet, é possível encontrar diferentes modelos de textos que respeitam as preferências do algoritmo do Google.

4 – Ter uma página responsiva

Esta é uma das estratégias de SEO mais importantes porque as páginas precisam ser responsivas, tendo em vista que a maioria dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis.

Quando alguém quer pesquisar sobre microagulhamento acne não precisa mais esperar em casa para acessar a internet e ficar por dentro de tudo.

Uma página responsiva possui um design que se ajusta perfeitamente a qualquer tipo de dispositivo, tanto um computador quanto um tablet ou um smartphone. Inclusive, a responsividade já se tornou quesito básico para ser bem posicionado.

5 – Otimizar as imagens

Assim como no caso dos textos publicados, as imagens também precisam ser otimizadas para que os algoritmos possam compreender do que se trata.

Além de prezar pela qualidade do que será apostado, procure verificar seu tamanho, se demora muito para carregar e insira uma legenda que descreve muito bem qual é o assunto da imagem.

Ela precisa ser condizente com o material, ou seja, se a empresa está falando sobre moda íntima, não deve colocar a foto de uma pessoa fritando hambúrguer. Além de não fazer sentido, o próprio Google vai desclassificar a página.

Outro ponto fundamental é tornar o conteúdo acessível a qualquer tipo de usuário, e a inserção de imagens pode descrever melhor o assunto do material.

Uma autoescola especializada em renovação cnh pode utilizar a função ALT para inserir uma descrição alternativa e totalmente focada na usabilidade.

Procure escrever um texto que descreva os elementos visuais, como se estivesse realmente descrevendo para alguém o que está contido na imagem.

Não se esqueça do título que vai aparecer quando a pessoa passar o mouse por cima da fotografia, incluindo a palavra-chave.

Benefícios do SEO para os negócios

Não é difícil imaginar que uma estratégia orgânica e que otimize as páginas para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa traz muitos benefícios para os negócios.

Um deles é que as taxas de aquisições ficam muito mais altas, pois de acordo com algumas pesquisas realizadas, a média de taxa de aquisição é de 14,6% contra apenas 1,7% de quem não investe nessa prática.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa real, como sobre serviços funerários, e as estratégias de SEO aparecem, as chances de conversão são muito mais altas, uma vez que quem faz esse tipo de pesquisa costuma ter um objetivo em mente.

Outro benefício é que ele favorece a experiência do usuário. Hoje em dia, a marca pode contar com diferentes estratégias para levar a melhor experiência aos consumidores.

Com isso, elas conseguem aumentar o número de cliques e as taxas de conversão, algo que os mecanismos de pesquisa procuram e dão preferência para páginas que conseguem fazer isso.

Embora as estratégias de SEO dentro do site de uma autoescola de adicao categoria moto sejam totalmente voltadas para seus canais digitais, elas acabam levando as pessoas para o estabelecimento físico.

Isso costuma acontecer por meio de pesquisas locais, quando muitos clientes escolhem visitar o estabelecimento para conhecer um pouco mais seus produtos e serviços.

Por exemplo, se alguém pesquisar sobre o “melhor restaurante da cidade”, vai encontrar as opções compatíveis, com base em avaliações feitas pelos próprios clientes e especialistas no assunto.

O objetivo das estratégias de SEO é fazer com que as páginas do negócio apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa, o que, naturalmente, traz mais credibilidade para a marca.

Você mesmo, como usuário, ao fazer uma busca, vai confiar muito mais nas respostas que apareceram entre os primeiros resultados do que naquelas que apareceram na segunda página.

Se uma empresa de manutenção de celular delivery está entre as primeiras colocações, é natural que seja vista como mais confiante e até mesmo quem não conhece seus serviços passa a confiar mais nela.

Considerações finais

A disputa por uma boa colocação nos resultados de pesquisa faz com que muitas pessoas invistam em estratégias como os links patrocinados.

Embora sejam ótimas opções, eles não duram para sempre, ou seja, se o investimento acabar, eles simplesmente deixam de fazer efeito.

Por outro lado, uma estratégia de SEO é muito mais durável, barata e acessível, mas é fundamental saber trabalhá-la para obter todos os benefícios que mostramos ao longo deste conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios