conteúdo antigo

O conteúdo antigo é algo muito comum quando o blog já está no ar há um tempo. Todo esse material precisa ser revisado e atualizado para que a plataforma se mantenha relevante para a marca e os usuários.

Hoje em dia, produzir conteúdos de valor é fundamental porque se trata de uma prática que pertence ao marketing de conteúdo. O objetivo dessa estratégia é proporcionar ao cliente um material que seja de seu interesse.

A marca não vai simplesmente bombardear as pessoas com informações aleatórias, muito pelo contrário, pois todo o material tem a intenção de agregar valor ao cotidiano e às necessidades do indivíduo.

Para se ter uma ideia, não faz sentido investir em estratégias de divulgação se a empresa não tiver relação com os hábitos de seu público-alvo. O consumidor moderno não quer ver apenas anúncios sobre as soluções e o quanto elas custam.

As pessoas precisam de informações sobre diversos outros assuntos que estejam relacionados à marca, mas que possam trazer benefícios para o cotidiano.

Só que, além de publicar esses conteúdos, também é fundamental que eles se mantenham atualizados. Este artigo vai explicar a importância de atualizar conteúdos antigos e como selecionar as páginas que precisam ser atualizadas.

Também vai mostrar quais são as melhores práticas para utilizar o conteúdo e fazer com que se torne mais atrativo para os mecanismos de busca.

Importância de atualizar conteúdo antigo

Atualizar conteúdo antigo é muito importante para melhorar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) do site. Alguns dos motivos para fazer isso são:

  • Aprimorar a comunicação;
  • Melhorar as conversões;
  • Aumentar o tráfego orgânico;
  • Reforçar a autoridade;
  • Gerar diferencial competitivo.

Um centro de oftalmologista para cachorro precisa digitalizar os meios de comunicação porque isso melhora o engajamento do público. Também é uma forma de ampliar os canais de comunicação que antigamente eram centrados no presencial.

Isso vai aumentar o relacionamento com o cliente, ajudar a identificar melhor a persona, além de gerar mais oportunidades de negócios.

Manter os conteúdos atualizados e melhorados aumenta a exibição nos mecanismos de busca e aumenta as chances de conversão. Se a organização quiser melhorar ainda mais seus resultados, deve atualizar os conteúdos mais acessados.

Eles mostram quais são os assuntos mais interessantes para a audiência, além disso, os materiais mais antigos ajudam a alcançar novos consumidores.

Cerca de 70% dos cliques feitos no Google são em links que aparecem entre a primeira e a sexta posição nos resultados de pesquisa. O Google sempre vai priorizar aquilo que é mais relevante para o que o usuário está pesquisando.

Conteúdo atualizado é algo que o algoritmo considera na hora de fazer o ranqueamento, pois ele faz uma varredura na internet em busca de sites que constantemente aprimoram e exibem materiais amigáveis.

Ao atualizar seus conteúdos, uma clínica de raio X passa a utilizar uma das melhores estratégias de SEO para elevar o tráfego orgânico e aumentar as chances de ter o material acessado.

Um dos maiores erros é perder os esforços na estratégia de marketing digital com publicações duvidosas, por isso, se o blog ou site tiver materiais com mais de 6 meses ou links externos como rompidos, é fundamental fazer a atualização.

É uma forma de mostrar para o cliente que a marca é uma especialista e que está sempre atualizada sobre os assuntos que pretende tratar.

Quando o usuário está buscando materiais na internet, sempre vai preferir datas mais recentes, pois entende que as informações são mais precisas e atualizadas. Desse modo, a falta de atualização faz com que a empresa perca espaço para os concorrentes.

Mas não se deve apenas atualizar a data do texto, tendo em vista a importância de rever os principais conceitos e utilizar linkbuilding consistente. Para não se perder, uma empresa de fisioterapia home care pode criar um calendário editorial.

Essa ferramenta ajuda a fazer as revisões necessárias, de maneira mais organizada e coesa para garantir que tudo esteja sempre atualizado.

Critérios para selecionar as páginas

É necessário ter critério para selecionar as páginas que precisam ser atualizadas, e alguns dos pontos mais relevantes que precisam ser observados são:

Conteúdo travado no ranking

É comum ver empresas que publicam artigos diariamente em seu blog, promovem os conteúdos nas redes sociais, criam newsletter semanal e promovem os materiais de várias maneiras.

Mesmo com todo esse esforço, muitas não conseguem ocupar uma boa posição nos resultados de pesquisa e, geralmente, notam diversos artigos que estão há meses sem alcançar um bom posicionamento.

Ao se deparar com essa situação, é necessário atualizar o conteúdo, pois é muito frustrante ver uma peça boa sendo desperdiçada por falta de atualização.

O tráfego não cresce

Se o conteúdo de uma clínica de oftalmologista gatos estiver bem posicionado, vai receber mais visitantes. Por outro lado, materiais que não aparecem entre as primeiras posições pertencem a plataformas que não crescem o tráfego.

Idealmente, grande parte dos visitantes de um site ou blog devem ser provenientes de estratégias orgânicas, pois esse resultado dispensa a necessidade de fazer investimentos para atrair um número considerável de usuários.

Não é errado investir em outros tipos de mídia, mas ao trabalhar com marketing de conteúdo, o objetivo é atrair o tráfego maior sem precisar gastar tanto. Assim sendo, se o tráfego estiver estacionado, é hora de atualizar o conteúdo.

Melhores práticas para otimizar o conteúdo

Existem algumas práticas valiosas que ajudam a atualizar e otimizar o conteúdo antigo para que ele se torne mais atrativo aos mecanismos de pesquisa. Algumas dicas para fazer isso são:

Manter a URL antiga

Apesar de ser uma dica simples e muito importante, costuma ser esquecida na hora de otimizar o conteúdo. Manter a URL original da postagem é importante porque o endereço possui um histórico.

Mesmo com um baixo volume, uma clínica de implante capilar entradas deve mantê-lo porque já possui algumas posições no ranking de pesquisa e alterá-lo é como começar do zero.

Além do mais, apelar para essa estratégia é fundamental para evitar riscos de percepção de conteúdo duplicado dentro do site.

Deletar o que não serve mais

Existem materiais que são tão antigos que é simplesmente difícil otimizar, além disso, existem aqueles que já não fazem mais sentido para a marca. É o caso, por exemplo, de um produto ou serviço que a empresa não oferece mais.

Ao se deparar com esse tipo de conteúdo, a melhor opção é deletar porque ele pode ocupar espaço sem nenhum motivo para estar lá.

Variar os formatos

Se um usuário estiver pesquisando telefone de clínica de recuperação de drogas com psicóloga, em seus resultados poderá encontrar conteúdos de diferentes formatos, e isso é muito importante para o ranqueamento do site.

Uma das melhores soluções para manter conteúdos antigos atualizados é reaproveitá-los em formatos diferentes. Por exemplo, a marca pode pegar aquela série de artigos antigos sobre o mesmo tema e transformá-los em um e-book.

Também pode aproveitar um e-book para criar um vídeo, criar post para as redes sociais em formato de imagem, entre outras possibilidades.

Ter essa variação é muito importante porque nem todas as pessoas gostam de consumir conteúdos em texto. Levar esse aspecto em consideração é uma forma de atender à demanda das pessoas e reinventar os formatos.

Atualizar a data de publicação

Quando alguém está pesquisando, por exemplo, sobre transplante capilar da coroa marcar, antes de agendar a consulta com o médico, vai querer acessar materiais atualizados sobre o procedimento que deseja realizar.

Atualizar a data é uma dica óbvia, mas que muitas vezes acaba sendo negligenciada pelas organizações. Não se trata apenas de atualizar a data, na verdade, depois de atualizar o conteúdo, o dia da publicação também precisa ser renovado.

Isso faz com que o buscador entenda que determinado material está totalmente atualizado e é capaz de responder às dúvidas e necessidades dos usuários.

Otimizar o CTA

CTA (Call-to-Action) é uma chamada para ação, ou seja, um botão usado para induzir o visitante a realizar a ação esperada pela empresa.

Além de utilizar essa estratégia, uma empresa de LTCAT individual precisa garantir que o recurso esteja atualizado e de acordo com os objetivos.

A organização pode aproveitar para indicar novos links, publicações, vídeos e blogs porque eles aparecem em diferentes recursos da página de resultados.

Considerações finais

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital para construir a imagem e a credibilidade do negócio.

O objetivo desses materiais é entregar valor para os usuários e ajudá-los em algum momento de seu cotidiano.

Ao longo do tempo, eles podem ficar ultrapassados e com isso perder o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Isso prejudica o tráfego da plataforma e os resultados da marca, por isso é indispensável mantê-los sempre atualizados e prontos para o público-alvo do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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