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O blog é um canal muito útil para as empresas hoje em dia porque é por meio dele que as organizações compartilham conteúdos valiosos, que atraem os consumidores e geram autoridade.

Mas para que o canal cumpra seu papel, primeiro é necessário garantir a qualidade dos conteúdos produzidos, conhecer as estratégias de tráfego orgânico e utilizar uma ação de marketing digital, entre outras possibilidades.

Muitos profissionais de marketing digital vendem suas estratégias como algo totalmente oposto àquilo que o mundo corporativo estava habituado, mas esse significado não está correto.

Se uma negociação começasse explicando como aumentar as visitas no blog institucional e como isso geraria os resultados, talvez a aceitação por parte das organizações não fosse tão ampla.

De qualquer forma, o fato é que o mercado está familiarizado com os ambientes digitais, conhece suas possibilidades e compreendi o quanto é importante investir nessas estratégias.

Entre as mais procuradas estão a produção de conteúdo relevante e a criação de um blog institucional para compartilhar esses materiais.

Mas para que tudo funcione, é necessário saber como criar conteúdo de qualidade, quais estratégias aumentam a visibilidade do blog e atraem visitantes e de que maneira engajar e manter a audiência fiel, e é sobre isso que o artigo vai falar.

Construir conteúdo com alta qualidade

Um blog é alimentado com conteúdos e eles precisam ser de qualidade e relevantes para atrair visitantes. O criador de conteúdo lança mão de algumas estratégias e elementos que elevam a qualidade dos materiais. São elas:

Escrever para os leitores

Mesmo que o Google avalie a qualidade dos conteúdos para posicioná-los nos resultados de pesquisa, no fim das contas, o material só será considerado bom se for visto dessa forma pelo leitor.

Se alguém fizer uma pesquisa sobre barramento de cobre para disjuntor, é claro que vai encontrar conteúdos otimizados para o algoritmo do Google, mas esses materiais também foram pensados para os usuários.

A marca precisa saber o que seu público-alvo quer ler, o que essas pessoas estão procurando, qual problema querem resolver e assim por diante.

Basicamente, são materiais que falam sobre aquilo que os usuários estão procurando, e para saber qual é a vontade deles, a companhia deve fazer uma pesquisa de palavras-chave.

Reproduzir material atraente

A leitura do texto precisa ser fácil e atraente, o que significa tomar muito cuidado com as palavras que são usadas. A leitura precisa ser fluida e fácil de compreender, e isso envolve algumas práticas para construir um bom texto.

Supondo que o material seja sobre software para portaria virtual, deve-se evitar o excesso de texto sem subtítulos porque isso prejudica a escaneabilidade.

Essa característica é importante porque os usuários costumam dar uma olhada geral nos títulos e subtítulos para saber se o conteúdo fala exatamente sobre aquilo que ele procura.

As linhas e parágrafos também não podem ser muito longos porque tornam a leitura cansativa, e para melhorar ainda mais a fluidez, é interessante intercalar textos com imagens e inserir gráficos e vídeos.

O conteúdo deve ser rico em sinônimos e alternar frases longas com frases curtas, desde que a construção esteja dentro do contexto.

Pensar na reputação do negócio

O acrônimo EAT significa “expertise, authority and trustworthiness”, e ele está diretamente relacionado à reputação do negócio.

Traduzidas, essas palavras significam expertise, autoridade e confiabilidade, 3 pilares fundamentais para a reputação da marca na internet.

Esses princípios precisam ser considerados porque a organização precisa conquistar a confiança do usuário em relação aos seus conteúdos.

Para atender a esses critérios, é fundamental ser pessoal, usar, preferencialmente, imagens próprias, oferecer links apenas para sites confiáveis e incluir avaliações e depoimentos.

Quanto ao blog em si, ele precisa ser via HTTPS, estar de acordo com a lei geral de proteção de dados e oferecer uma boa navegabilidade.

Como aumentar a visibilidade do blog?

Uma marca de bateria de caminhão de 150 amperes precisa aumentar a visibilidade de seu blog para atrair mais visitantes, conquistar tráfego orgânico e melhorar cada vez mais seu posicionamento nos resultados de pesquisa.

Existem várias estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo, e uma delas é usar as palavras-chave certas, tanto nos conteúdos quanto na própria página.

Quando o cliente está passando pelo processo de decisão de compra, além de considerar referências e a opinião de outros compradores, também realiza suas próprias pesquisas.

A companhia precisa saber quais são os termos que seu público utiliza para buscar informações relacionadas aos seus produtos e serviços e desenvolver seus conteúdos a partir deles.

Outra coisa que ajuda muito é falar sobre temas que estão em alta no momento, lembrando que os conteúdos costumam ser classificados entre evergreen e noticiosos.

Um fabricante de separador de corrente cria conteúdos evergreen porque eles duram muito mais tempo, por outro lado, os noticiosos trazem temáticas que são mais discutidas e procuradas pelas pessoas em determinado período.

Mas independentemente do estilo, é fundamental que o material seja criado e publicado dentro do contexto do negócio, ou seja, trabalhando assuntos que estão relacionados à marca e que sejam do interesse do público.

Também é interessante usar outras plataformas e formatos para alcançar os potenciais clientes com mais eficiência e levá-los para o blog institucional, e isso fomenta o tráfego orgânico.

Um exemplo de publicação desse tipo é o conteúdo em áudio, uma vez que ele colabora com a educação do potencial cliente sobre os produtos e serviços. Entretanto, o material do blog deve ser desenvolvido com base em um funil de marketing.

É assim que um fabricante de embaladeira automática para polpa de frutas vai acompanhar a jornada de compra, desde o primeiro contato do potencial cliente até o fechamento da venda.

Deve-se ter atenção à regularidade das publicações porque isso faz com que os visitantes voltem para buscar mais informações e continuar na jornada de compra.

Se a marca estiver investindo em tráfego pago, a regularidade das postagens no blog pode funcionar como um gatilho para que outros conteúdos e imagens apareçam nos displays dos sites que pertencem aos anúncios contratados.

Como manter a audiência fiel?

A empresa também precisa engajar e manter a audiência fiel, por meio de interações e técnicas de fidelização no blog. Entre as mais importantes estão:

Personalizar a plataforma

Trazer mais personalidade e identidade para a plataforma ajuda a compor todo o canal. A marca precisa criar uma identidade para seu blog, considerando as características dos visitantes e seus interesses.

 Uma oficina mecânica especializada em freios consegue se destacar porque, em seus conteúdos, transmite uma forma de falar marcante, consegue se posicionar em relação ao tema tratado e com isso influencia os visitantes.

Lembrando que, no caso de blog institucional, a personalidade da marca deve estar presente na construção dos conteúdos para ter unicidade em todos os canais de comunicação.

Atentar-se a linguagem

Quem está navegando na internet vai procurar assuntos de seu interesse e encontrar conteúdo sobre eles em blogs, sites e outras plataformas. Mas vai manter seu interesse pelo conteúdo encontrado quando ele usa uma linguagem semelhante à sua.

Quando não existe conexão entre as características do público-alvo e a maneira como os conteúdos são escritos, a plataforma toda pode se tornar sonolenta, chata e impessoal.

A linguagem usada em seus materiais por uma empresa de serviço de copeira hospitalar é essencial para que o material seja atrativo e faça o leitor consumir cada vez mais.

Diversificar e aprofundar os temas

Uma pessoa pode perder o interesse até mesmo pelos assuntos que mais gosta se eles se tornarem muito repetitivos, e isso acontece porque o ser humano percebe quando já teve o suficiente de alguma coisa.

Se uma pessoa que gosta muito de pizza tiver que comer todos os dias, mesmo variando o sabor, vai se cansar e pode até mesmo deixar de gostar. Com os assuntos do blog a situação não é diferente.

Por exemplo, no canal de uma administradora de condomínios, existem conteúdos sobre vários assuntos, como distribuição de vagas de garagem, alguma mudança na legislação, direitos e deveres dos condôminos, entre outros.

Mas além de diversificar os assuntos trabalhados, é fundamental que todos os temas sejam abordados com profundidade. Materiais superficiais não ajudam a educar a audiência e não são interessantes para os leitores.

Considerações finais

O blog institucional é um canal muito importante para que a empresa possa divulgar conteúdos valiosos, que vão atrair os usuários, despertar seu interesse pelos produtos e serviços e ainda posicionar a marca como líder em seu segmento.

Só que existe todo um trabalho por trás para que a plataforma seja realmente atraente, conte com materiais de qualidade, saiba esclarecer as dúvidas dos usuários e despertar a vontade de voltar mais vezes para ler os conteúdos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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