Você já ouviu no termo “métricas de vaidade” e “fluxo de reengajamento”? Sabe qual é a relação entre eles? Não se preocupe que vamos te ajudar! 

No caso das métricas de vaidade, estamos nos referindo a dados que são coletados pelos profissionais de marketing, mas que não ajudam na tomada de decisão e que não podem ser considerados como relevantes para o seu negócio. 

Elas podem ser vistas, mas devem ser integradas para uma avaliação precisa da situação da empresa. 

No caso do fluxo de reengajamento temos uma estratégia utilizada para atrair os clientes ou um determinado tipo de público para perto dos serviços que são oferecidos por sua empresa. 

Dessa forma, é essencial que sua empresa saiba como relacionar a análise de dados com os atos de atração do público para obter bons resultados. 

Neste artigo, você entenderá sobre as métricas de vaidade e o que deve ser considerado em sua empresa. Confira a seguir!

Conheça algumas métricas de vaidade

Digamos que você tenha uma empresa de piso de concreto polido e deseja vender seus produtos na internet. Para isso, fez uma publicação nas redes sociais, que teve muitas curtidas. Porém, na prática, as vendas seguem baixas e você não entende o motivo. 

Nesse caso, a explicação está direcionada para o fato de que você só considerou as métricas de vaidade. 

Elas são importantes, mas não colaboram para a tomada de decisão dentro da empresa, nem para demonstrar o real cenário de vendas e da conquista de clientes de um negócio. 

Dessa forma, o recomendado é integrar as métricas, ou seja, reunir um conjunto de dados e avaliar de forma assertiva a real situação de um negócio. Mas, quais são as métricas de vaidade? Apresentaremos algumas a seguir! 

  • Curtidas em posts;
  • Downloads de apps;
  • Cliques;
  • Compartilhamentos de conteúdo.

Falaremos sobre cada um deles a seguir!

Curtidas em posts

Muitas pessoas acreditam que as curtidas em um post devem ser consideradas como uma métrica fundamental para o sucesso de uma campanha no Facebook ou Instagram. 

A pessoa pode ter dado o like por vários motivos: porque gostou do título, da arte ou de alguma informação publicada. 

Porém, essa é uma métrica com pouca informação para uma tomada de decisão, sendo que as curtidas em um post podem ser consideradas a principal métrica da vaidade. 

Ou seja, tome cuidado ao avaliar as curtidas de um post se eles não estiverem alinhados com resultados para a sua empresa. 

Os downloads de aplicativos 

Outra métrica de vaidade que costuma confundir as pessoas de marketing de uma empresa de locação de ambulância, por exemplo, diz respeito ao download de apps, principalmente em processos de criação. 

Contudo, é essencial não somente se atentar a esse número, mas sim, quantas pessoas acessam esse app por dia, qual é o tempo de permanência delas e se os clientes estão fazendo alguma ação dentro do aplicativo. 

Por exemplo, é possível que sua empresa de extintores sp tenha um aplicativo para vendas que tem alto índice de travamento e reclamações. 

Ou seja, de nada vale o número de curtidas ou o download de aplicativos se eles não surtirem efeitos nas vendas da sua empresa. 

O número de cliques em um post ou site 

Outra métrica de vaidade é o número de cliques que uma pessoa pode fazer em um site ou postagem. 

Essa taxa é importante para mostrar se as pessoas estão lendo seu site ou publicações. Mas, parar somente nessa análise é vazio, pois é essencial apontar objetivos direcionados para cada métrica e uní-las em índices de performance. 

Por exemplo, você pode ter um elevado número de cliques e uma baixa taxa de conversão. Em alguns casos, o tempo de permanência em sua página é baixo e por isso, é importante não somente atrair os cliques, mas pensar nas ações que isso representa. 

Os Compartilhamentos de publicações 

Se as pessoas compartilham seu conteúdo é porque ele de certa forma, foi positivo para elas. Porém, o número de compartilhamentos não representa, necessariamente, o sucesso de uma estratégia na área do marketing. 

Por isso, é importante saber que o compartilhamento pode trazer suas vantagens, como o aumento do número de tráfegos, mas é essencial captar a atenção do seu cliente e fazê-lo avançar em sua jornada de compra. 

Para isso, sua empresa de spray drying precisa entregar um conteúdo de qualidade para o público, assim como fazer uma boa gestão das redes sociais. 

A  Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição precisa ser acompanhada em sua empresa, pois ela representa quantas pessoas abandonaram sua página antes mesmo de finalizar alguma atividade ou alguma ação que é considerada pelo Google. 

Ou seja, o usuário pode ter ficado pouco tempo na sua página ou até mesmo, não ter interagido com os links que foram citados dentro da empresa. 

Mas, é válido dizer que existem páginas que vão apresentar maior tráfego e outras, que podem ter mais taxas de rejeição. 

Agora, o que deve ser avaliado são partes do site. Por exemplo, se a área do “fale conosco” quase não tem interações, aí sim pode ser um motivo de preocupação. 

O número de seguidores

Outra métrica que não deve ser tão considerada em sua empresa de equipamentos para laboratórios é o número de seguidores. 

Independentemente da rede social, se Instagram ou Facebook, o número de seguidores da sua página não representa necessariamente os negócios que sua página está realizando. É claro que ter um bom número de seguidores importa, mas não deve ser somente isso. 

Visualizações em sua página 

Essa é uma métrica que não diz muito sobre o crescimento da sua página ou negócio, muito menos em relação às pessoas que decidiram de fato fazerem parte da sua empresa ou conhecerem a fundo o negócio. 

Por exemplo, seu site pode ter 100 mil visualizações e mil visitantes. Por isso, é tão importante que você saiba quais métricas são importantes a nível de dar mais atenção e de criar estratégias em cima delas. 

Quais métricas devem ser consideradas pelo seu negócio?

As métricas que apontamos neste texto são importantes porque ajudam no entendimento sobre o negócio. Mas, isoladamente, elas não servem muito. Por isso, o ideal é investir na integração dessas métricas. 

Nesse momento, apresentaremos 4 métricas que são importantes e que devem ser consideradas com mais intensidade em sua empresa. Acompanhe a seguir! 

A taxa de conversão durante as campanhas

Digamos que sua empresa de laudo de segurança do trabalho fez uma campanha dentro do Google AdWords e precisa verificar qual foi o retorno do investimento, ou ROI dessa ação. 

Seu tráfego pago pode estar recebendo muitos visitantes e cliques, mas quantos deles de fato foram convertidos em seu negócio?

A conversão diz respeito ao ato do cliente realizar alguma ação na sua página, seja para a compra de um produto ou serviço ou para preencher uma landing page para que a pessoa possa baixar um conteúdo rico. 

Ainda, existem algumas métricas de vendas que podem se relacionar com as métricas do marketing! Ou seja, verifique qual é a taxa de conversão de uma ação realizada dentro da empresa. 

As Conversões dentro do funil 

Quando sua empresa consegue fazer com que o cliente baixe um conteúdo ou até mesmo se cadastre em uma landing page, isso deve ser acompanhado. 

Isso porque essa pessoa se tornou um lead, que é um cliente em potencial da sua empresa e deixou informações que são essenciais para o entendimento de qual é a fase de uma pessoa no funil de vendas. 

Com essa identificação, sua empresa de lacre de segurança para embalagens pode trazer um conteúdo que seja personalizado para a fase que o cliente está dentro do funil de vendas. 

A partir do momento que você gera um novo inscrito em newsletter ou uma nova lead que baixou um material rico e deixou informações valiosas, ele está no seu funil de vendas.

Lifetime value  (LTV)

A próxima métrica que vale a pena avaliar é a do inglês “Lifetime Value”, que mostra quanto um cliente vale para a sua empresa. Geralmente, essa métrica é muito utilizada em ações de vendas por assinatura, mas pode ser reaproveitada em outras estratégias. 

É mais simples fazer uma venda com as pessoas que já compraram em sua empresa de exame admissional valor ou até mesmo com outras métricas que existem dentro do e-commerce. 

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Por fim, a última métrica que destacamos neste artigo diz respeito ao Custo de Aquisição por Cliente, conhecido também como CAC. 

Essa é uma métrica bastante importante para as empresas que desejam crescer de forma saudável. Por meio dessa métrica, você consegue entender quanto custa um cliente e fazer com que um negócio tenha um retorno sobre o investimento que seja verdadeiro. 

Por isso, aproveite as dicas que apontamos neste artigo para a sua empresa.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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