Guia do desapego

Entenda o mal de acumular objetos desnecessários e descubra dicas de como se livrar desse hábito 

Manter o armário e o guarda-roupa organizados traz uma sensação de ordem e tranquilidade. Até quem não é organizado consegue sentir prazer após uma arrumação no armário ou na mesa de trabalho.

Hoje, é possível encontrar diversas ferramentas e produtos que são aliados na arrumação, como organizadores, cestas e colméias. Mas o que pouca gente sabe é que existe uma tarefa superimportante que antecede qualquer organização: o descarte.

Tão importante quanto manter suas coisas organizadas é saber desapegar de tudo aquilo que já não precisa mais ser guardado. Essa ideia é defendida pela autora japonesa Marie Kondo, que, em seu livro de estreia A Mágica da Arrumação, ensina: “em primeiro lugar, descarte”. 

Comece sua organização por categoria

Se o primeiro passo da jornada de organização deve ser o desapego, o caminho mais fácil é a categorização dos objetos.

Por exemplo, imagine que você pretende organizar o seu guarda-roupa e não sabe por onde começar. A dica é separar as peças de roupas por tipo: calças jeans, roupas de academia, roupas íntimas, camisetas, malhas, vestidos etc.

Depois de separar por categoria, olhe cada pilha de roupa de forma individualizada e selecione as peças que vão para doação. Nessa seleção, considere peças que já não servem mais, que você não usa há muito tempo e peças antigas que você comprou e nunca usou. 

Outra dica bacana para organização de roupas é: sempre que você comprar uma peça nova, retire uma peça antiga do seu guarda-roupa e encaminhe-a para doação. Com essa prática, você evita o acúmulo de peças, o que ajuda bastante na organização. 

O guarda-roupa é o maior desafio

Para a maioria das pessoas, o guarda-roupa é o principal desafio em termos de organização e desapego. 

O primeiro passo de movimento de descarte pode ser difícil, mas depois que você enxergar o seu armário mais organizado e, principalmente, perceber que as peças não fizeram falta na sua vida, essa prática se tornará cada vez mais fácil. 

Restrinja as repetições

Uma das características do acúmulo de objetos são as repetições. Sabe quando você gosta tanto de um modelo de blusa que decide comprar o mesmo modelo com quatro estampas diferentes?

Ou quando você é apaixonado por potes de vidro e tem uma verdadeira coleção de potes em seu armário — a maioria sem uso. 

Por isso, essa é outra dica de ouro do desapego: ao comprar, evite repetições. Ao descartar, elimine objetos repetidos. 

Reveja a decoração da casa

A decoração é um dos pontos sensíveis durante a organização da casa, principalmente porque ela é repleta de referências — lembranças de viagens e porta-retratos de família, por exemplo.

Toda iniciativa que envolve desapego inclui mexer na decoração da casa. Provavelmente você tem objetos demais nas suas prateleiras, e isso prejudica muito mais do que ajuda.

O excesso de objetos decorativos torna a decoração “poluída” e desvaloriza o ambiente. Por isso, reduza sua decoração pela metade, retirando todos os objetos que não são realmente bonitos e significativos. 

Depois de fazer esse exercício, avalie como o ambiente ficou após a remoção das decorações. Se você não gostar, é só colocar os objetos de volta. 

Faça doações regularmente

Uma das melhores estratégias para manter o hábito da organização e o desapego é por meio de uma rotina regular de doações.

Estabeleça uma data, pelo menos uma vez por ano, para revisar o guarda-roupa, o sapateiro e os armários da cozinha, eliminando tudo aquilo que não está sendo utilizado.

Envolva toda a família na atividade, cada um fica responsável por selecionar roupas, calçados e acessórios que não estão em uso e serão doados. 

Coleções

As coleções são um ponto de discussão polêmico, principalmente entre os colecionadores que não abrem mão do seu hobbie.

Não há nada de errado em ter uma coleção, porém, se você tiver esse hobbie, garanta que os objetos fiquem organizados e dispostos em um local adequado.  

Com pequenas mudanças, é possível reduzir a quantidade de objetos nos seus armários, evitar o acúmulo e levar uma vida mais leve e tranquila. Somado a isso, invista na prática do consumo consciente, evitando comprar produtos desnecessários. 

Outros artigos importantes:

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online