Marketing Mobile

Marketing Mobile é uma estratégia focada em interagir, relacionar e influenciar um público, usando para isso dispositivos móveis como smartphone e tablet.

Investir nessa estratégia é muito importante para qualquer negócio que queira se destacar em seu segmento de atuação, uma vez que oferece vantagens por meio de ações que fazem promoções com os clientes.

Hoje em dia, o celular é praticamente uma extensão do corpo, e isso mostra o quanto é essencial investir em estratégias voltadas exclusivamente para esse tipo de aparelho.

O número de usuários de smartphone é crescente, assim como cada vez mais as pessoas usam esse aparelho para acessar a internet e realizar várias atividades do dia a dia, como comprar.

O celular não serve apenas para se comunicar, mas também para interagir, se divertir, se manter informado, pagar as contas, entre outras possibilidades, e pode até mesmo ajudar em outras necessidades do cotidiano.

Antigamente, uma pessoa não podia sair de casa sem as chaves e o documento, hoje em dia, não pode sair sem o celular porque nele estão os documentos e pode ser usado até mesmo como um dispositivo para abrir a porta de casa.

Devido à sua relevância, este artigo vai falar um pouco mais sobre o marketing mobile e sua função para as empresas.

Taxa de conversão: de que modos essa abordagem o impacta?

A otimização das estratégias para dispositivos móveis afeta a experiência do usuário e a taxa de conversão. Isso acontece porque a estratégia presta muita atenção aos requisitos exigidos pelo Google e outros buscadores. São eles:

  • Carregamento da página;
  • Estabilidade visual;
  • Interatividade adequada;
  • Mobile-friendliness;
  • Navegação segura;
  • Navegação sem empecilhos;
  • Elementos intrusivos.

A velocidade no carregamento da página fica sempre abaixo de 2,5 segundos e isso melhora a experiência do usuário, e consequentemente as taxas de conversão.

Um fabricante de caixa de água grande consegue usar melhor elementos da página sem desconfigurá-la e isso evita outros problemas, como demora para responder, garantindo que o tempo de resposta fique abaixo de 100 milissegundos.

O site todo é mais responsivo e pode ser acessado por diferentes dispositivos móveis, além do mais, a conexão e a navegação são seguras porque a plataforma utiliza protocolo HTTPS.

A organização também consegue eliminar conteúdos maliciosos que possam atrapalhar o usuário, além de evitar o excesso de pop-up e banners.

Tendências emergentes

Existem várias estratégias que são tendências do marketing mobile e as organizações precisam conhecê-las e saber como aplicá-las. Algumas delas são:

Pesquisa feita por voz

A busca por voz mudou a maneira como as pessoas procuram informações, e no ano de 2020, houve um aumento de 47% nesse tipo de pesquisa esse hábito continua crescendo.

Os usuários pesquisam sobre vários assuntos, como lavagem de estofados automotivos, por conta da praticidade da pesquisa por voz que também descarta a necessidade de digitar.

Além disso, também existe um aumento na procura por assistentes virtuais, o que faz da pesquisa por voz algo cada vez mais relevante no cotidiano.

A organização precisa pensar em maneiras de otimizar seu conteúdo para esse tipo de pesquisa, tendo em mente que as pessoas falam e digitam de maneiras diferentes.

Dentro do conteúdo, é necessário usar frases como perguntas, palavras-chave de cauda longa e aplicar tom informal.

Conteúdo gerado pelo usuário

Conteúdos gerados pelos usuários são muito impactantes nas estratégias de marketing. As organizações procuram essas pessoas e pagam para gerarem conteúdos porque eles transmitem mais confiança.

A marca conquista mais credibilidade e ainda consegue estreitar seu relacionamento com leads e clientes.

Alguns exemplos de conteúdo gerado pelo usuário são as publicações e marcações nos perfis nas redes sociais, comentários no blog e nas redes sociais da empresa, bem como resenhas em fóruns e em aplicativos especializados.

Pagamento móvel

A chegada das carteiras digitais também trouxe outras tendências de marketing digital e elas são cada vez mais populares entre os usuários.

Para se ter uma ideia, cerca de 50% dos consumidores utilizam seus dispositivos móveis para fazer compras, o que aumenta ainda mais a popularidade das carteiras digitais, substituindo cartões de crédito e débito.

Assim como os seus clientes, uma marca de tinta alto brilho parede consegue obter benefícios, pois é muito mais rápido do que ter que utilizar cartões e senhas, ou seja, os pagamentos são feitos em menos tempo.

Poupar o tempo do cliente é sinônimo de oferecer uma experiência satisfatória, algo que consegue elevar o nível de lealdade.

Conteúdo em vídeo

Os vídeos são cada vez mais populares e é capaz de engajar um público muito mais amplo do que um texto que fala sobre o mesmo assunto.

Isso acontece porque o vídeo é mais envolvente, fácil de ser consumido e lúdico, tanto é que esse formato já corresponde a 82% do tráfego na internet.

Uma loja de bateria 150 amperes para caminhão pode fazer um vídeo explicando como instalar o produto no veículo, fazer transmissões ao vivo com especialistas da equipe, entre outras opções que geram engajamento.

Social Commerce

Cerca de 3.80 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais e esse número cresce constantemente. Por essa razão, outra grande tendência do mobile marketing é facilitar o processo de compras nessas plataformas.

Por meio do Social Commerce, a marca oferece recursos para que os consumidores comprem seus produtos e serviços dentro das redes sociais, fazendo com que a jornada de compra seja ininterrupta e o cliente possa fechar negócio rapidamente.

Uso de inteligência artificial

A inteligência artificial se torna cada vez mais importante, ao passo que as organizações se aprofundam em tendências de marketing móvel.

Por meio dela, um fabricante de bandeja para óculos consegue fazer curadoria automatizada dos conteúdos por e-mail, reconhecimento de imagem, oferecer preços dinâmicos e ter previsão sobre as vendas.

Também é possível gerenciar conteúdos e e-mail marketing, melhorar o atendimento ao cliente e administrar as redes sociais.

Redes sociais e o seu papel nessa abordagem de marketing

As redes sociais assumem um papel importante no mobile marketing, tendo em vista que as pessoas passam quase 4 horas por dia acessando essas plataformas.

As organizações estão aproveitando o potencial desses canais para aumentar sua visibilidade, mas com foco nas pessoas que usam os dispositivos móveis para acessá-los.

O Brasil possui 150 milhões de usuários ativos nas redes sociais, mais precisamente 70,3% da população, e destes, quase 99% acessam esses canais por meio dos dispositivos móveis.

Isso significa que as pessoas acessam o perfil da empresa nesses canais por meio dos celulares e tablets. Com isso, a partir do momento em que a marca pensa em estratégias de mobile marketing, precisa pensar em ações práticas nas redes sociais.

Uma empresa de serviço paisagismo consegue até mesmo usar essas plataformas para levar as pessoas para o site institucional e convencê-las a contratar seus serviços.

Mas para alcançar esse objetivo, é fundamental investir em boas estratégias e aproveitar as oportunidades.

Deve-se ter em mente que essas plataformas ajudam a criar uma conexão com os clientes, principalmente por meio dos comentários e mensagens.

É perfeitamente possível aumentar o conhecimento da marca e suas conversões, por meio de referências e recomendações de outros clientes.

Algumas empresas se concentram em publicações orgânicas nas mídias sociais, mas também podem investir em publicidade paga para aumentar ainda mais as chances de alcançar os clientes certos.

Para uma empresa especializada em revestimento metálico fachada, algumas formas de fazer isso é criando anúncios no Facebook ou publicações impulsionadas, tweets promovidos no Twitter e pins compráveis ou promovidos no Pinterest.

Também é interessante finalizar as publicações com uma chamada para ação, convidando o usuário a visitar a loja. O ideal é usar links encurtados, figurinhas com link nos stories ou link na bio do Instagram.

A sacolinha do Instagram é um recurso muito positivo para quem é lojista, visto que os produtos podem ser linkados nas publicações incluindo o valor, e este link leva o usuário diretamente para o site, então precisa estar ativo.

Uma empresa de fabricação de moldes para rotomoldagem também pode usar os vídeos para aumentar seu alcance nas redes sociais, principalmente se optar pelas transmissões ao vivo.

Para potencializar os efeitos dessa estratégia, vale a pena finalizá-la com uma chamada para a loja, onde o cliente vai encontrar as opções mostradas durante as transmissões.

Considerações finais

O consumidor moderno é adepto dos dispositivos móveis e faz tudo por meio dele, inclusive comprar. Também é pelo tablet e smartphone que as pessoas acessam as redes sociais e fazem suas pesquisas.

Ninguém mais precisa exclusivamente do computador para acessar a internet, e, tendo em vista essa realidade, nada melhor do que investir em estratégias de marketing voltadas para dispositivos móveis e conseguir resultados ainda melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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