A Matriz de porter nada mais é do que um tipo de análise que pode ser realizado por uma companhia. O seu principal objetivo é fazer com que a marca consiga se situar no mercado em que atua. 

A sua importância se dá justamente porque com esse tipo de análise, é possível que a empresa compreenda o seu papel no mercado e se destaque. 

Vale a pena destacar que com a ascensão da internet, o mercado acabou virando um meio cada vez mais democrático. Isso por um lado é bom, já que abre espaço para tudo e todos. 

Porém, por outro lado, é ruim, já que as concorrências aumentam e fica cada vez mais difícil se diferenciar e se destacar, até mesmo com uma formação em cursos para gerente comercial.

Sendo assim, nesse cenário estabelecido, as análises passaram a ganhar ainda mais importância por servirem como uma bússola e apontarem para qual direção a empresa deve seguir. 

Uma vez que sem esse tipo de feedback, fica ainda mais difícil saber onde está errando ou acertando para conseguir se desenvolver e crescer no mercado. 

Portanto, confira a seguir tudo que você precisa saber a respeito da matriz porter, bem como formas de aplicar essa metodologia em sua companhia. 

Além disso, entenda as suas estratégias e os benefícios para conseguir o sucesso do mercado e promover um maior desenvolvimento do seu empreendimento mesmo sem formação em um curso de ouvidoria.

O que é matriz de porter?

Essa matriz, que também pode ser conhecida como “as cinco forças de Porter”, e nada mais é do que um tipo de modelo para realizar análises setoriais em uma companhia. 

A principal ideia defendida por esse método é que é necessário levar em consideração as cinco forças do mercado que pressionam a empresa na hora de realizar essa análise estratégica. 

Portanto, confira a seguir quais são essas forças, que são possíveis de serem compreendidas, mesmo por aqueles que não possuem uma formação prévia em um curso planejamento de marketing, por exemplo. 

  1. Pressão de novos entrantes

A primeira pressão trata-se de variações que podem ser como barreiras para a entrada de um setor. Sendo assim, para o criador da metodologia, esses nichos são coisas como:  

  • Política governamental;
  • Acesso aos canais de distribuição;
  • Desvantagens de qualquer tipo de custo;
  • A divergência do produto com o mercado;
  • Alto valor de entrada e enorme escala.

Desse modo, é preciso entender esses nichos em específico para compreender sobre o que se trata essa pressão de novos entrantes. 

  1. Pressão de produtos ou serviços substitutos

Essa segunda pressão, por sua vez, se refere à capacidade das companhias de conseguirem absorver seus clientes ao oferecer um produto ou serviço que substitua o seu, ou seja, concorrentes. Essas empresas podem vir de ramos totalmente diversos.

  1. Poder de negociação dos consumidores

A próxima pressão vai depender do setor em que sua companhia atue, mesmo que a equipe não tenha formação em curso comunicação e oratória. Isso porque, ela pode ser mais ou menos forte, dependendo do mercado em que atua.

Além disso, para produtos que são abundantes no mercado e que não geram problemas para trocar de fornecedor, é possível perceber um maior impacto desse poder. 

Entretanto, o oposto seriam produtos altamente exclusivos ou até mesmo de um valor simbólico, como obras de arte, por exemplo.

  1. Poder de negociação dos fornecedores

Calcular esse poder significa entender quando os seus fornecedores oferecem um produto essencial, escasso no mercado e fundamental ao comprador. Então, esse fornecedor tem alto poder de barganha e ele não hesitará em utilizá-lo.

  1. Rivalidade entre os concorrentes

Por último, mas não menos importante, os produtos muito abundantes no mercado, com pouca ou nenhuma variação e que muitas pessoas comercializam, são os mais afetados por essa força, questão que também é aprendida no curso de programação de sistemas

Como fazer uma análise competitiva do seu negócio para identificar as forças de Porter?

Além de buscar analisar a fundo os pontos citados acima, para implementar essa metodologia com maestria, é preciso prestar atenção nos seguintes requisitos:

  • Torne-se líder no mercado;
  • Foco em seus compradores;
  • Organize o valor dos seus serviços no mercado; 
  • Entre outros pontos. 

Dessa forma, você poderá criar uma análise realmente completa e assim, entender todos os pontos citados acima, para desenvolver melhores estratégias e alcançar o sucesso do mercado em que atua.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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