Medo do escuro: estratégias para ajudar crianças a dormirem sozinhas

O medo de dormir sozinho é muito comum entre as crianças. Para elas, a experiência é nova,  e pode ser difícil se afastar dos pais e passar algumas horas sem alguém as protegendo.

No entanto, não há motivos para desespero. Existem várias técnicas que ajudam a trabalhar o medo com muito amor, carinho e imaginação, mostrando que ter seu próprio quarto é seguro e muito divertido. Confira abaixo estratégias que vão ajudar seu pequeno a dormir sozinho.

Naninha e bichinhos de pelúcia

Existem casos em que o medo de dormir sozinho está relacionado com a sensação de solidão. Uma cama vazia pode contribuir para o aumento do medo. Quando for arrumar a cama do pequeno, chame-o para fazer parte do momento e pergunte o que ele quer levar para a cama, um bichinho de pelúcia ou naninha, por exemplo.

Imponha limites para a criança

Um erro muito comum é permitir que a criança fique muito tempo na cama dos pais. Ela até pode dormir com você de vez em quando, mas precisa entender que ali não é o cantinho dela. Imponha limites desde cedo, começando aos poucos, com uma cama para o bebê no quarto dos pais, por exemplo.

Converse com a criança

O pequeno precisa sentir que pode confiar nos pais. Se existe algum medo de ficar sozinho, você deve ouvi-lo. Pergunte porque ele não quer dormir na própria cama e conte suas experiências, mostrando como foi gostoso quando você aprendeu a dormir sozinho. Há algum medo de monstros? Mostre que não há nada embaixo da cama.

Incentive a autonomia

Em outras atividades do dia a dia, incentive a criança a fazer sozinha, sem um adulto por perto. Ela pode trocar as próprias roupas, comer sem ajuda, guardar seus brinquedos. Isso incentiva a autonomia e pode ajudar a deixar o pequeno mais seguro para dormir sozinho.

Prepare tudo para a hora de dormir

Uma das causas para a criança ir para a cama dos pais é o sono interrompido, quando ela acorda pela madrugada. Para evitar o problema e prevenir os pesadelos, durante o dia incentive a prática de atividades físicas e a noite ofereça refeições leves, com o consumo moderado de líquido. Procure também deixar o quarto aconchegante.

Deixe uma luz de conforto 

Talvez a criança ainda esteja se adaptando ao quarto, por isso vale criar um ambiente que transmita segurança. Deixá-la dormir com a luz completamente acesa pode interferir na qualidade do sono, mas uma luz noturna e tênue pode ser eficaz. Aposte nas lâmpadas LED, que mudam de cor, e em uma luminária.

Conte uma história ou cante antes de dormir

Ao colocar seu pequeno na cama, dedique alguns minutos para conversar com ele. Prepare o ambiente, com luzes mais tênues, e conte uma história bonita para ajudá-lo a pegar no sono. As canções de ninar também são úteis nesse momento, além de sua presença até ele pegar no sono.

Crie um ritual do sono

Crianças se assustam com mudanças e novidades, então, vale criar uma rotina. Tire as distrações, como TV e celular, algumas horas antes de se deitar. Depois leve-as para um banho quente, deixe que vistam o próprio pijama, escovem os dentes e vão para o próprio quarto. Em seguida, siga a dica anterior e conte uma história.

Deixe o pet dormir no quarto da criança

Quem tem pets em casa pode seguir essa sugestão e ajudar a transmitir a sensação de segurança para o pequeno, seja o medo relacionado com a sensação de solidão ou com monstros no quarto. Como ele tem apego ao pet, isso funciona como um conforto, dando a sensação de que estará protegido enquanto descansa. Então, coloque a cama do pet no quarto da criança.

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online