métricas

Muitos se perguntam como saber se as métricas de marketing principais estão sendo analisadas de maneira eficaz dentro da empresa para que sejam atingidos resultados positivos na organização, uma questão de grande importância para ter sucesso.

Quando se fala em marketing, a ideia principal é, de certa forma, fazer com o público seja atraído para um produto ou serviço, através de uma mensagem e convencê-lo de que está no caminho correto para adquirir camiseta enfermagem personalizada, por exemplo.

Não parece tão difícil se quem estiver por trás disso for um profissional suficientemente capaz de alcançar este objetivo. Porém, dentro deste caminho, é necessário analisar e testar as métricas de marketing, que fazem parte deste processo.

Componentes na análise das métricas de marketing

Uma análise de qualidade é crucial para um bom resultado e esse campo pode ser dividido em dois passos: definir os objetivos dentro da área de marketing e escolher as ferramentas adequadas para acompanhar.

Quando se fala em definir objetivos, isso significa atingir um determinado propósito com uma campanha de labioplastia a laser, mensurando e avaliando os resultados ao longo desse caminho.

Para que a campanha seja bem-sucedida, os prazos de veiculação devem ser definidos, garantindo que as métricas analisadas melhorem o desempenho da publicidade e convertam mais clientes, por exemplo.

Quanto à escolha das ferramentas para realizar a análise das métricas, existem inúmeras disponíveis, mas algumas são bem direcionadas e específicas para cada tipo de trabalho e algumas das mais importantes são o Google Analytics, Mixpanel e Kissmetrics.

O Google Analytics é a opção mais conhecida e tem como foco a análise de métricas, de simples implementação, disponibilizando a opção de gerar relatórios personalizados sobre carimbo para tecido personalizado, por exemplo.

Mixpanel é uma ferramenta utilizada em muitos segmentos e que tem como foco as estratégias utilizadas pelos visitantes em um site, sendo identificadas em tempo real e que não pode faltar dentro da empresa 

Já o software Kissmetrics é direcionado para acompanhar o comportamento do usuário que se utiliza de aplicação de botox para tratamento de dor para que os pontos falhos sejam identificados com o intuito de melhorá-los, a fim de aumentar a taxa de conversão. 

A análise das métricas é um processo crucial dentro da empresa, partindo do princípio que o primeiro trabalho que envolve o marketing é atrair o público e convencê-lo de que, de fato, está no caminho certo ao comprar um produto ou serviço, ou escolher uma entidade. 

Os tipos de métricas de marketing

Dentro do marketing digital, existem diversos tipos de métricas importantes que devem ser analisadas e na sequência são apresentadas algumas características de cada uma delas.

Número de visitantes em sites

Essa métrica é referente a quantidade de vezes que um site foi visitado pelos usuários e é diferente a quantidade de usuários com relação ao número de visualizações do site ou da página.

Isto porque pode ocorrer que dois mil usuários visitem duas páginas, perfazendo um total de quatro mil visualizações na página sobre adesivo automotivo esportivo incidindo diretamente no número de interações que os usuários têm com esse site ou página.

Número e porcentagem de visitantes 

Essa métrica é para avaliar e analisar em porcentagem se o conteúdo aplicado está fazendo com que o usuário retorne e a análise deve ser feita e comparada em períodos de tempo diferentes.

No marketing, é bem mais fácil reter usuários que já existem do que tentar atrair novos para uma página ou um serviço de corte de policarbonato, porque o trabalho direcionado aos recentes requer esforço redobrado.

Tempo despendido dentro do site 

Esse aspecto é referente à análise do tempo estimado que um internauta navega em um site e nas respectivas seções das páginas. Tem tudo a ver com a forma como a empresa está atendendo às expectativas dos clientes, naquilo que eles procuram. 

Audiência por setor de influência 

Essa é uma métrica que calcula a porcentagem de visitas de diferentes localizações, definindo assim a geolocalização dos potenciais clientes e é um item estratégico, porque permite que o conteúdo seja personalizado, de acordo com o público-alvo.

Público por faixa etária e sexo 

Essa é uma métrica que identifica a quantidade de homens e mulheres que visitam o site, distribuindo-os por faixa etária e esses dados têm como base a construção da buyer persona. 

Com os dados recolhidos na buyer persona, a fábrica de salgados assados acaba melhorando as mensagens para as vendas, personalizando, também, os conteúdos, focando na idade e no sexo. 

Interesses e afinidades em comum

Nesse aspecto, a métrica analisada vai em busca do produto que realmente o público-alvo gosta e se interessa. Dessa forma, é possível criar produtos mais personalizados, gerando melhores e mais conversões. 

Para que isso seja realizado, os interesses são identificados pelas afinidades que existem entre os visitantes, como o gosto por direção eletro hidráulica, por exemplo, ajustando o conteúdo produzido nos canais de distribuição, como as redes sociais.

Visitas por dispositivos 

Essa métrica é interessante, porque identifica em quais dispositivos são realizadas as visitas, e elas podem ser feitas por meio de:

  • Smartphones;
  • Notebooks;
  • Tablets;
  • Smart speakers.

Desse modo, é importante otimizar aquele que gera maior movimentação do público, afinal, grande parte do fluxo pela web vem desses dispositivos. 

Conversão de visitantes

Se a intenção é aumentar o tráfego no site, a conversão de visitas deve ser medida, tendo como foco a receita, aquisição, a consulta e a interação do usuário dentro do site ou página. 

Etapas no funil de conversão

Nesse caso, a métrica analisa a jornada do cliente, qualificando-o para chegar até o funil do funil de vendas, no intuito de concretizar definitivamente uma venda, portanto, os lucros aumentam. 

Sendo assim, nessa jornada, os leads precisam ser convertidos em clientes fiéis para que as compras, ou as vendas, sejam muito mais assíduas e frequentes, podendo-se utilizar um webinar ou oferecer um e-book para download. 

Comentários e opiniões

É necessário identificar as oportunidades de vendas e isso se dá, especialmente, através dos comentários, opiniões e recomendações de produtos e serviços deixados nas redes sociais, um ambiente em constante movimento e que não cessa nunca.

A métrica aqui possibilita o conhecimento da porcentagem dos depoimentos, opiniões e recomendações positivas e, quanto maior ela for, maior será o interesse pela empresa, gerando notoriedade no mercado e segmento em que atua.

Procedência das visitas 

É imprescindível saber de que forma os usuários chegaram ao site e, no Google Analytics, é possível fazer a identificação dos canais que originaram as visitas: redes sociais, um blog ou outra página.

Performance da campanha 

A métrica avalia o sucesso ou o fracasso das campanhas e propagandas realizadas pelos canais de comunicação, podendo ser realizado através do Google Ads, por exemplo. O sucesso conduz a maiores vendas e o fracasso à elaboração de novas estratégias. 

Retorno Sobre Investimento 

No Retorno Sobre Investimento, ou ROI, a métrica quantifica se o dinheiro gasto em publicidade está resultando positivamente, com relação ao retorno do que foi aplicado no investimento.

Caso as campanhas estejam gerando lucros, devem continuar. Caso contrário, é necessário eliminá-las. 

Conversões por tipo de canal 

A métrica calcula, analisa e compara o número de usuários que conseguem atingir o objetivo da empresa, seja pelas redes sociais, um blog ou qualquer outro tipo de canal de comunicação.

Considerações finais 

Diante dessas métricas de marketing, é possível desenhar o desempenho da empresa na realização de campanhas e propagandas, na conversão de leads em clientes, na quantidade de vendas e compras por parte dos visitantes que circulam por um site. 

É uma quantidade extensa de métricas, mas todas elas são essenciais e devem ser analisadas com propriedade e senso profundo de observação, para que não apenas sejam detectadas falhas no processo, mas também para corrigi-las, quando aparecem.

Porém, as métricas escolhidas são determinadas pelos tipos de canais de marketing com as quais a empresa trabalha, sendo sites ou redes sociais, por exemplo, locais onde toda organização deve estar presente nos tempos atuais.

Seguindo as métricas de marketing  escolhidas, e se baseando nos dados colhidos, a equipe dessa área consegue um empenho muito mais qualitativo junto aos clientes, na comercialização de produtos e serviços.

Isso faz com que as estratégias voltadas para as vendas tenham resultados cada vez maiores.

Para finalizar, é válido destacar que a diferença entre indicadores e métricas trata-se apenas do posicionamento de cada um diante da tomada de decisões dentro da empresa, e o objetivo é comum entre ambas: atingir metas pré-estabelecidas pela organização. 

Em termos de nível, as métricas são classificadas como modus operandi e os indicadores apenas as táticas utilizadas dentro da área de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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