e-mail

O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes e populares do marketing digital, porém, engana-se quem acreditava que essa prática não tinha mais impacto significativo nos resultados.

O e-mail é um canal de comunicação que vem ganhando importância, isso permite que as marcas tenham uma comunicação mais eficaz com seus clientes.

Muitos benefícios advêm do investimento em e-mail marketing como o aumento da associação entre organizações e consumidores, a promoção do cultivo de leads e vendas e tem alto grau de retorno sobre o investimento.

No entanto, é vital entender os atributos dessa estratégia se o negócio deseja obter resultados positivos e aproveitá-la ao máximo. Não basta simplesmente enviar e-mails; é necessário um plano detalhado.

Hoje, os consumidores preferem empresas que entendem como interagir e fornecer conteúdo valioso, um dos principais métodos de distribuição desse conteúdo é por e-mail.

Então, para uma maior compreensão, será explicado como trabalhar uma estratégia de e-mail marketing, por que investir nessa estratégia, bem como os principais tipos disponíveis para serem utilizados em um negócio.

E-mail marketing: por que investir?

Essa estratégia é significativa para as empresas por vários motivos. Um dos motivos é sua forte capacidade de segmentação, pois para entrar no banco de dados de contatos de uma empresa de endereço fiscal virtual, o usuário deve se cadastrar.

Para isso, a empresa deve criar uma landing page com conteúdo específico e incluir um formulário de cadastro. A partir de então, somente quem se cadastrar receberá os e-mails.

Outro benefício é a capacidade de iniciar uma estratégia de marketing de entrada produtiva que fornecerá um conteúdo rico que levará os leads ao longo do processo de vendas.

As estratégias de inbound começam fora do e-mail, pois a marca deve primeiro atrair pessoas e depois começar a enviar mensagens para converter.

Ao contrário das redes sociais, o e-mail não possui algoritmos que determinem qual conteúdo será entregue aos usuários. Essencialmente, se a empresa tiver 1.000 contatos na lista, todos receberão a mensagem.

Além disso, é uma prática muito versátil, pois não há limites para a incorporação de diferentes elementos. Podem ser utilizados diversos formatos como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • GIFs;
  • Links personalizados.

Uma empresa de endereço virtual para abertura de empresa pode compor mensagens de qualquer tamanho, pois não há limite para o número de caracteres, portanto, o e-mail pode ser criativo.

O retorno do investimento também é significativo, de fato, o e-mail marketing tem um dos maiores retornos de qualquer estratégia digital.

Isso porque não é necessário um grande investimento, basta um bom nome de domínio, uma ferramenta de automação e um profissional exclusivo para eles. Essas três ações são combinadas para criar as mensagens.

Existem aplicativos gratuitos que automatizam os envios e aprimoram ainda mais o processo.

Além disso, a marca passa a trabalhar diretamente com seu próprio canal, ao invés de passar por outras plataformas para regular o conteúdo, como é o caso das redes sociais.

A empresa consegue atingir todas as pessoas que deseja, isso aumenta sua visibilidade e não há limite para a definição de quem recebe ou não recebe os materiais.

Um negócio especializado em fabricação de embalagem para mini pizza congelada pode escolher entre diferentes métodos de e-mail marketing para enviar ao público. Essa estratégia é ainda mais otimizada pela escolha do método.

Como trabalhar o e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das formas mais eficazes de se comunicar com clientes em potencial. Por isso, é importante entender como usar o email marketing de forma eficaz para maximizar os resultados.

E-mail marketing é uma das formas mais eficientes de se comunicar com potenciais clientes. Para obter resultados eficazes, é importante entender como trabalhar com e-mail marketing de maneira adequada. 

Antes de começar a enviar e-mails, é importante que a empresa defina sua lista de contatos, que pode incluir clientes atuais, prospectos e outras pessoas que tenham expressado interesse na empresa ou produtos.

É importante garantir que as pessoas na lista tenham optado por receber e-mails de marketing do negócio.

O conteúdo dos e-mails deve ser relevante e interessante para os destinatários, incluindo novidades sobre a empresa, promoções especiais, ofertas de produtos, entre outros.

O conteúdo deve ser claro e fácil de entender, e deve incentivar a ação, como clicar em um link para uma página de vendas.

A aparência dos e-mails é tão importante quanto o conteúdo, por isso, é importante ter um design atraente e fácil de navegar, com cabeçalhos claros e botões de chamada para ação óbvios.

É importante testar diferentes versões dos e-mails para determinar qual é a mais eficaz. O momento em que os e-mails são enviados também pode ter um impacto significativo nos resultados.

Por isso é importante escolher um horário em que os destinatários estão mais propensos a ver e ler os e-mails. Além disso, é importante evitar enviar e-mails em dias ou horários que possam ser considerados inconvenientes.

Finalmente, é importante acompanhar e analisar os resultados dos esforços de e-mail marketing para determinar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado, monitorando taxas de abertura, cliques e conversões.

Com base nessas informações, é possível fazer ajustes para melhorar resultados futuros em qualquer tipo de nicho e segmento de mercado.

Quais são os principais tipos de e-mail marketing?

As empresas podem utilizar diferentes formatos, incluindo e-mails sazonais, e-mails de boas-vindas, parabenizando o cliente pelo aniversário, entre outras diversas opções. Sendo as principais delas:

E-mail de aviso de abandono de carrinho

Uma loja online que vende prensa cabo bipartido pode enviar e-mails para pessoas que esqueceram algo no carrinho.

É um método de incentivar o consumidor a voltar à plataforma e concluir uma compra que abandonou por algum motivo.

E-mail de saudações

As empresas também podem enviar saudações aos novos assinantes e compradores de um site para que seja possível direcioná-los a outras etapas importantes.

É também um meio de orientar o usuário no processo de compra e, a partir daí, fornecer a ele as informações pertinentes, dentro do funil de vendas.

E-mail de newsletter

Clínicas que oferecem laudo cautelar completo e outras empresas do mesmo tipo distribuem newsletters para seus contatos. O objetivo dessa estratégia é manter os assinantes por dentro dos novos produtos e novidades da empresa.

É um dos métodos mais eficazes para manter um relacionamento positivo com clientes e potenciais clientes, além de identificar contatos que interagem pouco ou nada, o que leva a estratégias especiais para esses contatos.

E-mail convidativo

As empresas podem enviar convites para eventos e postar convites, ou anunciar produtos ou serviços.

Tudo o que ela precisa fazer é segmentar seus contatos e enviar essas mensagens para aqueles que estão genuinamente interessados.

Agora, se um negócio de prensa jacaré não tem endereço cadastrado, basta criar uma campanha e distribuir um conteúdo de valor para os interessados.

E-mail de mensagem direta

Nem todos os consumidores de uma lista de e-mails estarão ativos, isso significa, comprando constantemente com a empresa. Mesmo assim, ainda é possível enviar por e-mail uma oferta que eles provavelmente irão rejeitar.

No entanto, a organização deve ter muito cuidado ao escolher o assunto, pois deve chamar a atenção do usuário e incentivá-lo a abrir o e-mail.

E-mails sazonais

As empresas podem e devem enviar e-mails em aniversários, como aniversários de lojas, Natal, Dia das Mães, aniversários de clientes, Black Friday e muito mais.

Uma empresa que fornece serviço de motoboy entrega de encomendas voltada para corporações deve capitalizar essas oportunidades para se manter presente no dia a dia dos consumidores e ser reconhecida por eles.

E-mails de nutrição de leads

A nutrição de leads é uma das práticas mais importantes no inbound marketing de qualquer negócio que deseja aumentar suas vendas.

As marcas enviam conteúdo para seu pool de contatos e, à medida que os clientes em potencial expressam interesse no conteúdo, a intenção de comprar um produto ou serviço se torna mais madura.

Um exemplo de aplicação de e-mail marketing é que uma empresa pode disponibilizar um material completo sobre um determinado assunto em um post em seu blog, sendo que para obter o download, o interessado deve preencher um formulário de contato.

Antes de enviar um e-mail, uma empresa que, por exemplo, vende aquecedor solar define o fluxo nutricional, considerando os benefícios na forma do produto ou serviço que deve ser oferecido ao destinatário.

Isso implica que os e-mails devem ser preparados com base no estágio do funil em que o lead se encontra. Toda vez que um usuário abrir o e-mail, se ele estiver interessado, a empresa receberá informações adicionais.

Com a automação ativada, toda vez que um usuário enviar um formulário para saber quanto custa um aquecedor solar, ele passará a fazer parte de uma lista segmentada que receberá e-mails automaticamente com base em seu nível de interesse.

Considerações finais

Por fim, o e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes e deve fazer parte de qualquer tipo de plano da empresa.

Promove a comunicação direta com os consumidores, sem interferência externa e de forma mais pessoal. Com as ferramentas certas, qualquer empresa pode aproveitar ao máximo todos os diferentes tipos de email marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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