single malt e blend

Confira as principais características e opções de whiskies escoceses no Brasil

Quem acha que whisky é tudo igual está muito enganado. Além da maturação que leva anos, outras características são adicionadas ao processo de fabricação da bebida, de acordo com o seu tipo. Aqui vamos falar sobre as diferenças entre whisky single malt e whisky blend. 

E antes de entrarmos nos detalhes, também é importante entender que não existe um whisky melhor ou pior do que o outro, a preferência vai de acordo com o gosto da pessoa. No Brasil, por exemplo, o whisky do tipo blended é mais popular no Brasil, mas há boas opções de single malt no país. 

O que é whisky single malt? 

O single malt é um whisky escocês, considerado um dos tipos mais tradicionais do mundo. Esse tipo de whisky é feito em uma única destilaria e feito a partir de água e cevada maltada, o nome “single malt” vem justamente desse modelo de produção do whisky. 

Outras características do whisky escocês é ter um teor alcoólico inferior a 94,8% para preservar o aroma e o sabor da bebida, maturada em barris de carvalho em períodos de, pelo menos, três anos para comercialização da bebida. Aliás, a expressão “single malt” se refere a característica de produção em uma única destilaria e feito apenas com cevada maltada, sem outros tipos de cereais. 

O que é whisky blended? 

O whisky blended é um mix de vários whiskies, o que ajuda a padronizar sabores e aromas para chegar a um produto de excelente qualidade. Por isso, o blended é feito a partir do single malt e do single grain, que são tipos de whisky com processos singulares, sem nenhum tipo de mistura. 

Com isso, o blended é obtido através da mistura desses dois tipos de whisky escoceses. O single malt e o single grain tem processos de produção e maturação diferentes e depois são misturados para a padronização do sabor. Existem diversos whiskies blended bastante populares no Brasil como o Johnnie Walker, o Chivas Regal e o Ballantine’s. 

Quais são as diferenças entre o whisky single malt e o blended? 

A principal diferença entre o single malt e o blended é que o single malt é produzido sem nenhum tipo de mistura e feito em uma única destilaria, já o blended é feito a partir da mistura de outros tipos de whisky, inclusive do single malt. 

Dessa maneira, é possível encontrar alguns whiskies do tipo blended que são feitos a partir da mistura de um whisky single malt e um single grain. Vale ressaltar que o single grain também é um whisky produzido em uma única destilaria, mas diferente do single malt, outros tipos de cereais são adicionais no processo de produção e destilação da bebida. 

Além disso, existem modelos de whisky blended que são feitos a partir da mistura de dois whiskies single malt. O modelo de produção e características de cada tipo de whisky destaca o aroma e o sabor de cada tipo de bebida. Geralmente, o whisky blended é mais popular por trabalhar com aromas e sabores padronizados, o que agrada a mais paladares. 

Já o single malt tem como uma das principais características o sabor e o aroma inigualáveis, o que é obtido por conta do seu processo de destilação e maturação e pelo fato de ser produzido em uma única destilaria. 

Como já falamos no texto, não há um tipo melhor ou pior de whisky, a preferência tem base no paladar de cada consumidor. O sabor e o aroma são diferenciados e isso traz diversas opções para quem gosta de beber whisky. Se você curte a bebida, você pode mesclar diversos tipos de whisky no seu home bar, tendo diversas opções para momentos diferentes do seu dia. 

Categories:

Tags:

No responses yet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos reservados a permuta online