O SEO é uma das ferramentas mais utilizadas por diversas empresas, nos mais variados ramos, para atrair clientes aos negócios. Porém, existem várias técnicas diferentes de produção e de aplicação dessas estratégias, como white, grey e black hat SEO e é importante conhecer as diferenças dessas categorias.

Cada uma das formas de aplicação de SEO utilizam métodos e recursos diferentes, podendo gerar resultados distintos em determinados períodos. Mas você sabe quais as diferenças entre as estratégias?

Caso sua resposta seja negativa, não se preocupe, pois o intuito é ajudá-lo na jornada de ações de SEO. 

Acompanhe o artigo para saber tudo o que você precisa sobre a técnica de posicionamento, desde a definição do termo até as diferentes técnicas utilizadas em cada uma das estratégias citadas, para identificar as melhores ações a realizar.

Dessa forma, você conseguirá aplicar a ferramenta em seu negócio, seja ele do ramo imobiliário, alimentício ou oficina mecânica mais próxima.

O que é SEO

Antes de mais nada, precisamos definir o que é SEO. Trata-se de uma sigla que define o termo em inglês, “Search Engine Optimization”, ou, em tradução, “Otimização dos mecanismos de busca”.

Na prática, quando pensamos em SEO estamos nos referindo a diversas estratégias que visam tornar a experiência de usuários em páginas online melhores e, principalmente, fazer com que estes sites apareçam nos primeiros resultados de pesquisas online, nos mecanismos de busca.

Pense, por exemplo, que uma empresa de tratamentos para cabelo utiliza técnicas de SEO em seu site. 

Quando um usuário online pesquisar por “exame admissional em cotia”, ou outras palavras-chave compatíveis com os serviços oferecidos, a companhia deseja que a sua página apareça dentre as primeiras nos resultados. Isso é possível por meio dessa técnica.

Afinal, é um fato percebido por estudos de marketing e comportamento que as pessoas tendem a clicar apenas nos primeiros sites que aparecem em suas pesquisas nas plataformas como o Google, pela praticidade e confiança, uma vez que estes sites tendem a ser mais relevantes.

SEO On Page x Off Page

A otimização dos mecanismos de busca pode receber algumas classificações diferentes, de acordo com as estratégias utilizadas. Duas das principais diferenciações classificam as técnicas em SEO On Page e Off Page.

Primeiramente, o SEO On Page é realizado dentro do próprio site, enquanto o SEO Off Page é realizado fora da página da empresa, em outros sites e plataformas que tenham alguma relação.

Além disso, o SEO On Page está sob o controle direto do dono do site, enquanto o SEO Off Page envolve ações de terceiros, como o compartilhamento de links para os endereços em redes sociais ou outras páginas.

Por fim, também podemos dizer que o SEO On Page foca na otimização do conteúdo e da estrutura do site, enquanto o SEO Off Page foca em ações externas que podem influenciar o posicionamento do site nos resultados de busca.

Pensando em exemplos, o site de uma companhia que vende película automotiva ASWF, deve ser otimizado ao máximo, com conteúdo relevante sobre esse item e cuidados com o procedimento, e que utilizem as palavras-chave adequadas com o tema. 

Além disso, o controle do que é feito na página é todo dos responsáveis diretos pela empresa. Essa seria a aplicação do SEO On Page.

Quanto ao SEO Off Page, pense em uma empresa especializada em caldeira a lenha. 

Para realizar as estratégias, ela deve realizar parcerias com outras empresas do mesmo nicho, a fim de divulgar seu conteúdo nestes sites, com links e referências de valor. 

Além disso, a presença nas redes sociais é fundamental para otimizar o desempenho da página.

White X Black X Gray Hat SEO

Além da diferenciação em Off Page e On Page, existem técnicas com valores diferentes quanto à aplicação das técnicas de SEO e seu alinhamento às normas das plataformas e o potencial dos resultados.

Aqui, utilizamos 3 classificações principais: o White Hat, o Black Hat e o Gray Hat SEO.

Podemos dizer que as estratégias se diferenciam, sobretudo, em 3 fatores principais.

Ética

A primeira diferenciação diz respeito à ética verificada em cada prática.

O White Hat SEO segue as regras e as melhores práticas estabelecidas pelos mecanismos de busca e é considerado ético e efetivo para quaisquer negócios, independentemente de se tratar de uma instituição de ensino ou um especializado em segurança e instalação de kit pex

Já o Black Hat SEO usa técnicas e estratégias proibidas pelos mecanismos de busca e é considerado antiético, visando o posicionamento ao invés da qualidade.

Enquanto isso, o Gray Hat SEO se encontra em algum lugar entre os dois, usando técnicas que podem ou não ser aprovadas pelos mecanismos de busca e que podem ser vistas como manipulativas para obter bons resultados, mas sem prejudicar os internautas.

Riscos

As diferentes estratégias também podem ser diferenciadas quanto ao risco de utilização de cada uma – e a consequente punição em relação aos resultados.

Nesse sentido, o White Hat SEO é menos arriscado e menos propenso a receber penalizações dos mecanismos de busca. 

Já o Black Hat SEO é mais arriscado e pode levar a penalizações graves, incluindo a exclusão do site dos resultados de busca.

Novamente, o Gray Hat SEO fica em um meio termo, com um risco intermediário, dependendo da prática e da validação identificada pelos buscadores. Afinal, as técnicas usadas podem ou não ser aceitas pelos mecanismos de busca e levar a penalizações.

Resultados a longo prazo

Se pensarmos nos resultados obtidos com as estratégias, também há diferenças.

O White Hat SEO geralmente produz resultados mais sustentáveis ​​a longo prazo, pois segue as melhores práticas e se preocupa com a experiência do usuário, mesmo que possam demorar um pouco mais para apresentar esse resultado. 

Já o Black Hat SEO pode produzir resultados rápidos, mas esses resultados geralmente não são sustentáveis ​​e podem levar a problemas a longo prazo.

Por fim, o Gray Hat SEO pode produzir resultados intermediários, mas também pode levar a problemas a longo prazo se as técnicas mais usadas não forem adequadas ou consideradas manipulativas pelos mecanismos de busca.

Técnicas de White Hat SEO

Agora, confira a lista com as principais técnicas utilizadas no White Hat SEO para desenvolver seu negócio e posicionamento online. São as principais técnicas:

  • Produção de materiais de alta qualidade (marketing de conteúdo);
  • Otimização de palavras-chave;
  • Otimização das imagens;
  • Melhores títulos, descrições nas páginas e estrutura do site;
  • URLs amigáveis;
  • Sistema de links internos e externos;
  • Otimização do tempo de carregamento da página;
  • Otimização dos sites para dispositivos móveis;
  • Conformidade com as diretrizes do Google.

É recomendado a aplicação destas técnicas por qualquer empresa que deseja investir em SEO da melhor forma e alcançar um bom resultado de forma consistente, como uma fábrica de troféus em acrílico que tem seus websites, por exemplo.

Técnicas de Black Hat SEO

Quando pensamos no SEO Black Hat, algumas das técnicas mais comuns são:

  • Keyword stuffing (excesso de palavras-chave mesmo que sem muito sentido);
  • Cloaking (exibição de conteúdo diferente para os mecanismos de busca e para os usuários a fim de manipular o posicionamento nas pesquisas);
  • Link spam (adição de links excessivamente, sem nexo ou de baixa qualidade);
  • Concealment (esconder conteúdo ou links em uma página para os mecanismos de busca, mas exibir para os usuários);
  • Conteúdo duplicado de outros sites;
  • Hidden text (textos e termos ocultos nos conteúdos).

Apesar do potencial de posicionamento rápido, os algoritmos têm uma identificação cada vez mais rápida das práticas inadequadas.

Por isso, considerando a credibilidade a longo prazo, não é recomendado para nenhuma empresa o uso das estratégias acima. Uma companhia especializada em conexões de rede, por exemplo, deve evitar ao máximo as estratégias listadas.

Técnicas de Gray Hat SEO

O Gray Hat SEO, novamente, é uma mescla das estratégias e suas técnicas mais utilizadas são:

  • Link building com compra de links (proibido pelos mecanismos de busca e pode levar a penalizações);
  • Ocultação de links (considerado manipulação e pode levar a penalizações);
  • Ocultação de conteúdo (também é considerado manipulação e pode levar a penalizações);
  • Spinning de conteúdo (rotação de conteúdo existente para criar novo conteúdo).

Se uma empresa que faz balança para refrigeração, por exemplo, optar por utilizar técnicas de Gray Hat SEO em seu site, é importante que os responsáveis fiquem atentos e acompanhem a aprovação, alinhamento e atualizações das plataformas, bem como o desempenho como um todo. 

Assim como o Black Hat SEO, as práticas podem ser consideradas antiéticas pelos mecanismos de busca e levar a punições, como exclusão.

Punições do Google

Como acabamos de dizer, o Google (e outros mecanismos de busca) tomam medidas para penalizar sites que usam técnicas de Black Hat SEO proibidas e algumas técnicas de Gray Hat também podem ser penalizadas. As punições podem incluir:

Advertência

O Google pode enviar uma advertência para o site, alertando os proprietários sobre as práticas de Black Hat SEO que estão sendo usadas e solicitando que elas sejam corrigidas.

Redução do ranking

O site pode ser classificado mais baixo nos resultados de busca, o que pode resultar em menos tráfego e visibilidade. 

No google, a queda pode ser de 30, 50 ou 950 posições nos resultados de pesquisa.

Exclusão do índice de pesquisa

Por fim, a penalização mais grave prevê que o site pode ser excluído completamente do índice de pesquisa do Google, o que significa que ele não aparecerá nos resultados de busca.

Diferenças táticas

Para concluir, devemos pensar quais são as diferenças táticas entre as técnicas de White Hat e Black Hat SEO.

As diferenças táticas são as diferenças nas estratégias e técnicas usadas para atingir o  objetivo de uma empresa de cabeamento estruturado de redes

No contexto do SEO, as diferenças táticas podem incluir variadas estratégias de otimização de conteúdo, uso de palavras-chave, links, dentre outras que já citamos.

As diferenças táticas podem afetar a eficácia de uma campanha de SEO e determinar se ela será bem-sucedida ou não. É importante avaliar as diferentes opções e escolher as táticas mais adequadas para o objetivo desejado.

Além disso, como vimos, ao pensar em White Hat e Black Hat, podemos concluir que temos a diferenciação tática na ética das estratégias, nos riscos que existem em cada uma e nos resultados obtidos ao longo do tempo.

Cabe ressaltar, ainda, que é contra indicado o uso de técnicas de Black Hat SEO e, se possível, evite o Gray Hat também, devido aos riscos. 

É muito mais vantajoso realizar os investimentos necessários e utilizar as táticas que seguem as diretrizes e aguardar mais tempo para que os resultados positivos sejam obtidos, mas que sejam duradouros.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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