Quanto maior a classificação de um site ou página na internet, mais cliques e possibilidades de tráfego são gerados e, para isso, a aplicação de estratégias de SEO on page e SEO off page são muito importantes.

As boas práticas de SEO on page e SEO off page melhoram a usabilidade de um site, muito por causa da preocupação com a experiência do usuário.

De qualquer maneira, o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização do motor de busca, constrói a credibilidade e a confiança sobre uma marca e contribui para a divulgação em geral. 

A função do SEO no marketing digital

Os mecanismos de pesquisa online, como Bing, Google e Yahoo, proporcionam a visibilidade dos sites, como de uma empresa de impressão de apostilas, pois são eles que, em grande parte por conta do marketing digital, apontam sobre produtos e serviços que os consumidores precisam e auxiliam na qualificação de páginas mais adequadas entre os primeiros resultados.

Para se destacar em um cenário tão amplo, o SEO se torna uma prática importante e que aumenta a visibilidade de forma estratégica.

Outro diferencial da prática é que esse é um método orgânico. Ou seja, não envolve anúncios ou canais pagos nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultados do motor de busca.

Sendo assim, dois componentes eficientes, SEO on page e SEO off page, principalmente quando aplicados em conjunto, permitem melhores chances de classificação nas primeiras posições, qualificando as páginas com técnicas que ajudam o site a classificar palavras-chave e, assim, aumentar o tráfego online.

Quais são os fatores SEO on page?

Na prática, o SEO on page é tudo que uma empresa, como uma especialista em instalação de pisos laminados RJ, pode fazer dentro do próprio site com o objetivo de melhorar a posição nas SERPs e a experiência dos usuários, divulgando seus serviços.

Para isso, os elementos básicos que compõem o SEO on page são:

  • Compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Palavras-chave;
  • Tags HTML;
  • Títulos de página.

Há diversos fatores que podem ser abordados quando se trata de SEO on page, mas vale destacar dentre tantos, algumas práticas efetivas e que valem a pena abordar, principalmente levando em consideração as práticas recomendadas pelo Google, por ser o maior buscador do mundo.

  1. Core Web Vitals

O Google inclui no Core Web Vitals um conjunto de métricas para complementar o SEO, focado na experiência do usuário, e que podem ser usados para quantificar e qualificar a experiência de navegação enquanto o usuário percorre um site sobre dobrador de chapa em condomínios. 

A mensuração se dá quanto à CLS (Cumulative Layout Shift), que trata da estabilidade visual; do FID (First Input Delay), que se refere à interatividade; e LCP (Largest Contentful Paint), que é o tempo de carregamento de um site.

Ao melhorar todos esses elementos, os esforços empregados no SEO on page são recompensados, pois otimizam a experiência e permitem melhorar a visibilidade e credibilidade da marca.

  1. Velocidade de página

O tempo de carregamento de um site, ou velocidade da página, é parte essencial do SEO on page, pois o Google tende a classificar melhor aqueles que carregam as informações de maneira mais rápida (afinal, isso entrega qualidade ao internautas e reduz a taxa de rejeição das páginas, demonstrando que estão alinhadas às pesquisas feitas).

Para melhorar esse aspecto das páginas é possível otimizar o carregamento com arquivos JavaScript, limpeza de cache e compactação de imagens dentro de cada link disponível. 

  1. Compatibilidade com dispositivos móveis

Muitos usuários acessam um site a partir de um dispositivo móvel, como um celular ou um tablet, e isso exige cuidado com o design responsivo. 

As empresas de aquecedor industrial que otimizam a página do site e-commerce, por exemplo, para serem adequadas aos dispositivos móveis, oferecem aos usuários uma navegação amigável, para que todas as informações possam ser apresentadas na tela de maneira dinâmica. 

Como o Google prioriza a UX (Experiência do Usuário), o SEO on page se torna reflexo de uma navegação simples e com carregamento rápido de páginas, tudo seguindo a navegação simples para alcançar os objetivos. 

Fatores relacionados ao SEO off page

A diferença primordial entre SEO on page e SEO off page é que o segundo se trata de um conjunto de estratégias que são realizadas a partir da promoção de conteúdos em sites de terceiros, geralmente relacionados aos backlinks por meio de redes de parceiros e menções orgânicas devido à credibilidade que o site obtém no mercado.

Ou seja, o SEO off page foca em destacar links de um site, ou mesmo uma marca, para que sejam apresentados em outros sites, como os exemplos a seguir. 

  1. Backlinks

Um dos fatores mais importantes para o SEO off page é a qualidade e a quantidade de backlinks em sites de terceiros. 

O algoritmo do Google foi atualizado para identificar essas menções, tamanha a importância dos backlinks, tanto que os algoritmos reconhecem e combatem o spam de links e esquemas de black hat que visam forçar as inserções, de modo a manter a qualidade a ser entregue para os usuários. 

Como os links do SEO off page bem construídos se mostram mais confiáveis, a DA (Domain Authority), ou autoridade de domínio, ajuda um site sobre contabilidade fiscal a se destacar nos motores de busca.

  1. Redes sociais

As plataformas de redes sociais são canais importantes para a promoção de um site e-commerce ou empresarial, mesmo que a classificação de uma página não esteja diretamente relacionada ao número de comentários, curtidas ou compartilhamentos.

Com diversas redes sociais à disposição dos usuários, elas ajudam muitos consumidores a encontrar e se envolver com uma empresa que possui o perfil à disposição. 

Além disso, por meio das redes sociais, é possível alcançar novos leads, ou seja, clientes em potencial, assim como aqueles já existentes.

No caso do Google, o algoritmo indexa determinadas páginas junto às plataformas dedicadas às redes sociais e, sendo assim, quem publica continuamente ajuda a destacar a marca nas SERPs.

  1. Google Meu Negócio

A própria plataforma do Google é essencial para o SEO off page, pois ela permite que qualquer empresa, podendo ser limpeza de coifas, por exemplo, passem a fornecer diversas informações, de maneira fácil, diretamente no mecanismo de pesquisa. 

As informações são de responsabilidade das empresas e podem destacar:

  • Horário de funcionamento;
  • Informações de contato;
  • Localização;
  • Tipo de negócio. 

Com a possibilidade tecnológica que muitas centrais multimídia automotivas permitem, assim como os dispositivos móveis, ao preencher esses dados é possível ter um destaque no Google Maps. 

Tudo vai depender da localização geográfica e de que ponto o usuário faz uma pesquisa.

Por isso é importante configurar a página do Google Meu Negócio Empresarial, e aproveitar essa técnica que o SEO off page permite àqueles que estão inseridos no mercado digital e fisicamente.

Diferenças entre SEO on page e SEO off page

O SEO on page e SEO off page combinam diferentes práticas e técnicas que ajudam a aumentar a classificação de um site nos mecanismos de busca. 

Para entender as diferenças entre SEO on page e SEO off page, é preciso destacar como cada um funciona.

  1. Publicação interna x divulgação externa

Enquanto o SEO on page é dedicado à otimização de componentes internos de uma página web, a equipe deve se atentar à disposição das informações e rapidez do site, a qualidade do conteúdo, o nível de segurança e a velocidade de carregamento, como um todo. 

No caso do SEO off page, é preciso obter links direcionados para o site de uma empresa de manutenção de ar condicionado, junto à otimização a partir das redes sociais e com a plataforma de divulgação do próprio Google. 

  1. Controle sobre SEO on page e SEO off page

Uma diferença que vale ser enfatizada é que o SEO on page pode ser tratado como uma ciência exata, devido ao controle e poder total sobre a aplicação. O mesmo não se aplica quando se trata de SEO off page. 

Por exemplo, um backlink em uma rede social pode não surtir os resultados esperados na captação de leads, o que demanda atenção ao criar campanhas nessas plataformas. 

Ou ainda, um site terceiro pode sofrer uma queda devido ao aumento de acessos, impactando nos resultados do link de direcionamento.

Isso significa que não há total controle sobre o impacto das ações, se comparado às atividades on page.

  1. SEO on page e SEO off page ajudam na conversão

A verdade é que SEO on page e SEO off page ajudam na atração de potenciais clientes e na conversão de leads em clientes, a partir dessa atração de visitantes.

A diferença está no fato que, enquanto um é atraído pelo conteúdo interno sobre fabricante de painéis elétricos, o outro é seduzido por outros fatores, muito do que se encontra fora do site da empresa que vende esse tipo de produto.

Dessa forma, é importante fazer uma combinação de estratégias entre o SEO on page e SEO off page, para que possam trabalhar em uma mesma sinergia e ampliar os resultados obtidos.

Conclusão

Mesmo com as diferenças entre SEO on page e SEO off page, não existe a necessidade de escolher entre um e outro. 

Na verdade, tanto SEO on page e SEO off page são importantes e podem ser trabalhados em conjunto para alcançar o sucesso na classificação nas SERPs e, consequentemente, o desenvolvimento da marca a longo prazo. 

Essa natureza complementar é essencial para uma campanha de marketing digital, pois ajuda a consolidar o lugar como um ponto de referência no setor em que uma empresa atua. 

O caminho a seguir é encontrar um equilíbrio entre SEO on page e SEO off page para, enfim, surtir efeito entre os usuários e os algoritmos dos motores de busca. 

Ao atingir tal equilíbrio entre SEO on page e SEO off page, o empreendedor vai enxergar o aumento no ranqueamento das SERPs e o potencial de ampliação da marca. O que precisa, em seguida, é manter o trabalho para qualificar ainda mais os resultados.Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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