Você sabe o que são infoprodutos? Esse tipo de material é conhecido como um produto digital, que traz o ensinamento sobre algum tema do interesse do público. Ou seja, a venda de informação por meio da internet.  

Dessa forma, existe a transmissão de conhecimento de modo organizado, ajudando, entretendo e engajando quem adquiriu algum produto em sua empresa. 

Com o avanço da era digital e o crescimento do acesso aos produtos online, esses materiais e formatos digitais ganharam ainda mais força.

Por conta da importância do tema, neste artigo falaremos sobre o que são os infoprodutos, os nichos de mercado, quais são suas vantagens e como você pode produzi-los. Ficou curioso? Então, prossiga a leitura!

Os tipos de infoprodutos

É muito importante compreender os tipos de infoprodutos, já que eles agregam uma informação importante para o cliente da sua empresa de manutenção de equipamentos hospitalares, podem ser cursos e até mesmo para um infoprodutor de tecnologia.

Dessa forma, apresentaremos os principais modelos infoprodutos disponíveis no mercado, que podem ser produzidos a partir de técnicas do marketing digital. Falaremos sobre:

  • E-books;
  • Podcasts;
  • Audiobooks;
  • Vídeo-tutoriais;
  • Vídeo-aulas;
  • Programas de mentoria. 

Para saber sobre cada um desses produtos, prossiga a leitura! 

E-books 

Basicamente, esse modelo de infoproduto consiste em livros digitais que são lidos por meio de um computador, celular ou readers. 

Com isso, a empresa consegue transmitir seu conhecimento de forma simples, direta e didática em um formato mais “simples” e muitas vezes mais acessível, sendo ideal para atrair e converter leads em negócios de diferentes portes.

Com isso, geralmente, as empresas oferecem o e-book de forma gratuita, com a finalidade de nutrir o potencial da sua empresa.

Dessa forma, quando o cliente disponibiliza um email ou um dado, a empresa realiza o envio desse material e pode qualificar esse contato para o envio de outros materiais, conforme o interesse sinalizado.

A criação de e-books também é importante para aumentar a autoridade da marca, mostrando que sua empresa é especialista e referência em um assunto. 

Ou seja, o cliente começa a se relacionar com sua marca de forma genuína e valiosa, podendo avançar em sua jornada de compra por meio do interesse que desenvolve nos materiais e contato. 

Apesar de ser um material que geralmente é gratuito, a empresa de segurança do trabalho pode realizar o envio do material de forma paga, conforme o intuito, estágio da estratégia e a profundidade/valor do que está sendo ofertado.

Isso significa que, quando o conteúdo tem elevada qualidade e valor agregado, sendo indispensável para o sucesso da marca, por exemplo, é possível realizar a cobrança disso e fazer com que a empresa lucre com a venda desse material.  

Podcasts

Nos últimos anos, houve um crescimento expressivo dos podcasts devido a facilidade de produção e consumo desse material, e a diversidade de modelos de conteúdos que podem ser disponibilizados nesse formato – como entrevistas, debates, jogos, aula, etc.

Essa é uma forma de transmissão de conteúdo por meio de áudio, mais efetivamente, e que tem se transformado em materiais complementares em vídeo por meio da disponibilização de trechos e projetos em videocast.

No áudio, a principal vantagem do uso desse material é que ele é consumido com facilidade, ou seja, a pessoa pode estar dirigindo, fazendo uma caminhada, ou fazendo qualquer outra atividade e ainda ter acesso a esse material de forma qualificada.

Ainda, existe a vantagem de fazer o download do material para consumo mais dedicado em um momento propício.

O podcast é um material voltado para a criação de audiência, assim como para trazer informação ao seu público sobre um determinado assunto. 

Assim como no caso do e-book, os podcasts também podem ser criados para a comercialização ou fornecidos de forma gratuita para fortalecimento da comunidade e atração/conversão de leads.

Audiobooks

Outro produto importante para a sua rede de fornecedores de materiais cirúrgicos é o audiobook. 

É fundamental que sua empresa invista na criação deste material, levando em conta que é um formato mais denso e com uma discussão mais aprofundada sobre os temas abordados, unindo o potencial de dois formatos muito interessantes. 

Por meio dele, você pode criar um conteúdo específico para o seu público, evidenciando livros, trechos e levantando debates sobre esses conteúdos. 

Assim como o podcast, a vantagem é que as pessoas podem consumir o conteúdo enquanto realizam outra tarefa, sem interferir na experiência.

Ainda, é possível criar um material personalizado para o público, trazendo orientações e com a possibilidade de adaptar o material de forma a facilitar o consumo do público, com marcações e aceleramento.

Vídeos tutoriais 

Este modelo de infoproduto tem crescido muito, sobretudo, com o crescimento do interesse por vídeos por serem de absorção mais dinâmica e fácil.

Geralmente, esse modelo de tutorial pode ocorrer por meio da gravação de tela e tem a finalidade de ensinar os clientes a utilizarem algum tipo de produto, ferramenta ou plataforma do mercado. 

Uma loja de personalizados, por exemplo, pode criar um vídeo tutorial sobre aula de sapateado sp, com a finalidade de criar um conteúdo que seja relevante para o público e que traga as orientações necessárias para clientes e parceiros. 

Ainda, é possível compartilhar esse material em outras redes, como é o caso do Instagram e do Facebook. Geralmente, esses vídeos têm alta demanda e são vistos amplamente na internet. 

Vídeo-aula 

Outro tipo de produção bastante importante é a vídeo-aula, sendo considerada o infoproduto mais relevante e famoso dentro desse mercado. 

Aqui a pessoa realiza o compartilhamento de seu conteúdo por meio da gravação de um vídeo, com apresentação de tela e até compartilhando espaço visual com o conteúdo. 

As aulas podem ser disponibilizadas dentro de uma área para os membros, ou seja, é uma atividade que pode ser comercializada por meio de um curso online mais específico e restrito.

Ainda, é possível estruturar esse conteúdo por meio de módulos e de ações sequenciais. 

Geralmente, o material vem acompanhado de algum complemento, levando em conta a disponibilização de um pdf ou de uma planilha. 

Você pode gravar vídeos sobre diversos conteúdos, como é o caso de materiais sobre prótese capilar masculina grisalha, dentre outros. 

Mentoria online

O último produto que vamos destacar neste texto é o de mentoria online. 

Esse tipo de material está em constante crescimento no mercado digital.

A mentoria representa uma atividade em que a pessoa que é autoridade em um assunto, como um representante importante da empresa, se reúne ao vivo com outras pessoas para trazer orientações acerca de um tema de forma direcionada.

O intuito é o desenvolvimento de todos e até promover debates saudáveis, conforme o tópico, para ampliar visões e soluções.

A sala é online e o papo ocorre virtualmente. O conhecimento nesse espaço também pode ser compartilhado, já que é possível abordar experiências e conteúdos essenciais para o desenvolvimento da empresa e dos participantes. 

Esses encontros podem ocorrer a cada 15 dias ou 1 vez por mês e, geralmente, ficam gravados para posterior consulta dos profissionais que participaram do evento e desejam sanar dúvidas sobre projetos de spda

Plataformas para a divulgação de infoprodutos

Existem algumas plataformas que podem ser utilizadas para divulgar os seus infoprodutos de forma especializada. 

Agora que você tem o conhecimento sobre os principais infoprodutos e as formas de transmissão de conhecimento, é possível utilizar várias estratégias na área digital para divulgação e as plataformas certas para a comercialização dos materiais efetivamente.

Assim, é preciso pensar na forma que o seu conteúdo vai ser disponibilizado, ou seja, como as pessoas terão acesso a ele. Dito isso, vamos apresentar algumas plataformas especializadas a seguir.

Hotmart

Essa plataforma é pioneira quando o assunto é infoproduto. 

Por meio dela, sua empresa consegue realizar a hospedagem do conteúdo, assim como promover a venda de produtos no cenário digital. 

Ainda, é possível emitir relatórios essenciais para que sua empresa tenha insights e possa investir no crescimento. Essa plataforma também se integra com outras ferramentas, como é o caso do RD Station para mensuração e atuação no marketing. 

Eduzz

Conhecida também como uma multiplataforma, a Eduzz é um interessante canal para oferecer a criação de um espaço para o cadastro dos seus membros, assim como para oferecer e criar cursos online, seja sobre logística internacional ou acerca de qualquer outro tema. 

Isso faz com que sua empresa fique muito mais organizada e que seus alunos possam realizar o consumo desse conteúdo de modo sequencial. 

Existe uma comissão que é enviada para o produtor do conteúdo, o que torna esse negócio ainda mais lucrativo e interessante para empresas e autônomos.

Monetizze

A Monetizze é uma que atua na gestão das vendas dos produtos e libera todo o conteúdo que o cliente adquiriu diretamente ou sequencial.

Ou seja, ela é importante por mediar a relação entre o produtor de conteúdo, consumidor e o afiliado. 

Ainda, existe um espaço disponível para a gestão dos membros e equipes de forma rápida e prática. 

A plataforma também vai oferecer relatórios personalizados para a sua empresa entender o cenário e melhorar as ações tomadas.

Aspectos conclusivos sobre os infoprodutos 

Agora que você já conhece algumas plataformas importantes para sua churrascaria em moema, por meio da divulgação de um conteúdo rico, vale a pena destacar alguns aspectos conclusivos do tema. 

Para sua estratégia dar certo, é importante inserir algumas técnicas do marketing digital. 

Por exemplo, o conteúdo precisa ser direcionado para o público-alvo que deseja atingir e alinhado com os objetivos gerais da marca, bem como ter técnicas de otimização dos mecanismos de busca para obter melhores resultados.

Um profissional de copy pode ajudar também na criação de uma chamada atraente para o público. Em alguns casos, também pode ser necessário investir em mídia paga para fazer com que seu negócio seja ainda mais visível e para um público segmentado.

Dessa forma, você garante a possibilidade de atrair clientes para o seu negócio e ainda, aumentar o número de vendas de forma qualificada.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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