Você já ouviu falar no termo  Inbound Marketing e sabe o que ele significa? Cada vez mais, as empresas têm percebido a importância dessa estratégia, que é direcionada para a conquista dos clientes, assim como para o aumento do número de vendas e reforço da autoridade diante da sua audiência. 

O inbound marketing também é conhecido como marketing de atração e sua diferença quando falamos sobre o marketing que é praticado tradicionalmente é que existem técnicas que levam o cliente a procurar a sua empresa. 

Essas técnicas são direcionadas para atração dos clientes em potencial da sua marca, por meio da criação de um bom relacionamento com o usuário. 

Para isso, é possível, por exemplo, produzir um conteúdo que seja personalizado. Nesse artigo, você entenderá a fundo o que é o inbound marketing e como ele pode impactar positivamente os seus resultados. Prossiga a leitura!

Entenda o conceito do inbound marketing

O conceito surge em 2009, nos Estados Unidos, a partir do lançamento de livro especializado no tema. Desde então, a técnica só tem crescido cada vez mais, seja nas estratégias utilizadas dentro do ambiente digital e nas agências de marketing e publicidade.

Diferentes empresas, seja uma indústria ou um negócio de serviços de enfermagem domiciliar têm apostado nesse tipo de ação, pelo fato de que ela pode atrair novos clientes para a empresa, aumentar o número de vendas, assim como fortalecer a imagem da marca. 

O conteúdo criado pelo inbound marketing tem a finalidade de educar a sua audiência, assim como filtrar os clientes em potencial da sua marca para a realização de uma determinada ação. 

Dessa forma, essa é uma estratégia que permite segmentar as pessoas por interesse em relação ao seu negócio. 

Com isso, podemos afirmar que essa é uma estratégia que foca no relacionamento com o usuário e que faz com que o cliente procure por sua marca. 

Qual é a utilidade do inbound marketing?

Você já entendeu sobre o conceito do inbound marketing, mas ainda pode estar se perguntando acerca de qual é a sua importância ou utilizada para a sua empresa de enfermagem home care ou qualquer outro segmento. Não se preocupe que vamos explicar!

Cada vez mais, as pessoas estão utilizando o meio digital para se informar, assim como para realizar a compra de produtos e serviços. A internet está presente em todos os locais e por meio dela, as pessoas podem realizar as mais variadas atividades. 

Diante desse cenário, as empresas estão percebendo a necessidade de utilizar as técnicas do inbound marketing, pois é necessário se diferenciar diante dos concorrentes. 

Outra vantagem importante do inbound marketing em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de mensurar os resultados. Ou seja, por meio dessa estratégia, você consegue fazer um mapeamento assertivo das atividades que estão dando certo ou não dentro da sua empresa. 

Com isso, você entende melhor sobre o tráfego do seu site, ou até mesmo a quantidade de chuveiro de emergência que foi vendida em um determinado período de tempo. 

Ainda, por meio dessa estratégia, sua empresa pode otimizar o ROI, que é o retorno sobre investimento, desenvolvendo excelentes campanhas e ações de comunicação e marketing. 

E tem mais! Podemos destacar outras vantagens importantes para a empresa que adota as técnicas do inbound marketing. São elas:

  • Aumento da visibilidade da sua empresa;
  • Atração de leads, ou de clientes em potencial;
  • Redução do custo para a aquisição dos clientes;
  • Geração de um conteúdo que seja relevante para o usuário;
  • Otimização dos recursos utilizados na área do marketing. 

Com isso, podemos entender que o inbound marketing pode trazer resultados positivos para a sua empresa, sendo considerado também mais barato do que investir no marketing convencional. 

Conheça as etapas do inbound marketing

Agora que você já entende quais são as vantagens que sua empresa tem ao investir em inbound marketing, vamos entender as etapas dessa ação para que essa estratégia possa ser aplicada dentro dos Filtros ecológicos ou de outro negócio. Acompanhe!

Basicamente, o inbound marketing se divide em 5 fases que apresentaremos a seguir! São elas:

  • A atração;
  • A conversão;
  • O relacionamento;
  • A venda;
  • A análise. 

Vamos entender sobre cada uma dessas etapas? 

Atração

O primeiro passo é a atração, pois, se o cliente não visita o seu site ou sua rede social, não teremos vendas. Então, o primeiro passo é chamar a atenção do público-alvo da sua empresa. 

Nessa etapa, a equipe de marketing desenvolve um conhecimento profundo sobre as características do cliente, com a finalidade de entender quais são seus gostos, preferências, interesses e assuntos que considera relevantes.

Neste caso, todo o esforço realmente é investido em pessoas que tenham interesse pela marca, ou seja, a ideia é ser o mais específico possível. Para a atração ser eficiente, algumas técnicas são utilizadas. 

Por exemplo, temos a presença do marketing de conteúdo, que trabalha a produção de um texto personalizado e rico em informações para o seu público.  

Além disso, existe o trabalho com as técnicas de SEO, que visam otimizar os mecanismos de busca na internet, melhorando o ranqueamento da sua página e trazendo mais destaque ao seu negócio. 

As técnicas de SEO também lidam com as palavras-chaves que são mais relevantes para o usuário, seja a fisioterapia home care preço ou qualquer outro tema. 

A empresa também pode utilizar outras estratégias que sejam direcionadas para atração do público nas redes sociais, assim como por meio de links patrocinados.

Conversão

A próxima etapa após a atração do público direcionado é a conversão. Para isso, um simples visitante precisa se tornar um lead, ou seja, um cliente em potencial da sua empresa. 

Isso representa dizer que a pessoa tem que demonstrar algum interesse pela marca, seja por meio da ação de preencher uma landing page ou de baixar um e-book sobre serviço de cuidadora de idosos

Com essas informações, a empresa pode investir na nutrição de leads, por meio do envio de email marketing. 

Vários materiais para educar o cliente precisam estar disponíveis em sua estratégia de inbound marketing, porque essa é uma fase de fazer com que o cliente conheça o seu negócio e entenda que ele é uma autoridade no assunto. 

Vários elementos podem ser utilizados nessa fase, como:

  • Landing pages;
  • Call to actions;
  • Preenchimento de formulários;
  • O envio de ofertas. 

Relacionamento

Após essa fase, começamos a etapa de relacionamento com o cliente, já que nem todas as pessoas são clientes em potencial da sua marca. O grande diferencial é entender que existe uma jornada de compra do consumidor e que ela deve ser respeitada. 

Nem sempre o cliente está pronto para a venda, por isso, a empresa precisa investir nesse conteúdo de “educação”, assim como na boa experiência do usuário por meio de um relacionamento. 

Para se relacionar, a empresa pode fazer o envio de email marketing, de newsletter, assim como de outros artigos, para fazer com que o cliente siga se lembrando do seu negócio. 

Vendas

Com todo o processo de nutrição de leads ocorrendo e de relacionamento, podemos falar da ação de vendas. 

Ou seja, todo esse trabalho é feito com a finalidade de proporcionar boas oportunidades ao seu negócio. Dessa forma, é possível ofertar produtos e serviços ao seu cliente, seja a venda de aparelho de endoscopia ou de qualquer outro material. 

Tudo isso pode ser avaliado a partir de softwares que verificam qual foi a quantidade de vendas de cada vendedor, assim como aspectos ligados à nutrição dos leads. Tudo pode ser quantificado, o que torna a estratégia bastante válida.

Análise

Por fim, existe a fase da análise em que é possível fazer um acompanhamento de todos os resultados das campanhas geradas. 

Na análise, sua empresa consegue ter uma ampla percepção do negócio, por meio do monitoramento de cada atividade e ação criada. Com isso, você consegue direcionar as ações e atividades para os pontos de lacuna e que necessitam de maior atenção. 

Para fazer esse monitoramento, existem várias ferramentas que podem ser utilizadas por sua empresa, como é o caso do Web Analytics, que permite a extração de dados utilizados em suas campanhas para uma análise da estratégia de marketing. 

Com isso, todos os resultados podem ser mensuráveis dentro da sua empresa. 

Aspectos conclusivos

A partir do entendimento do que é o inbound marketing, seus benefícios e fases de aplicação, é essencial que sua empresa de eletrodo para solda inox, ou de qualquer outro negócio, possa contar com uma equipe de marketing que faça um planejamento das atividades ligadas a esta estratégia. 
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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