SEO off-page

Cada vez mais as empresas têm buscado investir e estar presente no meio online e para isso é fundamental garantir tráfego orgânico nos meios de contato com o público, uma das estratégias mais relevantes neste sentido é o SEO Off-page.

É evidente que a criação de conteúdo é um fator primordial para que mais pessoas encontrem o site ou blog de uma marca, mas além disso é preciso dar estrutura de SEO, Searching Engine Optimization para que esse conteúdo seja achado pelo público certo. 

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam os sites para que esses sejam encontrados dentro das ferramentas de busca. 

Nos dias atuais diversas empresas investem nesse quesito de otimização independente do seu tamanho ou área de atuação comercial. 

O número de empresas que estão presentes no meio online é cada vez maior e apesar disso nem todas contam com uma base de SEO no seu site. 

Estudos da área no Brasil indicam que menos de sessenta por cento das empresas investem nessa técnica. 

Com mais acessos ao site de uma empresa de vídeo book de lançamento de produto é possível produzir conteúdo dentro de uma estratégia de captação de leads, aumentando por consequência as conversões de vendas. 

As técnicas de SEO, Searching Engine Optimization se dividem em duas configurações, o SEO Off-page e o On-page. É muito importante ter esses dois conceitos divididos de forma clara para que as decisões do planejamento de marketing sejam mais assertivas. 

Muita gente associa a internet como uma grande vitrine de divulgação,mas é importante entender que seu produto não é simplesmente achado nas buscas, ele precisa estar relacionado a algum gatilho dos assuntos pesquisados cotidianamente. 

O que é SEO-Off page?

Para entender o que é o SEO Off-page é preciso entender o que é o próprio SEO de forma um pouco mais aprofundada. A sigla de Searching Engine Optimization, ou seja, Otimização de Mecanismos de busca é uma série de processos que posicionam resultados no Google. 

Os buscadores online definem uma série de quesitos de formatação de sites e páginas para que sejam apresentados os links mais úteis quando se faz uma pesquisa como cinto automático e ser encontrado é sinônimo de vender mais.

Esses motores de busca avaliam a qualidade de cada página por meio de um algoritmo complexo que avalia questões como:

  • Utilização de palavras chave;
  • Adaptabilidade da página para diferentes telas e dispositivos (mobile e desktop);
  • Originalidade do conteúdo;
  • Presença de conteúdo multimídia;
  • Organização interna e externa de links. 

Agora é preciso aprofundar nosso olhar nesse último ponto, a gestão dos links. Esse processo é chamado de link building, do português, construção de links e a técnica Off-page é um dos itens inclusos. 

Links internos são aqueles que auxiliam o usuário a navegar dentro de um site de impermeabilização de estofados automotivos sem que ele saia de um mesmo domínio. Apesar de serem muito relevantes, são os links externos que fazem um site se destacar. 

O termo Off page, traduzido como fora da página, especifica uma interação muito valorizada pelos buscadores virtuais, quando um site desassociado ao seu domínio e com um bom nível de autoridade menciona um link. 

Nessa equação, o link divulgado ganha pontos na escala que o SEO utiliza para se posicionar durante as pesquisas. O principal motivo para aplicar estratégias de SEO Off-page é que ele costuma ser o processo mais eficiente para subir nas buscas. 

Em resumo, o SEO externo vai se relacionar com as ações feitas fora do site e alavancar o tráfego orgânico dos links utilizados, gerando uma maior chegada de leads qualificados, de conversões de venda como consequência e reforçando a autoridade da marca no digital. 

Apesar dos conceitos inseridos do SEO Off-page serem nativos e próprios do marketing digital, é possível entender ele através de uma analogia do marketing tradicional. É de senso comum que a divulgação boca a boca é a forma mais eficiente, e isso tem explicação.

Quando não é a empresa que está falando sobre o próprio serviço de lavagem de bancos automotivos, mas sim um comprador, o receptor dessa mensagem tende a acreditar mais por conta da aprovação de um terceiro, a mesma lógica se aplica aos links. 

Quando os buscadores identificam um link divulgado por outros domínios de credibilidade, ele tende a posicionar melhor esse resultado por que um terceiro validou e repercutiu aquela página. 

O SEO Off-page no entanto demanda um esforço de construção de relações e parcerias de troca que criam uma rede de links de diferentes empresas, instituições e blogs que se conectam e se alavancam mutuamente. 

O marketing digital faz uso de tecnologia de ponta e processos automatizados que fica fácil se esquecer de uma verdade básica: no fundo, toda e qualquer ação, seja online ou não, diz respeito a pessoas e não a coisas.

Como aplicar o SEO-Off page

Partindo para a prática, para uma empresa de portão pivotante estabelecer uma boa pontuação utilizando o SEO Off-page ela precisa se atentar a quatro pontos que podem ser levados como dicas e recomendações para otimizar os resultados dos sites:

  • Garanta a criação de um conteúdo rico, relevante e inteligível;
  • Crie laços de colaboração com outras empresas; 
  • Promover e divulgar os conteúdos em diversas plataformas;
  • Fique de olho nas questões técnicas. 

A base fundamental de uma estratégia estruturada a partir do SEO Off-page é a elaboração de conteúdos de valor, por valor pode-se entender conteúdos com informações relevantes, originais de qualidade e com a redação adaptada ao público que se deve alcançar. 

Quando o conteúdo apresenta esse valor ele transcende a relevância do seu blog ou site e passa a aparecer em outros sites do segmento com a linkagem adequada e com os créditos que reforçam a estratégias de SEO Off-page.

A produção desse conteúdo de valor depende de um acompanhamento muito pontual e preciso das novidades do mercado, tendências e outras informações que podem agregar credibilidade para o seu site com a atração de um maior número de visualizações. 

Pode parecer trabalhoso, mas existe uma forma de gerar mais conteúdos ricos com menos custos e dificuldades, transformando a rotina da marca no conteúdo. 

Existe muito interesse em saber como acontecem os processos de empresas, indústrias e marcas e isso pode ser publicado facilmente. 

Uma indústria de persiana rolo automática que mostra os processos de fabricação dos seus produtos pode ser referenciada em sites que revendem esses produtos, veículos de comunicação especializados e até blogs de profissionais de arquitetura e design de interiores.

Mesmo que a empresa consiga desenvolver um formato de conteúdo rico, relevante, frequente e bem estruturado, os compartilhamentos espontâneos são minoria e uma estratégia de SEO Off-page não pode ser estruturada só com essa fonte. 

Boa parte dessa questão é sobre abandonar a ideia de que marketing digital é só sobre números, índices, algoritmos e automações. 

Na verdade, a base do marketing continua sendo a comunicação e colaboração entre membros de um mercado.  

Uma grande iniciativa que reforça o SEO Off-page é a criação de parcerias com outros sites ou profissionais do setor para a criação de conteúdos em conjunto ou a troca de apresentações. 

Uma vidraçaria especializada em espelho bisotado pode firmar parcerias com arquitetos para divulgarem seus produtos no blog do profissional e vice-versa. 

Sendo assim, parte da estratégia é criar uma rede de contatos com outros profissionais qualificados e com credibilidade.

Empresas que investem na produção de conteúdo para apresentar seu produto ou serviço precisam conhecer estratégias que aproveitam da melhor forma cada criação. 

Quando um texto é feito para o blog ele pode se transformar em um vídeo, postagem em redes e outros variados formatos.

Além de estar presentes em outros meios com a mesma mensagem bem construída, relevante e que apresenta o seu produto, cada espaço online que receba o seu conteúdo pode conter o link do conteúdo original e favorecer a estratégia de SEO Off-page. 

Com tudo dito até aqui é possível perceber que o conteúdo e as parcerias são os elementos chave para essa estratégia, mas a questão técnica não pode ser esquecida. É preciso acompanhar se os links que relacionam essas páginas estão funcionando corretamente. 

Se páginas relevantes alavancam um site nas buscas, a presença de links quebrados, repetidos ou de baixa credibilidade pode sabotar o próprio crescimento do domínio. 

Considerações finais

Uma empresa de estação de trabalho 4 lugares que busca investir em estratégias de SEO vai em algum momento se deparar com o conceito de SEO Off-page. 

Em resumo, esse é responsável pela aparição do link que direciona até a marca em outros domínios. 

Para reforçar essa estratégia é preciso de atenção e dedicação para a criação de conteúdos relevantes, a comunicação com outros membros do mercado para estabelecer parcerias e perícia para que a questão técnica do site seja feita corretamente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios