Empreendedores diversos passaram por um momento turbulento, a nível mundial e, passado os piores momentos, o pós-pandemia de COVID 19 se mostra como a oportunidade ideal para retomar e alavancar vendas para quem atua no setor varejista.

Para além de cenários de crise, inovar e modernizar os modelos de negócios são recursos que todas as empresas precisam implementar de tempos em tempos para se manterem competitivas.

As empresas que se adaptaram, aproveitando da melhor forma possível as ferramentas tecnológicas, principalmente, se transformaram completamente. Isso resultou em melhorias que refletem na forma de atendimento ao cliente e na oferta de melhores produtos e serviços.

A adaptação a um novo cenário do mercado consumidor e a aplicação de novos sistemas de vendas e marketing, por exemplo, serviram para atrair os clientes. E isso é apenas o começo dentro de uma era digital que precisou se adiantar para atender a população, de forma geral. 

Como uma pessoa que está inserida no empreendedorismo, você sabe que fechar uma venda é crucial para o seu crescimento e sucesso. 

Assim como você, muitos outros empreendedores se perguntam se há algo específico que eles possam fazer para aumentar o ROI (Return Over Investiment), a receita e o lucro. 

Com as dicas apresentadas a seguir, em conjunto com técnicas e estratégias práticas de vendas no varejo, é possível aumentar a lucratividade e também promover clientes que se mostram verdadeiros embaixadores da marca, atraindo outros consumidores. 

Faça perguntas e escute seu cliente

Para atender o mercado consumidor, é importante se qualificar como um fornecedor, e é preciso fazer as perguntas relevantes para os clientes tanto quanto forem apropriadas. 

Muitas vezes, o cliente em potencial, ou lead, reterá informações do empresário, ou da empresa, que ele não considera pertinente a uma conversa. 

No entanto, quanto mais você se aprofunda nas necessidades do cliente, até que entenda quais problemas desse consumidor o seu serviço/produto pode solucionar, maior a chance de mostrar valor, ou seja, efetivar um negócio comercial. 

Assim, quando conversar com seu cliente em potencial, tente a abordagem de fazer perguntas como se ele já tivesse comprado seu produto ou serviço e ouça atentamente suas necessidades.

Assim, por exemplo, ao invés de perguntar se eles gostariam de comprar, verifique como eles pretendem realizar os pagamentos. Também vale perguntar se eles usarão o produto ou serviço em casa ou no ambiente de trabalho.

Quando se trabalha na área de serviços e itens mais específicos, como é o caso do brindes personalizados, essas questões se tornam ainda mais pertinentes, e oferecem ao cliente em potencial a oportunidade de abrir um canal de comunicação direta, com respostas contundentes. 

Do mesmo modo, permite que a solução mais adequada seja indicada ao consumidor, conforme a necessidade de suprimento. 

Consideremos o exemplo do nobreak, caso o cliente seja uma empresa, é crucial saber o tamanho do empreendimento para que um equipamento mais adequado para preservar todos os maquinários seja cotado.

Assim, as perguntas devem ajudar a entender o consumidor, as necessidades, e como sua empresa pode oferecer a melhor solução, dentro de um custo acessível e com benefício que se encaixa na venda, bem como deve visar estabelecer um relacionamento de mais confiança e abertura para as indicações.

Mostre todo seu potencial

Um segredo de como alavancar vendas acontece quando você compartilha resultados com seus clientes em potencial, permitindo que eles vejam como podem crescer e dimensionar sua operação ou satisfazer sua própria necessidade pessoal.

O serviço que você oferece precisa ser encarado como uma solução para os clientes, o que torna mais fácil para eles comprarem o que você está vendendo. Afinal, eles estão enxergando os resultados. 

É nesse momento que os depoimentos dos clientes sobre uma manutenção de nobreaks, por exemplo, podem ser apresentados em sites corporativos, nos blogs com artigos e textos, ou mesmo nas plataformas das redes sociais. 

Assuma a venda finalizada

Um dos grandes segredos para fechar uma venda é assumir que a pessoa do outro lado do balcão, ou do teclado (no caso do comércio eletrônico), já tomou a decisão de comprar seu produto ou serviço.

Existem duas boas razões por trás disso. 

A primeira é que, dependendo do setor em que você atua e sua empresa está inserida, seja um fornecedor de materiais de construção ou uma loja de produtos de tecnologia, há uma boa chance de que seu cliente em potencial tenha feito a própria pesquisa sobre os produtos/serviços que melhor atendem sua necessidade e já decidiu que vai comprar. 

A segunda razão está na confiança que você demonstra ao assumir a venda, facilitando a construção de um relacionamento com seu cliente. 

Assim, quando você terminar toda a transação comercial do escritório contábil, no caso do exemplo do depósito, eles nem percebem que foram atraídos para a compra.

Destaque-se dos concorrentes

Encontrar um produto ou serviço para resolver um problema ou atender a uma necessidade é mais fácil do que nunca, muito por causa do comércio online em que a sociedade está inserida e a possibilidade de relacionamento e pesquisas digitais.

Para se destacar nesse meio, identifique e ressalte os diferenciais do seu serviço em comparação com a concorrência e mostre que suas cortinas blackout que você produz são os melhores no mercado, por exemplo.

Além disso, possibilite que eles procurem em plataformas em que confiam comentários e avaliações sobre a empresa, também trazendo experiências de outros clientes em seu site e redes sociais. 

Isso porque a prova social é um dos mais importantes gatilhos e reforça a qualidade e confiança na empresa.

É importante que sua mensagem se destaque das demais marcas, e assim seu cliente em potencial pode ser atraído para resolver as necessidades de consumo.

Fazer com que seus clientes em potencial escolham você começa com uma primeira impressão única e de qualidade.

A mensagem que você passa deve falar com eles, entender a dor, ou falta de algo, que eles estão sentindo, mesmo que eles ainda não saibam do que se trata exatamente a solução.

Assim, a entrega de sua mensagem também deve ser atraente e acionável, fazendo com que esse usuário interaja com ela. 

Conte sua história visualmente

Os recursos visuais de uma loja de bicicleta e marketing podem ajudar a mensagem a se tornar acionável e mais atrativa. 

Mas, para além de textos e botões, é importante que os conteúdos sejam apresentados em diferentes formatos, adequando-se aos objetivos, público e canais, sendo mais dinâmicos e convidativos. Alguns formatos e plataformas disponíveis são:

  • Áudio e vídeo;
  • Blogs corporativos;
  • Lojas virtuais;
  • Infográficos;
  • Sites empresariais.

Escolha bem os seus canais de comunicação para apresentar essas ferramentas, pois elas podem mostrar como as resoluções dos problemas do seu cliente em potencial estão logo à frente, em alguns cliques no mouse ou com o deslizar de dedo em um celular smartphone. 

Ao empregar imagens, sejam estáticas ou em movimento, você cria um contraste, o que pode proporcionar uma sensação de urgência e que vai ajudar a fechar a venda. 

Supere as objeções de vendas

Para o profissional de vendas experiente, uma objeção é uma campo que pode ser explorado amplamente, se tornando a melhor oportunidade de abordagem a um cliente em potencial com algum resquício de dúvida. 

Uma objeção significa que um comprador está envolvido, e que ele está realmente considerando sua proposta de negócio, mas tem dúvidas ou receios.

Superar objeções de vendas de um curso nr 10, ou qualquer outro produto/serviços, é a chave para concretizar a comercialização, levando em conta que muitos clientes querem a combinação perfeita de qualidade excepcional, serviço maravilhoso e preços baixos. 

Por isso tenha em mente o perfil de cliente ideal, pois assim você sabe quais materiais são mais atrativos, como fazer a abordagem, quais as principais dores e o que valorizam em uma tratativa e em um produto/serviço, agregando mais valor ao material.

Destaque seus pontos fortes, apresentando razões articuladas que explicam o que o torna melhor em relação aos concorrentes. 

De uma vez por todas, apresente aos seus clientes o que eles receberam e porque é, de fato, tão bom. Em outras palavras, venda o valor que o seu produto ou serviço trará para eles. 

Entenda o que motiva seus clientes a comprar

Invista tempo para aprender o que motiva seus clientes de verdade. Aproveite o tempo para conhecer as necessidades, desafios, preocupações e medos. Sirva-os primeiro, e seus interesses serão atendidos de uma vez por todas. 

À medida que você aprende sobre seus clientes, também está investindo tempo para os educar melhor, ajudando a movê-los para o fundo do funil de vendas de forma qualificada. 

As pessoas compram porque têm alguma dor ou necessidade, como contratar um serviço de assinatura digital como fazer para ajudar no gerenciamento correto do empreendimento e otimizar os ganhos para evitar falência.

Assim, é preciso que você mostre que, dentro do seu campo de atuação, você é o profissional com o perfil ideal para atender essa necessidade, seja pelo produto em si ou mesmo por uma solução, conforto e/ou status, de roupas e eletrônicos a serviços de consultoria.

Entenda essas preocupações e torne-as oportunidades, propondo soluções executáveis para que, dessa maneira, você tenha mais oportunidades de fazer uma venda.

Sempre entregue em excesso

Se você quiser garantir que os clientes comprem de você repetidamente, e que eles falem à terceiros sobre sua empresa, o “excesso” de entrega é fundamental. 

Isso não significa que você tenha de fazer algo que extrapole os limites de produção e orçamento, fazendo com que você não tenha lucro, mas uma ação que faça o cliente se sentir valorizado, por menor que seja, como um brinde. 

Ou seja, pode ser algo pequeno para você, mas que terá grande impacto para o cliente. 

Esse cuidado na entrega pode ser realizado de diferentes maneiras, como uma experiência inesperadamente agradável, a forma de atendimento realizada nos canais de venda, ou um produto disponível em um site de revestimento 3d para sala que possa ser entregue de brinde na finalização da compra. 

Ao prestar um ótimo serviço aos clientes, não pense nisso como uma transação de curto prazo.

Em vez disso, faça um investimento de longo prazo em seus clientes, construindo a oportunidade de repetir negócios por quanto tempo for possível. 

Conclusão

Clientes novos e antigos devem ter a mesma experiência, não importa quão grande ou pequena seja sua empresa. 

A consistência pode ser um dos elementos mais importantes do serviço para seus clientes e é fundamental para reter clientes e atrair novos leads.

Se você se comprometer a atender a todos de forma contundente, criando uma identidade de atendimento, não apenas perceberá que é possível alavancar as vendas, mas também obterá novos negócios e clientes mais felizes. 

Com uma estrutura funcional focada no marketing digital, o horizonte se expande, permitindo que sejam aplicados processos de comunicação e vendas mais acertados, de acordo com as necessidades do mercado consumidor e se afastando da concorrência de maneira positiva. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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