dormir

Para muitos, dormir é o melhor momento do dia, afinal, é a melhor forma de descansar o corpo e se preparar para as tarefas do dia seguinte. Por outro lado, existem pessoas que sentem muita dificuldade para dormir.

No entanto, é durante o sono que o organismo restaura o corpo, reparando os tecidos, cuidando do crescimento muscular e sintetizando as proteínas.

Também é quando dormimos que repomos as energias e o metabolismo é regulado, algo fundamental para manter o corpo sempre saudável e evitar doenças que podem afetar a mente.

É necessário criar uma rotina do sono, fazendo dele um hábito no dia a dia. Por essa razão, especialistas da área recomendam que as pessoas durmam 8 horas seguidas todas as noites.

No entanto, o tempo de sono pode variar com a idade do indivíduo e as necessidades de seu corpo. Pessoas adultas precisam dormir entre 7 e 8 horas, os adolescentes entre 8 e 10 horas, crianças entre 9 e 13 horas e bebês entre 12 e 16 horas.

Para te auxiliar no entendimento deste assunto, vamos explicar a importância de dormir, mostrar os benefícios do sono regular, além de dar algumas dicas para conseguir dormir facilmente.

Entenda a importância de dormir bem

Como abordamos no início do artigo, dormir bem é garantir que o corpo seja capaz de repor as energias, sintetizar proteínas e favorecer a saúde dos músculos. 

Contudo, quem não dorme bem pode prejudicar a saúde e desenvolver algumas doenças, como:

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Alterações imunológicas;
  • Resfriados;
  • Transtornos mentais.

Indivíduos que dormem menos de 6 horas por noite ganham mais peso do que aqueles que possuem uma rotina de sono saudável.

Durante o dia, as pessoas realizam várias atividades, como no caso dos funcionários de uma empresa de manutenção turbinas. No fim do dia, o corpo precisa se recuperar de todo o esforço exigido pelas tarefas.

A mesma situação se aplica às crianças, sendo que aquelas que dormem pouco também têm mais chances de desenvolver obesidade.

Dormir mal ainda pode desregular o controle do açúcar no sangue, o que pode ocasionar a diabetes tipo 2.

Dormir poucas horas também aumenta os riscos de calcificação da artéria coronária, aumentando os riscos de ataques cardíacos. Inclusive, a falta de sono está atrelada ao desenvolvimento de hipertensão e irregularidades nos batimentos cardíacos.

Quem dorme pouco também pode aumentar os mediadores inflamatórios, diminuindo a capacidade de resistir a várias infecções.

Noites de sono mal dormidas são capazes de aumentar as chances de se resfriar com mais frequência. Além disso, não podemos deixar de mencionar que a privação do sono colabora com o surgimento de doenças mentais, como a depressão.

No dia a dia, pensamos em diversas coisas, como escolher piso laminado para sala, trabalhar, cuidar dos filhos, dentre outras tarefas importantes, mas as pessoas só conseguem dar conta de tudo se tiverem uma boa noite de sono.

Portanto, dormir bem é essencial para evitar problemas de saúde e proporcionar bem-estar diário. Muitas pesquisas já mostraram que dormir menos de 7 horas pode elevar em 15% os riscos de mortalidade.

Vantagens de dormir bem

Ter um sono de qualidade e descanso por tempo suficiente é fundamental, mas muitas pessoas têm dificuldades para conseguir realizar esse feito.

Geralmente, essa situação é consequência de falta de tempo e estresse, além de uma vida muito conectada à internet. Só que dormir mal traz muitos problemas para a saúde.

Entretanto, quem consegue realmente relaxar e dormir a noite toda tem acesso a uma série de benefícios fundamentais. São eles:

1 – Fortalece o sistema imunológico

O sono ajuda o corpo a combater infecções e o mantém saudável, pois é quando dormimos que o organismo produz proteínas extras, responsáveis por fortalecer o sistema imunológico.

Reforçar a imunidade é fundamental para combater doenças com mais facilidade e evitar infecções constantes.

2 – Rejuvenesce a pele

Quando estamos em um hotel com serviço de copeira costumamos dormir muito melhor, afinal, é sinônimo de férias e descanso, mas isso também deve acontecer no cotidiano.

Isso porque pessoas que dormem bem conseguem rejuvenescer a pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão, uma vez que as células se renovam e descansam, produzindo a melanina, que também previne o envelhecimento precoce.

3 – Desenvolvimento do raciocínio

Uma única noite de sono mal dormida é suficiente para prejudicar a cognição, dificultando a atenção, concentração e tomadas de decisão.

Pessoas que dormem mal têm muita dificuldade para resolver problemas e nem mesmo prestam atenção onde guardam as coisas e o que precisam fazer.

4 – Melhora a memória

Dormir é fundamental para que o cérebro processe novas experiências e conhecimentos, tanto é que durante o sono tudo o que vivenciamos no dia a dia são enviados do córtex motor para o lobo temporal.

É ali que tudo o que o indivíduo aprende se transforma em informação enraizada e que será lembrada em longo prazo. Quem não dorme bem tem mais dificuldade em armazenar informações.

5 – Melhora o humor

A falta de sono cansa o cérebro, o que acaba prejudicando a produção de serotonina, o hormônio responsável por regular o humor e o sistema imunológico.

Na rotina, precisamos nos sentir bem para as tarefas diárias, como no caso das pessoas que trabalham com transportadora de mudanças, mães que cuidam dos filhos o dia todo e assim por diante.

Uma boa noite de sono traz sensação de bem-estar, por outro lado, dormir mal pode causar transtornos de humor de longo prazo e provocar até mesmo doenças, como ansiedade e depressão.

6 – Ajuda a controlar o apetite

É durante o sono que o ser humano regula os hormônios que controlam o apetite, portanto, quando dormimos mal, esses hormônios ficam desregulados.

Consequentemente, surge um desejo constante por alimentos calóricos, gordurosos e com altos índices de açúcar.

7 – Reduz o estresse

Por fim, mas não menos importante, é durante o sono que o corpo reduz a produção de cortisol e adrenalina.

Eles são responsáveis por reduzir o estresse e pessoas mais calmas têm mais facilidade para realizar as principais tarefas pensadas para um dia, como instalar motor para portão articulado.

Dicas para ter uma boa noite de sono

Devido à importância de dormir bem, nada melhor do que aprender algumas dicas para melhorar a qualidade do sono. São elas:

Criar uma rotina

Você já sabe da importância de dormir, pelo menos, 8 horas por noite. Portanto, quem precisa acordar cedo também deve dormir cedo, respeitando o mesmo horário, inclusive aos fins de semana e feriados.

Quem precisa acordar às 6 da manhã, deve pegar no sono por volta das 22 horas, e uma dica para fazer isso é ativar um alarme no celular para te lembrar a hora de ir para a cama.

Também não é interessante dormir mais do que o necessário ou ficar muito tempo acordado à noite. Para acordar no tempo certo, uma dica é colocar o despertador longe da cama, uma vez que você vai precisar se levantar para desligá-lo.

Ler antes de dormir

O ideal é ir para a cama quando tiver sono, mas para relaxar, uma alternativa é fazer uma boa leitura sob uma luz mais fraca antes de cair no sono.

Mas lembre-se de que o ideal é ler um livro ou uma revista impressa, pois a leitura no celular ou tablet causa o efeito contrário.

Você pode ler um manual sobre sistema cftv, um romance ou qualquer outra obra que traga paz e tranquilidade. Ou seja, evite ler notícias antes de dormir, pois muitas delas causam estresse e ansiedade.

Preparar o ambiente

Prepare um ambiente aconchegante antes de se deitar, deixando apenas o abajur ligado, visto que a luz amarela favorece o sono.

Uma alternativa também é instalar uma lâmpada mais escura no quarto ao invés de lâmpadas brancas que iluminam completamente o ambiente.

O ideal é preparar o quarto, pelo menos, 15 minutos antes de dormir e ir se adaptando à pouca luz antes de fechar os olhos.

Praticar exercícios físicos

A prática de 30 minutos por dia de exercícios físicos em qualquer hora do dia, desde que seja cerca de 3 horas antes de dormir, traz muitos benefícios para o corpo.

Se você visitar uma clínica de consulta de especialidade médica e conversar com o médico, ele vai confirmar que os exercícios físicos aumentam a necessidade de descanso. Com isso, o sono vem com mais facilidade.

Considerações finais

Como um bônus entre as nossas dicas, importante ressaltar que não se deve tomar café cerca de 6 horas antes de dormir, além de outras bebidas estimulantes, como refrigerantes, chá preto e chá verde.

Quem tiver criança em casa, uma opção é instalar uma tela de proteção transparente para se sentir mais tranquilo e dormir melhor.

Todas essas dicas vão fazer o seu corpo relaxar, pegar no sono e assim aproveitar todos os benefícios que uma noite reparadora pode proporcionar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638

CNPJ: 15.063.424/0001-72
Endereço: 11ª av n 1409 qd 41 a Setor leste universitário Goiânia
Grupo marketing de negócios