sofá

Ao entrar em uma sala de estar ou mesmo em uma recepção de algum estabelecimento, um dos móveis que mais se destaca no ambiente é, sem dúvida, o sofá. Afinal, ele representa uma série de benefícios que se pode ter durante o tempo em que se estará ali.

Não há como negar que a mobília de uma casa precisa ser escolhida de maneira a proporcionar conforto, beleza e aconchego para todos os moradores. Na sala de estar, o mais importante deles é o sofá.

De fato, ele é uma peça de destaque no ambiente. Quem acompanha novelas, vê filmes ou assiste até a desenhos animados certamente já reparou nos modelos exibidos em capítulos e nas diferentes cenas dessas peças de entretenimento.

Para quem precisa obter uma licença prévia cetesb, sabe que ela é fundamental para a implementação de um obra, assim como quem trabalha com decoração sabe que o sofá pode fazer toda a diferença no planejamento de uma sala de estar.

Há quem diga que uma casa devidamente decorada e aconchegante para a família não existe sem um bom sofá. Mas, diante de tantas possibilidades, é preciso saber como escolher o modelo ideal para a residência.

Existem dicas que podem ser levadas em conta no momento de selecionar o melhor modelo para o lar, de maneira a criar um cômodo confortável no imóvel, que certamente será o palco de muitas boas memórias para os moradores.

Pensando nisso, este artigo foi desenvolvido para ajudar quem precisa escolher um sofá de qualidade, mas que não sabe como fazer isso de forma prática e certeira. Se este é o seu caso, não deixe de seguir na leitura para entender mais sobre o assunto.

A importância do sofá com parte de decoração 

Da mesma maneira que uma empresa que precisa adquirir uma cabine primária de média tensão sabe que essa compra se trata de um investimento para o seu negócio, a compra de um sofá também é um investimento para a família.

Afinal, a peça não é uma das mais baratas da casa, pois o móvel precisa ser de qualidade para que dure por vários anos sem que perca as suas características essenciais.

De fato, o sofá é uma mobília que possui várias funções. Diante disso, se torna um item que merece ser escolhido com cuidado e atenção, uma vez que ele pode ser usado para atividades como:

  • Descanso, como uma soneca após as refeições;
  • Leituras de livros, jornais e outros;
  • Assistir a filmes e séries;
  • Acomodar pessoas conversando por várias horas.

Há uma boa variedade de funcionalidades para o sofá. Mas, além das mencionadas acima, outro papel essencial dessa mobília dentro de uma casa é contribuir para uma bela decoração da sala de estar, ou até mesmo de outros ambientes.

Muitos proprietários, principalmente aqueles que possuem imóveis com grandes metragens, também optam pelo uso do sofá em varandas, nos quartos ou no quintal.

Estabelecimentos comerciais também apostam no sofá para garantir um acolhimento mais confortável aos clientes, como é o caso de clínicas médicas, prédios comerciais, salões de festas e reuniões e vários outros.

Nesse sentido, é possível dizer que da mesma forma que um carro não funciona adequadamente sem uma bateria automotiva 60h, uma sala de estar não é bonita ou confortável sem um sofá na sua decoração.

Diante disso, nada mais claro do que a importância do sofá para a construção de lindos ambientes. Por isso, é preciso fazer uma boa escolha do modelo, para que seja possível desfrutar dessa mobília da maneira desejada.

Dicas de como escolher um sofá

Depois de entender a importância de um sofá para a sala de estar, ou ainda para outros cômodos, é possível dizer que ele é tão essencial quanto um sistema de cftv industrial para uma fábrica que busca aumentar a sua segurança.

O processo de escolha do sofá envolve vários aspectos, que precisam ser considerados para que o comprador não se arrependa em pouco tempo. Afinal, por ser um móvel de valor considerável, a troca do modelo não ocorre tão cedo. 

Dessa maneira, é preciso estar atento a alguns pontos que fazem toda a diferença no momento de adquirir o sofá. Confira os principais a seguir. 

1. Verifique o modelo

A depender do local onde o sofá será colocado, o primeiro ponto que deve ser verificado é o modelo do móvel. Há vários disponíveis no mercado, como os de dois ou três lugares, os sofás em L, os reclináveis e retráteis, e assim por diante.

Nesse caso, é também preciso considerar qual é a utilização do espaço no qual ele será inserido. Em uma sala de TV, por exemplo, os modelos reclináveis ou retráteis são ótimas opções, pois proporcionam mais conforto durante uma sessão de cinema em casa.

Já para salas de estar, onde geralmente várias pessoas se reúnem para conversas, os modelos tradicionais atendem bem, pois ajudam o usuário a manter a postura mais reta, permitindo uma interação mais facilitada.

Portanto, assim como o modelo de escada andaime alumínio é o ideal para obras, considere o modelo de sofá para escolher o mais adequado para o ambiente no qual ele será inserido. 

2. Confira o tamanho do sofá

É cada vez mais comum encontrar sofás de grandes proporções, tanto em termos de comprimento quanto de largura. Em paralelo, considerar o tamanho do espaço disponível para ele faz toda a diferença.

Quem já fez a decoração de uma casa sabe que as dimensões de um móvel podem ser as responsáveis pelo conforto do ambiente. Afinal, as mobílias grandes tornam o cômodo apertado e pouco confortável visualmente.

Sendo assim, não deixe de verificar o tamanho do espaço disponível levando em conta as características do móvel, como no caso do sofá retrátil. Isso porque a peça deve ter espaço suficiente para que o assento seja expandido, sem suprimir toda a área livre do local.

3. Considere o material X limpeza e manutenção do sofá

A escolha do tipo de material do sofá, que em geral se trata prioritariamente do tecido, é importante desde o princípio. Afinal, essa característica impacta na manutenção da peça, que pode passar por higienização e impermeabilização de estofados.

Ao mesmo tempo, é necessário pensar no clima regional e no uso do sofá dentro do ambiente. Em locais muito quentes, os modelos de couro se tornam desconfortáveis. Mas são fáceis de limpar, além de ter um ar elegante.

Para quem tem animais de estimação em casa, o modelo mais apropriado pode ser o de suede, ou mesmo o de linho. Isso porque esses tecidos são mais resistentes, evitando rasgos que comprometem a beleza e a estrutura do móvel.

Por isso, seja pela facilidade de realizar limpeza de sofá e cadeiras, seja pela aparência que vai contribuir para a decoração do ambiente, não deixe de considerar o tipo de material que faz mais sentido para o seu imóvel.

4. Escolha a cor

Por fim, mas não menos importante, a cor do sofá é também um aspecto que precisa estar entre as prioridades da escolha desse móvel. Aqui, vale levar em conta os tons envolvidos na decoração do ambiente como um todo.

Isso porque a aparência do sofá também influencia no conforto que o cenário do cômodo vai proporcionar aos moradores. Tecidos com cores equilibradas tendem a ser mais aconchegantes.

Mas, em paralelo, um sofá com uma cor diferenciada e destacada pode ser um recurso para deixar a decoração mais moderna, o que também acaba por valorizar o imóvel.

Em comparação, assim como uma clínica de estética pode considerar um light sheer duet locação para atender aos desejos de suas clientes, o dono da casa precisa pensar no tipo de ornamentação que quer aplicar na sala de estar, ou em outro cômodo.

Afinal, a composição ideal da decoração deve atender aos requisitos dos moradores, que estarão no local todos os dias, desfrutando do sofá em diversas atividades realizadas dentro do imóvel.

Ao seguir as dicas abordadas acima, não há como errar ou se arrepender da compra do sofá para a sua casa, que certamente ficará muito mais agradável com esse importante móvel da sala de estar.

Considerações finais

A decoração de uma casa envolve uma série de escolhas, que devem ser feitas de maneira consciente e pensada para que o resultado final seja agradável para todos os moradores.

O sofá, pela sua relevância dentro da decoração de uma sala de estar ou mesmo de outros ambientes, precisa ser escolhido com base em aspectos como o modelo, o tamanho, o material e a facilidade de limpeza, mas também pela sua cor.

Dessa forma, é possível desfrutar de um cômodo sempre bonito e aconchegante, que renderá boas ocasiões familiares e fará parte de várias memórias de todos os moradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

(62) 3261-6638